TALLINN (Estonia)



LOCALIZAÇÃO - No Golfo da Finlândia, na Costa Norte do país, junto ao mar Báltico, a 80 Km a sul de Helsinque. ÁREA: aproximadamente 159,3 km²

CLIMA - Muito frio. O período ideal para visitar o país é entre maio e outubro 

FUSO HORÁRIO -+ 5horas 

POPULAÇÃO - Cerca de 430.000 habitantes, composta por 53% de Estonianos e 36% de Russos, sendo o restante formado por outras etnias, vindas principalmente de países da antiga União Soviética.Somente uma pequena parte mora ou trabalha na cidade medieval O povo não é muito simpático, uma característica frequente dos europeus que passaram por experiências duras de guerra e momentos difíceis

IDIOMA - Estoniano , mas muitos são poliglotas, falando: russo, finlandês, alemão e inglês.

ECONOMIA - turismo, comércio e serviços. 

MOEDA - Euro desde 2011

       

Tallinn



TRANSPORTE

É bem organizado e correto. De ferryboat se pode ir até a Helsinki (Finlândia) em apenas 80 quilômetros. Também tem barcos para Estocolmo (Suécia), São Petersburgo (Rússia) e Riga (Letônia) AEROPORTO fica a 4 quilômetros do centro histórico e o táxi custa 8 euros.O aeroporto é pequeno, mas bem bonitinho e com wi-fi gratuito. Nos Países Bálticos a internet funciona em todos os lugares: cafés, hotéis, aeroportos. Talim, Taline, Talin ou Tallinn é a capital da Estônia, que ocupa posição geográfica quase polar e "estratégica", tendo a Rússia como vizinha na fronteira leste, a Finlândia ao norte, separada apenas por um braço de mar e a Letônia ao sul,onde Europa Oriental e Ocidental se encontram, em meio à rota comercial que unia Rússia e a Escandinávia e sempre foi motivo de cobiça. Por isso, o país viveu muitas batalhas e teve uma trajetória tumultuada. No ano de 1050, foi fundado um forte para proteger um pequeno aglomerado social , composto por vikings, escandinavos e bálticos.Logo chegaram os dinamarqueses que se estabeleceram colocando uma fortaleza maior no alto do monte de Toompea, em 1219. O nome da cidade vem dessa época. Tallinn é um apelido para Taani Linnus que significa "fortaleza dinamarquesa", em estoniano. Então, em 1227 os Cavaleiros Teutônicos tomaram a cidade e colocaram outro castelo sobre a fortaleza para estabelecer uma nova ordem. Os estonianos, até então pagãos, tiveram que se converter ao cristianismo e suas terras passaram a pertencer aos cavaleiros e aos bispos, num sistema feudal. Nova batalha e os dinamarqueses voltaram a dominar a cidade até 1347 quando foi a vez dos alemães tomarem a frente. Nessa época o país prosperou bastante, o que fomentou seu desenvolvimento até ser suficientemente importante para pertencer à Liga Hanseática, um poderoso grupo mercantil e militar formado pelos países do norte europeu e liderado pela Alemanha e chegou a ser uma das maiores cidades da Europa. Em 1629, os suecos dominavam o pedaço até que os russos dominaram o território. Em 1917, com o fim do império czarista russo, a Estônia conseguiu sua almejada independência, que durou pouco tempo. Em 1940, houve nova ocupação soviética, seguida por uma invasão nazista. Em 1944, o Exército Vermelho expulsou os alemães. Essa foi uma época muito dura para o país, com deportações, prisões coletivas e mortes. Alguns anos depois, com a morte de Stalin em 1953, o país pode respirar um pouquinho mais aliviado. Em 1960, a Estônia começou a ter contato com o mundo não soviético e até uma linha de ferryboat de Tallinn para Helsinque passou a operar. Com o colapso da União Soviética, em 1991, o país conseguiu novamente a independência e não demorou a recuperar sua economia. Em 2000, já vivia um grande crescimento e a maré da prosperidade acenava. Em 2010, teve autorização para entrar na Zona do Euro .



