Rei Carl Gustaf XVI |
Nome Oficial: Reino da Suécia
Nacionalidade: Sueca
Data Nacional: 6 de junho (Dia da Bandeira).
Capital: Estocolmo
Governo: Monarquia Parlamentarista
Área: 449.964 km²
Localização: Norte da Europa (Península da Escandinávia)
Cidade Principais: Estocolmo, Gotemburgo, Malmö, Uppsala e Lidköping.
Fuso Horário: + 5h
Clima: temperado frio
População: 9,1 milhões de habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 20 hab./km²
Composição da População: suecos 92%, finlandeses e lapões 8%
Idioma: Sueco (oficial)
Religião: Cristianismo 89% (Igreja da Suécia 86,1%, católicos 1,9%, pentecostais 1%), outras religiões 11%
IDH: 0,916 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito alto Renda per capita: US$ 41.700 (2012) PIB: US$ 395,8 bilhões (2012).
Alfabetização: 99%
Moeda: Coroa Sueca
ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: batata, beterraba, trigo e outros cereais.
Pecuária: bovinos, suínos e aves.
Mineração: minério de ferro, cobre, chumbo, zinco e urânio.
Indústria: equipamentos de transporte, alimentícia, máquinas, papel e derivados, siderúrgica, produtos eletrônicos, química, telefonia.
LOCALIZAÇÃO: Na Costa Oriental da Suécia, a Capital se espalha sobre 14 ilhas das 24 mil que compõem o arquipélago de Estocolmo, unidas por 53 pontes, na região onde o lago Mälaren encontra o mar Báltico, tendo sido apelidada nos últimos anos de "Veneza do Norte".
ÁREA: 4.900 km² (30% é ocupada por lagos e canais e 30% por parques e jardins)
CLIMA: Temperado frio. Devido à latitude da capital sueca, o clima deveria ser mais frio,mas é amenizado devido à influência da Corrente do Golfo do México. A duração do dia, em média, varia entre 18 horas, no Verão, com temperatura média de +17ºC, e 6 horas no Inverno, com temperatura média de -3ºC
FUSO HORÁRIO: + 5h
POPULAÇÃO: A área urbana (em sueco tätort) tinha cerca de 1,3 milhão de moradores, cerca de 21% da população da Suécia (a maior aglomeração urbana do país, que engloba as demais cidades periféricas ou próximas de Estocolmo, além dela própria, cerca de 2 milhões. Em Estocolmo o ensino é até os 18 anos, e as crianças aprendem 4 idiomas diferentes. Os imigrantes que vivem no município e têm filhos, têm o direito de aprender a língua materna. Um costume nas escolas de Estocolmo é que precisa tirar o sapato para entrar. No verão, o ritual Fika Fix (a vida em estilo Sueco) nos cafés da cidade é trocado por mesinhas nas calçadas ou piquenique nos parques e brunch no jardim.
IDIOMA: SUECO
ECONOMIA: Estocolmo é o centro financeiro da Suécia .O setor dos serviços representa aproximadamente 85% dos empregos da cidade. O setor do turismo representa também uma importante fatia na economia local. Grandes empresa como a Volvo, Aviões Militares, Ikea (móveis desmontáveis).
MOEDA : COROA SUECA (SEK) 1Euro= 8 Coroas Suecas.
