ASSIS (Itália)

       


ASSIS


LOCALIZAÇÃO: Em italiano Assisi, é uma Comuna da Província de Perugia, na região da Umbria, encravada nas montanhas no flanco ocidental do Monte Subasio, distante de Roma 184 Km , Florença 174 Km.

ÁREA186 KM².

POPULAÇÃO 25.000 Hab (a cidade propriamente dita, tem cerca de 6000 residentes no centro histórico).    

Densidade Populacional 131hab/Km².



HISTÓRIA 



A Cidade surgiu com a civilização etrusca, sendo mais tarde colonizada pelos Romanos, que lhe deram o nome de Asisium. Algumas construções deste período ainda sobrevivem e podem ser visitadas, como o Templo de Minerva 
e as ruínas do Anfiteatro da cidade. Mas foi graças a São Francisco de Assis que este lugar se tornou tão conhecido em todo o mundo.



PONTOS TURÍSTICOS 

Assis é linda, fincada em um morro do qual se pode contemplar com paisagens deslumbrantes e preserva até hoje suas construções Históricas e Medievais, cercada por uma muralha de pedra, pois o Papa por volta de  1200, queria impedir que as peregrinações para a cidade fizessem com que ela crescesse mais do que devia. É basicamente, uma cidade de peregrinação religiosa, que inclui a caminhada de São Francisco, passando por todas as cidades em que ele pregava. Essa caminhada é a versão italiana da famosa caminhada de Santiago de Compostela, e pode durar até 6 dias. Chega a receber até 5 milhões de turistas ao ano. Em nenhuma das igrejas de Assis é permitido tirar fotos, pois os piores inimigos dos afrescos são a luz dos flashes e a umidade causada pela respiração das pessoas que visitam a igreja, diariamente.



PIAZZA COMUNALE ou Piazza del Comune

Principal Praça Central da Cidade, cercada de prédios e  torres construídos no Século XIII e XIV, com seu 'Palácio' com torres, Palazzo del Capitano del Popolo  e por Igrejas decoradas com belos murais trabalhados.











TEMPLO DE MINERVA

Cuja fachada é do tempo dos Romanos, de Augusto, construído durante o Século I antes de Cristo. 
















IGREJA SAN RUFINO Duomo di San Rufino, uma autêntica jóia do Século XII, construída no mesmo local onde ocorreu o martírio deste santo, primeiro Bispo da Cidade, pertinho da Piazza Comunale, onde São Francisco e Santa Clara foram batizados.

PIAZZA DA PAZ, onde está a linda Basílica de San Franchesco.


BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

É o cartão postal da cidade e foi construída em homenagem ao Santo , classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Francesco Bernadone  nasceu em Assis, em 1182, filho de um rico comerciante, e cresceu com todos os luxos. A mudança de rumo em sua vida aconteceu após uma visão, quando ele ouviu uma voz que dizia “Vai, Francisco, e reconstrói a minha igreja”. Ele interpretou que a voz se referia a pequena Igreja de São Damião, que estava em ruínas e começou a pedir esmolas na cidade. Durante as obras, Francisco teve contato com a miséria e os pobres da cidade, e conheceu também a cobrança de dízimos, que eram embolsados pela igreja. Viu também como os ricos comerciantes da cidade, inclusive seu pai, auferiam grandes lucros como comerciantes da fé alheia, e isto lhe fez questionar se estes seriam realmente os propósitos de sua missão. Amargurado e decepcionado com a ganância de tantos, tomou a decisão que iria mudar sua vida. Na praça central da cidade, e na presença de uma multidão, Francisco renunciou à fortuna, ao nome de família e até mesmo às suas roupas, que foram devolvidas ao pai. Fez voto de pobreza e assumiu o compromisso de, daquele dia em diante, dedicar sua vida à caridade e à prática dos ensinamentos de Jesus, fundando a Ordem dos Franciscanos em 1208. Os poemas de Francisco de Assis fazem parte da literatura mundial e não só religiosa, pois ele foi o primeiro a escrever para o público em italiano popular. No dia 26 de Setembro de 1997. O complexo da Basílica é composto de duas igrejas, construídas uma sobre a outra e a cripta onde estão guardados seus restos mortais. O Mosteiro Franciscano e a Basílica inferior e superior de São Francisco começaram a ser erigidos logo a seguir à sua canonização em 1228, tendo ficado completos em 1253. A Basílica inferior mais antiga, do Século XIII tem afrescos de Cimabue e possui vitrais belíssimos. A Basílica Alta, um pouco mais recente, mas também do Século XIII, possui um impressionante conjunto de 28 afrescos do mestre Giotto que retratam a vida do Santo, protetor dos animais. A Basílica foi seriamente danificada (parte do teto ruiu, destruindo um fresco de Cimabue), pelo terremoto de 1997, e esteve fechada para restauro durante 2 anos. Do lado de fora da Basílica há um jardim lindo, com a vista da cidade. No chão, a palavra “Pax”, ou “Paz”,


frequentemente usada por Francisco e  uma escultura do “Cavaleiro Regresso”, que simbolizava o jovem Francisco que, antes de se converter, havia ido lutar na guerra contra a Perugia. Foi preso, e na prisão começou a ouvir o chamado para voltar à Assis e começar o seu trabalho. A entrada é gratuita.

