 PONTOS TURÍSTICOS



Tallinn leva o título de cidade medieval mais bem preservada na Europa, e o país é considerado terra dos vikings. Sem dúvida, o país tem uma faceta moderna e cosmopolita, mas são os exóticos ingredientes medievais e vikings que atraem a grande maioria dos turistas. Tallinn dispensa roteiros e mapas. O legal é sair andando sem rumo, se perdendo pelos becos e ruelas. Talim é cercada pela arquitetura russa que herdou dos tempos de domínio Russo e de ex-República Soviética.. A Estônia tem orgulho de dizer que o Skype foi inventado por lá e que existe rede wi fi gratuita em praticamente todos os lugares,inclusive na floresta. Talin era o lugar escolhido dos Czares no verão pelo seu clima e suas praias Tallinn conseguiu ficar intacta e ganhou em 1991 o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. É possível encontrar pessoas com trajes medieval pelas ruas de Tallinn. A maioria está divulgando algum produto turístico, como restaurantes e lojinhas.

PORTO DE MUUGA - Principal porto mercante da Estônia , limpo e hoje com grande número de cruzeiros. Na descida dos navios, os passageiros são recebidos e recepcionados pelo povo de Talin, com artesanatos e comidas típicas. Para os turistas que chegam pelo porto, há ônibus, taxis e os “ Hop on-Hop off” a disposição de todos. Diariamente milhares de turistas invadem suas ruas, em um bate e volta desde Helsinque (a apenas 80 km de distância – 2 horas de navio) ou em escalas de cruzeiros. A maior parte dos turistas passa apenas o dia na cidade. Muitos finlandeses passam o dia em Tallinn apenas para fazer compras, aproveitando os preços mais baixos. Eles compram principalmente bebidas alcoólicas e cigarros.

VABADUSE VÄLJAK PRAÇA DA LIBERDADE - É um espaço aberto à beira da Cidade Velha, um lugar de simbolismo nacional e orgulho cívico, bem como um ponto de encontro favorito do público.

BAIRRO ROTERMANN - Um complexo que fica entre Cidade Velha e o porto de passageiros .Era uma coleção de edifícios em ruínas, apenas uma década atrás e é hoje um movimentado centro comercial e cultural. VANALINN CIDADE ANTIGA centro histórico ,verdadeiro museu a céu aberto , abriga a mais bem preservada e bonita cidade medieval da Europa. Começou a ser restaurada no final dos anos 80 e hoje encontra-se em condições impecáveis . Possui quilômetros de ruas estreitas e irregulares e feitas de pedra com casas medievais tradicionais de madeira, com a mesma estrutura desde sua construção no século 14, igrejas seculares, o magnífico castelo de Toompea . É formada pela parte alta, chamada Toompea e a parte baixa chamada All-Linn. É cercada por uma muralha que tinha originalmente mais de 2 Km de extensão e contava com 46 torres. Hoje, a cidade ainda tem 1.8 Km de seus muros preservados e 26 torres e é considerada a mais bem preservada muralha medieval da Europa e consideradas patrimônio mundial pela UNESCO . Algumas torres podem ser visitadas por dentro e é possível caminhar por plataformas que conectam algumas delas. Andando pelas ruas, com frequência se pode ver casas de dois ou três andares com uma espécie de guindaste fixado no andar superior. Essas roldanas serviam para que os mercadores medievais armazenassem seus estoques no sótão da casa. Embaixo era onde viviam com suas famílias.


ALL-LINN CIDADE BAIXA




RUA VIRU - Rua de pedestres mais movimentada de Tallinn. Inicia nas torres de pedra do Portão de Viru,que é um dos principais acessos para a Cidade Velha e se estende por alguns quarteirões até quase chegar na praça.As duas torres são ligeiramente inclinadas e formam uma das imagens mais conhecidas da cidade No início do século 20 era uma das mais elegantes da cidade e hoje é um dos principais pontos turísticos .












GRANDE PORTÃO COSTEIRO - Dá saída para o porto e é grudado na Torre da Margarete Gorda.






PAKS MARGAREETA - TORRE DA MARGARETE GORDA

Torre com 82m de diâmetro e 5m de paredes espessas , com telhado cônico. Originalmente construída no século 14, é possivelmente uma das principais atrações turísticas da cidade.   












Monumento em homenagem às 852 vítimas do naufrágio do M/S Estônia que ia para Estocolmo,em 1994. Foi o maior desastre marítimo da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.