O nome Stockholm nasce da junção de dois nomes, Stock que significa: tronco de madeira e pode ser relacionado com uma palavra do antigo alemão (Stholmck), que significa: fortificação, enquanto holm significa ilha, referindo-se à ilhota de Helgeandsholmen na zona central de Estocolmo, de onde a cidade surgiu. No século XVII, a Suécia atingiu grande prosperidade e respeito por parte dos países europeus, refletindo-se no desenvolvimento de Estocolmo. De 1610 até 1680, a população multiplicou-se 6 vezes. Em 1634, a cidade tornou-se na capital oficial do Império Sueco. Foram aprovadas leis que deram a Estocolmo o monopólio do comércio da Suécia e dos territórios escandinavos. Em 1710 a cidade sofreu um surto de peste bubônica. Depois do fim da Grande Guerra do Norte, Estocolmo estagnou, tanto a nível de população como também a nível econômico e cultural. Contudo, a cidade manteve-se como centro político da monarquia tendo retomado o rumo de crescimento com o rei Gustavo III. A que agora é a cidade velha (Gamla Stan) foi edificada perto da ilha de Helgeandsholmen entre 1300 e 1500. A cidade original obteve alguma importância através da Liga Hanseática, um importante acordo econômico entre países da região báltica. Durante a segunda metade do século XIX desenvolveram-se novas indústrias e Estocolmo tornou-se num importante centro de serviços e comércio, tal como também na principal porta de entrada por via marítima na Suécia. A sua população cresceu exponencialmente nesta época devido principalmente à imigração.Mais tarde, já durante a segunda metade do século XX, a cidade de Estocolmo tornou-se tecnologicamente muito evoluída, e etnicamente muito variada. Muitos edifícios históricos foram demolidos, para serem substituídos por edifícios de arquitetura contemporânea. Estocolmo é uma belíssima cidade, com uma das melhores qualidades de vida do mundo, o que se reflete também no custo de vida, consideravelmente alto em comparação com outras capitais europeias.
As atrações ficam bem espalhadas entre o continente e ilhas da cidade. A cidade é muito bonita, tanto pela sua arquitetura quanto pela conservação. Pode-se adquirir o Stockholm Card para 48 ou 72 hs por 45 ou 75 euros, para entradas em museus e passagens
GAMLA STAN (Cidade Velha) Ocupa 3 ilhas próximas ao centro da cidade, as ilhas de Gamla Stan, Riddarholmen e Helgeandsholmen. Fica entre o Mar Báltico e o Lago Malaren, lateralmente e o continente e a ilha de Sodermalm, no sentido norte-sul.Data do século 13 e conserva muitas das construções do período medieval, que foram transformadas em lojas, restaurantes, cafés e livrarias. É a parte mais antiga da cidade, muito preservada,com uma disposição das ruas estreitas de paralelepípedo, becos e as casinhas coloridas,e as pontes que a conectam a outras ilhas de Estocolmo fazem lembrar uma cidade medieval. Aqui vivem cerca de 3000 pessoas.Acesso pela Ponte das Correntes.
Ilha de Gamla Stan destacam-se o Palácio Real, a Catedral, a Rua Vasterlanggatan, com muitas lojas de souvernirs e antiguidades, continua com a rua Drottininggatan e a rua Marten Trotzigs Gränd, rua mais estreita da cidade, com apenas 90 centímetros de largura e
a Stortorget. Praça onde fica o coração da Cidade Velha, onde ocorreu o que ficou conhecido como Banho de Sangue de Estocolmo, quando em 1520 o Rei Cristiano II da Dinamarca, após conquistar a Suécia, mandou executar centenas de pessoas, principalmente membros da nobreza e do clero que apoiavam o governante da Suécia. Cristiano havia prometido uma anistia e promoveu banquetes em seu Palácio como forma de atrair os nobres, mas no terceiro dia de banquetes capturou todos para executá-los em seguida. Destacam-se as casinhas coloridas, como as de número 18 e 22 (vermelha com 80 pedras cinza na fachada em homenagem aos decapitados e amarela) dos séculos XVII e XVIII, o antigo poço construído no século XVIII (Devido à elevação do calçamento, o poço secou em 1856, depois foi removido, mas retornou a seu lugar original em 1950 e atualmente está ligado ao sistema de água da cidade), e o antigo prédio da Bolsa de Valores
(Börshuset). Em estilo francês,que atualmente abriga a Academia Sueca, a Biblioteca do Nobel e o Museu do Nobel.
Ilha de Riddarholmen (Ilha dos Nobres ou Ilha dos Cavaleiros) - Ao lado da ilha principal de Gamla Stam, onde se encontra a igreja Riddarholmskyrkan e o Monastério dos Monges Franciscanos e vários palacetes, que funcionam como órgãos do governo.
Ilha de Helgeandsholmen
Pequena ilha ao lado de Gamla Stan, onde fica o Parlamento (RIKSDAGHUSET)
Prédio concluído em 1905, foi ampliado em 1983 quando foi unificado ao prédio onde funcionava o Riksbank, o Banco do Estado.