BASÍLICA DE SANTA CLARA (Santa Chiara)

Na parte inferior da Cidade, a Igreja segue a mesma arquitetura e guarda até hoje os restos mortais da Santa, que encontra-se totalmente preservado. Dentro da Basílica também estão as roupas  que eles usavam. Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana. Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo. Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos 18 anos, Clara, abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza. O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a Santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, na invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.

IGREJA SAN DAMIANO - Situada na parte externa das muralhas de Assis, onde está localizado o Crucifixo através do qual Deus dirigiu-se ao jovem Francisco, mudando sua vida daquele dia em diante. Também era o local onde Francisco se reunia com seus amigos para meditar e rezar.

ROCCA MAGGIORE castelo medieval construída no Século XII para dominar toda a área na época da guerra, destruído em 1174 e reconstruído em 1387. A vista é linda.


BASÍLICA SANTA MARIA DEGLI ANGELI ( Santa Maria dos Anjos) 

No lado externo de Assis na parte baixa da cidade , próxima a estação de trem, na cidade de Santa Maria degli Angel,bem menos medieval que Assis. A Basílica é linda, imponente e foi construída em 1569.. Dentro da Basílica fica o convento dos Franciscanos. Foi construída em cima da Igreja da Porciúncula (em italiano, la Porziuncola) ,  para proteger e venerar a tradição da pequena igreja , lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges. Foi a terceira igreja restaurada por São Francisco, com a ajuda de esmolas, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para "recuperar a sua igreja". Francisco tinha o hábito de passar muitas horas sozinho, meditando, e por isso um dos seus lugares preferidos era a pequena Igreja da Porciúncula. Por ter um enorme carinho por esse lugar, foi ali também que ele pediu que fosse levado antes de morrer.  Tirando os afrescos dourados, permanece com a estrutura de pedras original de quando foi reconstruída. Bem do lado da igrejinha, está uma plaquinha indicando o local e a data onde morreu Francisco, aos 44 anos. Reza a lenda , que no instante em que ele faleceu, no dia 3 de outubro à noite uma revoada de pássaros pousou sobre a cabana onde estava o corpo dele, cantando. Mas pelas normas da época, por ser à noite já era considerado o dia seguinte. Por isso o dia de São Francisco é comemorado no dia 4 . Há relatos de que desde a morte de São Francisco, uma revoada de aves, entre esses pombos, passou a viver perto da antiga cabana em que ele morreu. Mesmo com a construção dessa igreja por cima da pequena capela, os pombos continuaram vindo, e se tornaram parte da Igreja. Se uma família de pombos morre, no dia seguinte tem outras aves que assumem o lugar.

EREMO DELLA CARCERI - Mosteiro que ficou conhecido como o local onde São Francisco e seus seguidores costumavam se reunir para orar e meditar. Fica numa subida de cerca de 4 km de Assis, na floresta do Monte Subási. Uma estátua dele dá as boas vindas na entrada.Foi ali, no alto do monte, que Francisco viveu em grutas escavadas na caverna, em simplicidade absoluta, se dedicando a rezar e a contemplar a natureza. Muitos outros frades se juntaram a ele nesse modo de vida.Estátuas simbolizam os padres em contemplação da natureza. Há uma pequena construção nos arredores da antiga gruta, que serve de recepção para os visitantes e para outros frades franciscanos que moram lá. E na construção, há uma entrada para a gruta em si, pequena , estreita e com o teto baixo, e lá dentro, demarcado com pedras, a cama de Francisco de Assis; uma pedra serve ainda de travesseiro onde ele dormia. Essa entrada difícil é  uma metáfora. Para chegar a Francisco, é preciso que a gente se abaixe, se encolha, se torne pequeno para descobrir  assim  uma simplicidade absoluta e um puro amor.

PRAÇA DA PREFEITURA

MURALHA MEDIEVAL 
 Que ainda cerca trechos da cidade, e seus oito portões de acesso.



TRANSPORTE 


Para evitar danos a este patrimônio histórico, o acesso de veículos à cidade é controlado. Ônibus turísticos e carros de não moradores precisam estacionar fora da cidade, em áreas demarcadas. A Basílica de São Francisco é acessível a pé, do centro. Mas os outros locais precisam de carro. Então, a melhor forma é conseguir um táxi dentro da parte histórica de Assis, especialmente se se dispõe de pouco tempo na cidade.




COMPRAS 

Inúmeras lojinhas e ruas da cidade, repletas de artesãos e artistas, oferecem uma grande variedade de souvenirs, itens religiosos e deliciosos doces e artigos típicos da Umbria. 



RESTAURANTES 

Assis é uma cidade pequena, mas oferece alguns bons restaurantes e cafés.


HOTÉIS 

Poucas pessoas costumam passar a noite, fazendo de Assis um passeio de um dia. Perugia, nas proximidades, possui mais opções de hospedagem.  Na estrada tem vários hotéis, inclusive com fazendas que exploram o turismo rural.


Oração de São Francisco


Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar que ser consolado;

Compreender, que ser compreendido;

Amar, que ser amado;

Pois é dando que se recebe;

É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." (São Francisco de Assis)



FOTOS ASSIS
















  































Nenhum comentário:

Postar um comentário