RAEKOJA PLATS PRAÇA DA PREFEITURA


Praça central pavimentada, é o coração de Tallinn. Ligeiramente inclinada, é cercada por prédios medievais, lojas, bares, restaurantes e uma farmácia ( Farmácia da Prefeitura), que é uma das mais antigas da Europa, ainda funcionando regularmente desde 1422 e abriga um pequeno museu, onde estão expostos alguns instrumentos médicos
.

TALLINNA RAEKODA PRÉDIO DA PREFEITURA 

É a joia da coroa da Cidade Velha , única construção Gótica da Europa do Norte, construído entre 1371 e 1404 . A prefeitura tem uma torre octogonal que se destaca bem acima do telhado com mais de 60 metros de altura, e que pode ser vista de praticamente todos os lugares,com 115 degraus. Destruído e reconstruído muitas vezes, ainda hoje ele guarda a mesma aparência externa que ostentava durante o Século XV. Parte do prédio está aberto à visitação pública, com destaque para o segundo andar, onde situam-se o Salão Principal, a Sala do Conselho Municipal, uma pequena cozinha e Chancelaria, local destinado às recepções importantes, ainda hoje como na idade média. A calha com cabeça de dragão fica no prédio. Ao redor da Prefeitura , acontece todos os anos o Mercado de Natal.





VENE - Avenida nas proximidades da praça, repleta de restaurantes.




KATARINA KAIK PASSAGEM DE SANTA CATARINA

Um antigo corredor medieval com paredes de pedra, teto arredondado e várias lápides do século XIV nas paredes, pois o corredor acompanhava a igreja de Santa Catarina. Só resta essa parede da antiga igreja. Entre as ruas Vene e Müürivahe , a menos de 500 metros da praça da prefeitura. Na parte sul da passagem, encontramos várias oficinas de arte e exposição de artesanato local. Junto à mesma ainda é possível ver o que restou da antiga Igreja de Santa Catarina. RUA MÜÜRIVAHE. Uma rua medieval com aspecto de fortaleza que abriga, em cada um dos arcos da muralha, pequenas lojinhas enfeitadas com toldos vermelhos, onde simpáticas e estonianas vendem casacos, cobertores, luvas e toucas de lã tricotadas à mão, sempre coloridíssimas e com desenhos elaborados.









RUA PIKK JALG 

Uma das ruas mais charmosas de Tallin.


















TOOMPEA CIDADE ALTA

O Monte Toompea fica a 50 metros acima do nível do mar . No início, era um forte bem simplório de madeira. No século 13,os dinamarqueses fizeram um novo forte de pedras no local e uma muralha de 2,35 quilômetros de extensão com 46 torres de defesa. Por muito tempo a cidade murada foi considerada uma das mais resistentes do norte da Europa. Uma das torres mais conhecidas é a Torre do Canhão, construção do Século XVI com diâmetro na base de 17 metros. A pouca distância estão também as torres Nunna, Sauna, Kuldjala e Neitsitorn, sendo que esta última é conhecida especialmente por ter servido, durante a idade média, para aprisionar mulheres acusadas de prostituição. Como as torres são construções de épocas diferentes, cada uma tem um estilo arquitetônico próprio, dando ao conjunto um aspecto magnífico. Um dos passeios preferidos dos turistas é percorrer a muralha que une estas torres, de onde se tem a melhor vista panorâmica sobre a cidade antiga. Toompea foi um complexo que desfrutou de direitos e privilégios exclusivos até 1878, quando foi oficialmente anexado ao restante da cidade.

CASTELO TOOMPEA

Com sua fachada rosa não muito chamativa, abriga hoje o Parlamento da Estônia, mas durante 700 anos foi ocupado por vários poderes estrangeiros. Bem em frente a Catedral, ainda é possível ver 3 torres que permaneceram intactas, sendo a principal delas, a Torre Pikk Hermann, com 50 metros de altura onde está hasteada a bandeira do país. Infelizmente o castelo não é aberto a visitações MIRANTE PATKULI para ter uma vista panorâmica da Cidade Velha ao porto. KIEK IN DE KOK (PEEP PARA A COZINHA) Construído entre 1475 e 1481, essa torre de canhão de seis andares desempenhou um papel fundamental na Guerra da Livônia e ainda possui nove balas de canhão de Ivan IV embutidos em suas paredes para provar isso Soldados medievais brincaram dizendo que a partir de seu topo, eles podiam ver as cozinhas das casas abaixo – daí o nome estranho. Hoje, na torre funciona um museu que conta a história de defesas de Tallinn LÜHIKE JALG Conhecido por “perna curta”, esse corredor íngreme do Século XIII foi aberto para estabelecer uma ligação entre a fortaleza de Toopea, ou Cidade Alta, com o resto da cidade de Tallinn.Na Idade média os caldeireiros e os serralheiros tinham oficinas em Lühike jalg.