Pequena ilha ao lado de Gamla Stan, onde fica o Parlamento (RIKSDAGHUSET)
Prédio concluído em 1905, foi ampliado em 1983 quando foi unificado ao prédio onde funcionava o Riksbank, o Banco do Estado.
lIha de Skeppsholmen, onde fica o Museu do Leste Asiático e o Museu de Arte Moderna
Ilha de Kungsholmen
Onde fica a Prefeitura, o Stenbockska Palatset (Palácio Stenbockska) construído em 1640, hoje funciona como sede da Suprema Corte e a Igreja de KungsholmenStadshuset (Prefeitura).
Edifício de cerca de 90 anos,visível de quase todos os pontos da cidade. Três coroas douradas no cimo de uma torre com 106 metros de altura, com escada de 360 degraus, que proporciona uma vista panorâmica sobre o canal e uma linda vista do lago Mälaren (só possível visitá-la entre maio e setembro). Além de poder visitar a área e o prédio da prefeitura, também é possível conhecer o museu anexo ao prédio, a Sala do Conselho, onde e ocorrem reuniões da câmara municipal, com o teto inspirado na era Viking, o Salão Azul (na verdade é de 8 milhões de tijolos vermelhos, colunas de granito e pisos e escada de mármore,com 1500 m², com o maior órgão do norte da Europa), onde anualmente acontece o jantar de premiação do prêmio Nobel (exceto o da Paz), troféu internacional, concedido nas categorias Literatura, Física, Química, Medicina, com um prêmio de 1,5 milhões de dólares para cada uma e instituído em homenagem ao cientista e inventor , nascido em Estocolmo, Alfred Nobel, que inventou a dinamite, entre outras coisas e o Salão Dourado, onde ocorre o baile após o banquete para 700 pessoas, todo forrado, com cerca de 19 milhões de pequenas pastilhas de ouro e vidro, todos colocados nas paredes à mão, com desenhos da história da Suécia e teto com vigas de cimento e decorado com papel maché. As visitas normais de 45 minutos aos salões são todas guiadas em inglês ou sueco e mediante marcação. Entrada: 90 SEK para adultos.
Ilha de Sodermalm (Ilha do Sul) - Maior de todas, antigamente bairro pobre, onde haviam fábricas de cerveja, hoje bairro valorizado, boêmio, onde moram muitos artistas e pessoas solteiras. Onde fica o Museu da Cidade de Estocolmo e o Museu de Fotografia,bairro de Slussen bairro elevado na entrada da ilha de Sodermalm, com ruas residenciais, igrejas, praças elegantes, hoteis, restaurantes e um elevador do de onde pode-se ver a cidade inteira, as ilhas, as torres, Gamla Stan, etc e tem um restaurante no 28º andar.
Ilha de Djugarden - Ilha dos Animais. Área nobre, com muitas mansões, onde fica o Museu ao ar Livre Skansen,
O Vasamuseet, Nordiska Musseet, o Museu Biológico, o Museu Abba, o parque Tivoli Gruna Lund, o Teatro Dramático Real (Kungliga Dramatiska Teatern),o Jumbacken Childre’s Museum, a Cas de Astrid Lundgren, escritora de contos infantis.
Ilha de Langholmen
Ilha de Beckholmen
Ilha de Kastellholmen
Ilha de Reimersholme
Ilha de Liljeholmen
Ilha de Lovon onde está o Palácio Drottningholmen.
CONTINENTE
À leste da Ilha de Kungsholmen e ao Norte de Gamla Stan. É onde fica a City. É a zona de maior agitação, mais moderna, onde estão os restaurantes mais concorridos , a Ópera e outras grandes casas de espetáculo e a as melhores lojas, e centro financeiro. É onde ficam, Concert Hall, Cassino Cosmopol, Estação Central, Museu Nacional, Museu do Exército, Museu Sueco de História Natural, Karlaplan, Stureplan (coração da vida noturna de estocolmo, a Sager House, casa do primeiro-ministro da Suécia, Ahlens City.
Rua Drottininggatan
Só para pedestres que corta a principal região comercial do Centro da Cidade, passa pela Praça Sergel e termina na entrada mais charmosa da Cidade Velha . Aqui encontra-se a Svenska Academien, onde se escolhe o Nobel de Literatura.
Praça Norrmalmstorg - No centro da área comercial da cidade, consiste numa área rebaixada, um setor coberto com um shopping e restaurantes e cercada por prédios e ruas comerciais.
Sergels Torg (Praça Sergel) - Coração de Estocolmo, local de manifestações, com seu pilar central de 37 com 80.000 peças de cristal sueco e fonte de forma superelíptica .torre de TV Kaknästornet, com seus 155 metros de altura e seu mirante no topo.
SkieView On top on the globe. - Você entra numa cápsula, que leva até o topo do Globen Arena (um local de shows, jogos).
IGREJAS
Storkyrkan - Catedral de Estocolmo
Igreja de São Nicolas, bem do lado do Palácio Real, é a construção (e Igreja) mais antiga de Estocolmo , com mais de 700 anos. Apesar de ser de uma época medieva, o seu exterior é barroco, feito no Século XVIII. Sua torre de 66 metros, adicionada em 1743,é vista de todas as vielas da cidade. Foi a partir daqui que o reformador sueco Olaus Petri espalhou suas ideais luteranas pelo reino durante a Reforma Protestante. Atualmente ainda é usada para cerimônias reais.
Riddarholmskyrkan - Uma Igreja Sepulcral do final do Século XIII, Onde ocorrem as Cerimônias Reais. Esta igreja foi reconstruída após um incêndio em 1835, e em seu topo foi adicionada a impressionante torre de ferro.
Klarakyrka - Por trás da rua Klarabergsgatan.
PALÁCIOS
KUNGLIGA SLOTTET
(Palácio Real de Estocolmo)
Situado na ilha de Gamla Stan. Construído por dentro em estilo Barroco italiano, no lugar da antiga Fortaleza medieval das Três Coroas, do século XIII, que foi transformada em um palácio Renascentista e tomada completamente por um incêndio em 1697. Serviu de residência real durante séculos, hoje sedia o gabinete do rei e da rainha da Suécia. Dentro do palácio de 608 aposentos, é possível visitar os apartamentos, a Capela Real (Slottskyrkan), os Tesouros e outros museus. Duas imponentes fachadas delimitam um espaço majestoso. Ali acontece ao meio-dia a troca da guarda real e, durante o dia todo, um soldado faz sua marcha solitária em um pequeno trecho em frente ao palácio. No verão ocorre também ocorre o desfile da guarda real pelas ruas antes da troca da guarda.
Na Comemoração dos 40 anos do Rei Carl Gustaf XVI como Monarca da Suécia no Palácio Real.
PALÁCIO DE DROTTNINGHOLM - Na Ilha de Lovön, a 10 km do centro , é uma residência de verão da Família Real Sueca. O Palácio faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Estão lá um jardim barroco, um pavilhão chinês, um jardim inglês, uma igreja, um teatro e muita história. O Palácio foi construído no final do século XVI e até hoje serve como Residência Real.
MUSEUS
Estocolmo tem mais de uma centena, sendo uma das cidades com maior densidade de espaços deste tipo.
É um museu ao ar livre, com 300.00 m² situado na ilha de Djurgården, dedicado à vida e cultura sueca. Este parque é o primeiro do gênero em todo o mundo e foi inaugurado em 1891. Para aqui foram trazidas 150 casas de outros tempos, desde chalés de camponeses até quintas senhoriais. Foram representadas as atividades dos sopradores de vidro, dos sapateiros, dos padeiros e artesãos,etc que agora trabalham em espaços restaurados e aos olhos de quem quiser ver. Neste museu ficamos a conhecer os hábitos diários e a forma como já se viveu na Suécia. As árvores são características dos países nórdicos, assim como os animais do zoológico. Onde ocorrem as comemorações do solstício de Verão ,festa em Junho para dar as boas-vindas à estação. É erguida uma espécie de cruz e são construídas coroas de flores para colocar na cabeça.