MONUMENTO A GUSTAV ERNESAKS 


Compositor e Maestro, um dos principais responsáveis pela Revolução Cantada, movimento político de protestos pacíficos através da música, na Estônia, entre 1988 e 1993 e que culminou com a expulsão dos soviéticos.









BAIRRO DE KADRIORG 

Onde estão as mais abastadas casas da cidade, diversas embaixadas, parques e praças, e é famoso por abrigar também o Palácio Presidencial Kadriorg,construído pelo Czar Pedro, o Grande, em homenagem a sua esposa, Catarina I(Kadriorg significa "Vale de Catarina" em estoniano),que abriga o Museu de Arte Kadriorg. Os Jardins são lindos e coloridos e a parte mais bonita fica nas proximidades do Palácio.











VIKING VILLAGE - Onde pode-se experimentar o estilo de vida durante a Era Viking, do Século XI, sendo possível simular batalhas, andar nas típicas embarcações vikings, pescar trutas e almoçar em tavernas e comprar souvenir viking CASA DOS CABEÇAS PRETAS (que também tem em Riga). Era nessa casa que se reunia uma irmandade chamada Cabeças Pretas, uma associação de mercadores solteiros. Depois de casados passavam para a Grande Guilda. Eles tinham o dever de defender a cidade durante as batalhas para provar sua valentia, mas nos períodos de paz viviam de modo ocioso. A casa funcionou até a ocupação soviética. Hoje é sala de espetáculos. O nome da irmandade é uma homenagem ao padroeiro africano São Maurício.



 IGREJAS


A maior parte da população é luterana ou ortodoxa.


OLEVISTE KIRIK IGREJA DE SÃO OLAVO 

É a mais antiga da cidade, e um dos marcos de Tallinn , construída em 1264.Sua única torre tem 159 metros de altura, era a construção mais alta do mundo até 1625, quando um incêndio derrubou parte do seu projeto. o que lhe conferia status não somente religioso, mas também de importante marco de orientação para as embarcações que se aproximavam do porto de Talin. Ao mesmo tempo, sua altura também representava um risco, pois foi atingida por raios oito vezes e pegou foto outras três vezes, sendo que, no maior dos incêndios, conta-se que as chamas podiam ser vistas do outro lado do golfo, onde fica Helsinque. Hoje, após inúmeras reconstruções, possui 124 metros, Na realidade, a igreja teve o seu nome em homenagem ao rei norueguês, Olav Havaldsson, que foi canonizado como Santo Olavo, tido como protetor dos navegantes PÜHAVAIMU KIRIK IGREJA DO ESPÍRITO SANTO Esta igreja do Século XIII é considerada uma das mais bonitas de Tallinn. O edifício gótico era originalmente a capela da Prefeitura que foi transformada em igreja. Tem frontões em degraus e fachada toda branca, onde está o relógio público mais antigo da cidade. Além disso, tem papel importante na história do país, pois ali foi feito o primeiro discurso em estoniano, em 1535. Em 2002 a torre da igreja do Espírito Santo foi parcialmente destruída por um incêndio e foi rapidamente restaurada.




IGREJA DE SÃO NICOLAU 


Construção do Século XIII que abriga em seu interior algumas das obras de arte mais valiosas do país. 


CATEDRAL DE ALEXANDRE NEVSKY 

Linda Igreja Ortodoxa Russa construída em 1894 e concluída em 1900 , em frente ao Castelo de Toompea, por ordem do Czar Alexandre III que queria que a Praça do Castelo tivesse uma edificação em estilo Neo-Bizantino com grandes cúpulas pretas com forma de cebola e crucifixos dourados. E o resultado é belíssimo. Seu nome foi dado em homenagem ao duque russo Alexandre Nevsky que lutou pelo país. Mas, para muitos era considerada um símbolo da dominação russa e quase foi demolida Segundo a lenda, a catedral foi construída sobre o túmulo do herói da Estônia Kalev e sofreu estruturalmente como resultado.