Museu do Vasa
É um espaço dedicado ao Vasa, o Real Navio de Guerra Sueco construído durante 3 anos, encomendado pelo Rei Adolfo Gustavo II, da dinastia Vasa, para a guerra de 30 anos contra a Polônia e naufragado em 1628, após navegar apenas 1300 metros em sua viagem inaugural, com 150 pessoas a bordo, das quais 50 morreram. Foi recuperado em 1961, após um complexo trabalho de resgate que durou 6 anos e restaurado em 17 anos. O navio é o único exemplar do século XVII e seu estado de preservação é impressionante, considerando que ele ficou afundado durante mais de 3 séculos. Aproximadamente 90% do navio é original, e foram necessários. Ainda estão lá mais de 500 esculturas que adornam a embarcação. O Museu é belíssimo, com vários andares com diferentes exposições, como os métodos para o resgate do Navio, a Vida na Suécia no Século XVIII, e amostras de peças, instrumentos pessoais e acessórios resgatados, além de outras atrações. Há também uma réplica em tamanho real do gabinete do comandante e do deck de armas, que os visitantes podem entrar, já que não é permitido entrar no original. Pode-se tirar fotografias. Entrada: 110 SEK.
Museu Nórdico
Ao lado do museu do Navio Vasa está o impressionante prédio, um dos mais bonitos da cidade, que retrata a vida cotidiana na Suécia desde 1520 até os dias atuais.
Museu do Nobel
Guarda a memória do Prêmio Nobel desde sua criação, em 1901, até os dias de hoje. Fica na Stortoget.
Museu Nacional
Um dos mais importantes museus da cidade, o prédio é muito bonito por dentro e por fora. Abriga a maior coleção de arte da Suécia, 16 000 quadros e 30 000 objetos de arte com mais de 500 000 obras,de artistas locais e alguns internacionais como Rembrandt, Rubens, Goya, Renoir, Degas; a maior mostra de porcelana da Escandinávia além disso, você encontra uma exposição permanente (Modern design from 1900 – 2000), que mostra a evolução do design sueco. Entrada: 100SEK.
Museu de Arte Moderna - Contém obras de artistas do século XX tais como Picasso ou Salvador Dalí. Inaugurado em 1998, quando Estocolmo foi capital europeia da cultura. Fica na ilha Skeppsholmen.
Museu Sueco de História - Retrata a história do país,desde a pré história aos dias atuais, com destaque para a sala dedicada aos vikings.
Museu da Cidade de Estocolmo - É dedicado à cidade e aos seus habitantes possuindo uma vasta coleção de documentos que relatam a vida de Estocolmo;
Museu Medieval de Estocolmo - Complementa o anterior, contendo no seu interior ruínas da era medieval, tais como as muralhas da cidade no século XVI, atualmente permanece fechado devido a obras de requalificação de algumas das ruínas que nele estão inseridas tais como a ponte Norrbro.
Museu Nacional de Ciência e Tecnologia - Dedicado às tecnologias tendo sido criado pela Academia de Ciências da Engenharia Sueca.
Museu Nacional Marítimo - Exibe uma enorme coleção relativa à história marítima sueca, além de proporcionar uma excelente vista sobre a baía de Djurgårdsbrunnsviken.
Museu Biológico - Dedicado à flora e fauna da Suécia e o Aquaria que recria diversos ambientes marinhos, desde os mares do norte até aos mares tropicais repletos de corais e animais exóticos.
TEATROS
Kungliga Operan (Ópera Real Sueca), localizada próxima a entrada da Cidade Velha, foi inaugurada em 30 de setembro de 1782, destruída por um incêndio no século XIX e reconstruída em seguida, em estilo Renascentista
Konserthuset Concert Hall
Prédio azul no centro de Estocolmo, casa da Orquestra Filarmônica Real da Suécia desde sua abertura. Aqui também ocorre a entrega do Prêmio Nobel. A estrutura do prédio é uma versão nórdica dos templos gregos e um marco do estilo neoclássico sueco dos anos 1920.
Prédio azul no centro de Estocolmo, casa da Orquestra Filarmônica Real da Suécia desde sua abertura. Aqui também ocorre a entrega do Prêmio Nobel. A estrutura do prédio é uma versão nórdica dos templos gregos e um marco do estilo neoclássico sueco dos anos 1920.
Stockholms Stadsteater (Teatro da Cidade de Estocolmo) - Um dos mais concorridos da cidade.
Teatro Drottningholms
Kungliga Dramatiska Teatern (Teatro Dramático Real) - Um dos mais reconhecidos a nível europeu.
Ópera Popular (Folkoperan) - Construída em oposição da Ópera Real sendo destinada a produções menores, mas muito apreciadas pelo público sueco.