TOOMKIRIK DUOMO DE TALIN 

Reluzente Igreja Medieval que está no centro da colina Toompea, é a Igreja mais importante Luterana que inclusive é a origem do nome de Toompea e representa o período de domínio alemão na região. A Igreja, construída no Século XV e modificada posteriormente, exibe uma mistura de estilos arquitetônicos não é das mais bonitas, mas fica aberta para visitação. Lá dentro estão enterrados os ricos e nobres de antigamente, cujos brasões adornam as paredes.
















IGREJA NIGULISTE

Linda, construída bem em frente ao castelo, no século XIII. Dizem que na época da Reforma ela quase foi destruída. Mas, havia um responsável pelo seu cuidado que lacrou as portas com chumbo derretido e conseguiu evitar que ela fosse saqueada. Depois disso, foi novamente castigada por bombardeios na Segunda Guerra Mundial.

CATEDRAL DA SANTA MARIA VIRGEM 

Tida como a igreja mais antiga da Estônia. Foi construída em 1240, pelos dinamarqueses, com107 brasões de armas pendurados nas paredes em vez de imagens.

MONASTÉRIO DE SANTA CATARINA 

No lado oposto da cidade, com seus tuneis de pedra maciça e túmulos.


MUSEUS



Existem cerca de 30 museus, abrangendo a História da Estônia, da capital, das campanhas, etc. e numerosas galerias de arte e exposições

Estonian Open Air Museums 

Museu ao ar livre, excelente mostra de construções típicas da Estônia dos séculos XVIII e XIX: habitações em vários estilos com mobiliário de época, moinhos de vento, estábulos e uma capela, tudo construído em madeira, com troncos sobrepostos, telhados de colmo e pinturas tradicionais, cujo batismo se deve a um comerciante italiano que aí construiu uma casa no século XIX. Aos domingos, há mesmo um pequeno espetáculo de canto e dança tradicionais, com participantes vestidos a rigor

Kumu Art Museum 

Museu mais famoso de Tallinn, ganhou o galardão de melhor museu da Europa em 2008 no Parque Kadriorg.

Museu de Arte Kadriorg 

No Palácio Barroco do Norte. No Parque Kadriorg , cerca de 2Km a leste do centro histórico, através da avenida Narva mantee, com calçadas largas e trânsito tranquilo

Museu das Ocupações 

(uma nazista e duas soviéticas) no Parque Kadriorg,




TEATROS 


Tem 10 teatros profissionais (cinco dos quais mantidos pelo Estado).Saku Suurhall uma grande sala de concertos.



COMPRAS



Objetos de âmbar (resina fossilizada) é típico dos Países Bálticos. A maioria das lojas na Cidade Velha e lojas de departamento em toda a cidade estão abertas7 dias por semana..Os melhores lugares para encontrar moda de qualidade, sapatos, perfumes e similares são as boutiques elegantes ao longo da Viru Cidade Velha e as ruas Müürivahe, e as lojas de departamentos e shoppings que foram recentemente aparecendo por toda a Talin.Pelas ruas da Cidade Velha, há lojas que vendem relógios, armas, capacetes, roupas da era do comunismo autoritário.

De la Gardie Demini Kaubamaja 

Um shopping de menor escala exclusiva, no coração da cidade velha. Kaubamaja. Sofisticado Kristiine Keskus: no cruzamento da Endla e Tulika. 

Lemon

Um shopping perto do centro da cidade. Um centro comercial para o vestuário e calçado. 

Maksimarket 

Uma opção um pouco mais barato. Merekeskus:. Um mercado como ampla seleção de itens de vestuário

Rocca-al-Mare Shopping Center 

Em frente ao jardim zoológico. Maior shopping center da Estônia

Rotermanni Keskus 

Ao lado da cidade velha. Bons preços. Um supermercado no primeiro andar. 

SadaMarket 

Próxima aos terminais A, B e C, novo shopping, e algumas áreas ainda estão vazias. Há uma bagagem de segurança no primeiro andar. Um bom lugar para comprar qualquer lembrança de última hora antes de tomar o barco. 

Selver 

Grande centro comercial.

Stockmann 

Uma subsidiária da loja de departamento finlandês, Stockmann Sikupilli Prisma Bons preços. 

Viru Keskus 

A nova marca, no centro da cidade, com garagem própria. 

WW Passaaþ 

Um shopping na cidade velha.




RESTAURANTES 


A cozinha estoniana é aparentada com a alemã, com abundância de carne de porco, batatas e legumes. Em Tallinn podemos encontrar restaurantes para todos os gostos, do indiano ao georgiano, do tailandês ao grego, passando pelo churrasco sul-americano Restaurante O, apresenta a moderna comida da Estônia com pratos de enguia, queijo de cabra com couve roxa. Ö. Foi eleito o melhor restaurante da Estônia por dois anos seguidos. 



Kalmas Draakon 



Pequeno restaurante na praça principal, no prédio da prefeitura, serve apenas uma sopa de cebola com carne de veado acompanhada por um pão de massa folhada de carne ou espinafre por 2 euros. Muito bom, especialmente no inverno Olde Hansa, que se diz 100% medieval Lá dentro não existe nenhuma eletricidade (nem no banheiro), um ambiente escuro iluminado apenas com velas O menu traz comidas típicas do Báltico do século 15 (muitas carnes de “caça” e pão de grãos), cerveja e cidra artesanal ,honey beer (cerveja levemente adocicada servida em grandes jarros de barro), garçons e garçonetes vestidos a caráter e tocando instrumentos medievais, desenhos e tapeçarias nas paredes . Assim que você entra, a primeira coisa que te perguntam é se você trouxe sua própria faca, ou se precisa emprestar uma faca da casa!.Não deixe de visitar o banheiro. Ao lado, tem uma lojinha super interessante que vende roupas de época. restaurante Maikraiv, que traz como proposta reviver os tempos medievais Aed, em Raraskaevu. A escolha é imensa 







Bocca

Restaurante italiano de ambiente elegante e comida deliciosa. 

Chedi

Restaurante de cozinha asiática moderna. Decoração requintada. Fica ao lado do restaurante anterior 

Stenhus 

Restaurante perfeito. Jantar com Reservas 

Kadriorg 

Cozinhas Italiana, Francesa - ambiente agradável e serviço de alto nível. 

Kuldse Notsu Kõrts 

Lanches, Jantar com Reservas 

Le Bonaparte Bistrô  

Muitos dos restaurantes e cafés de Talin incluindo o Bonaparte estão promovendo o Menu de Talin, que faz parte do Talin 2011 - Capital Européia da Cultura. 

Vanaema Juures 

Restaurante Pequeno. 

Restoran Ö 

Cozinha Contemporânea, Leste Européia, Escandinava. 

Sparkling Group 

Inclui alguns restaurantes muito bons. 

La Botteca 

Museum

Tchaikovsky 

Café Spirit 

Café Mozza

Bela cozinha e ambiente moderno. 


HOTÉIS 

Não espere um serviço impecável. Os estonianos ainda estão aprendendo a atender os turistas. Afinal, a nação é independente há bem pouco tempo e viveu momentos de grande opressão.

Hotel Schlossle - Um edifício do século XV da cidade antiga, para quem gostaria de ter a experiência de viver num castelo com vistas sobre a cidade - 307 euros um quarto. O ponto é central, na Cidade Velha. É um hotel de categoria 5 estrelas. 

Telegraaf.  - O melhor deste hotel 5 estrelas é a localização. Fica num ponto bem central, em plena Cidade Velha, pertinho de quase todos os pontos interessantes de Tallinn.

Meriton Old Town Hotel - Bem central - 60 euros o quarto. 

Cademic Hostel - Um pouco mais afastado do centro,  junto à Universidade - quartos por 30 euros. 

Hotel Reval Central - 3* está há 15 minutos à pé do centro antigo, do bairro Kadriog e do porto de onde saem os barcos para os países vizinhos. 

Three Sisters Hotel - 5* Localizado dentro das muralhas do Século XVI da cidade velha lendária de Tallinn.

Savoy Boutique Hotel - 4* Localização soberba no centro histórico de Tallinn, hotel boutique romântico digno e acolhedor; Em meio a todos os eventos culturais e locais históricos, construído em 1890.



FOTOS DE TALLINN










































Nenhum comentário:

Postar um comentário