Teatro Moderno de Dança - Dedicado a espetáculos de dança contemporânea.
Teatro Göta Lejon - Dedicado à produção de musicais.
Södra Teatern (Teatro Södra ) - Foi o primeiro a ser construído, em 1851.
Oscarsteatern (Teatro Oscar ) - É um dos mais exclusivos teatros de Estocolmo, que costuma apresentar musicais.
PARQUES
Gröna Lund
Parque de diversões, primeiro parque de diversões da Suécia na ilha, Djurgärden.
Parque de diversões, primeiro parque de diversões da Suécia na ilha, Djurgärden.
Pipi das Meias Altas no Junibacken, um espaço dedicado às crianças.
Ilha Skepps Holmen - bem pequena, com um grupo de divertidas esculturas coloridas conhecidas como Paraíso
COMPRAS
Ahlêns City - Maior loja de departamentos da cidade na esquina da rua Klarabergsgatan e Drottininggatan
H&M e Ikea - Duas das Marcas Suecas mais conhecidas, populares e copiadas do mundo, peças Kosta Boda, de decoração em cristal. O cavalo de madeira vermelho é símbolo da Suécia.
Stockhome e Dengos - Torget lojas de design mais baratas.
Nordiska Kompaniet - Famosa pelos cristais e com um andar inteiro dedicado ao artesanato local.
Ostermalmshallen - Maior mercado coberto de alimentos do país.
Galerias subterrâneas - Existentes nos países onde o frio é mais severo no inverno , funcionam como grandes shoppings, com lojas variadas, , estreitas, mas compridas, passando por vários quarteirões.
TRANSPORTE
Há ônibus, metrô e barco. A rede de metrô (Tunnelbana) tem 9 linhas, ligando todos os bairros e municípios periféricos. Todas as estações do metrô estão sinalizadas com uma letra “T” azul. Além disso, a cidade conta com diversas linhas de ônibus. As linhas mais utilizadas pelos turistas que visitam Estocolmo são a 47 e a 69, que param na zona central e cobrem os maiores destinos turísticos. O serviço de barcas é outra opção interessante,pois permite ter uma vista panorâmica da cidade e de seus arredores. Para facilitar, existe um cartão transporte que se pode carregar e utilizar em qualquer um desses três meios. Um cartão com passagens ilimitadas custa cerca de 73€ e possui validade de 30 dias. Para pessoas abaixo de 20 anos e acima de 65 anos, o preço é reduzido.Um dos meios de transporte preferidos pelos suecos é a bicicleta; são 760 quilômetros de ciclovias espalhadas por toda a cidade, além de alguns “pontos de empréstimo” espalhados pela cidade, onde se pode alugar uma bicicleta.Estocolmo tem um sistema de taxa de congestionamento, e o centro da cidade está dentro da zona de imposto do congestionamento. Todas as entradas e saídas desta área têm pontos de controle autônomos operando com reconhecimento automático de chapa de número, sendo cobrado por veículo de 10 a 20 SEK dependendo do dia entre 06:30 e 18:29. O montante máximo por veículo por dia é 60 SEK. O pagamento é feito num prazo de 14 dias .
AEROPORTO - O Aeroporto de Arlanda é o maior da Suécia. Está localizado a 40 km ao Norte de Estocolmo. Existe um trem de alta velocidade que leva direto para o aeroporto (Arlanda Express). O trajeto dura cerca de 20 minutos a um custo de 380 SEK para 2 pessoas, cerca de 119 reais.De táxi para o aeroporto o valor ficaria 580 SEK, aproximadamente 184 reais.
RESTAURANTES
A cidade de Estocolmo é conhecida por sua boa culinária. Devido a imigração, a cidade têm todos os gêneros alimentícios. Destaca-se o Smorgasbord, refeição self service típica sueca, composta por vários pratos dispostos numa mesa, cada um com um petisco diferente. Servida em vários restaurantes, sendo o mais famoso, o Ulriksdals Wardshus, localizado no parque Ulriksdals.
Arigato sushi wok, - Restaurante japonês pequeno, mas bastante aconchegante.
ICEBAR - Primeiro bar de gelo permanente do mundo.Para entrar , deve-se vestir uma capa com gorro e luvas, porque a temperatura lá dentro é de -5 ºC. Dentro, todas as paredes são revestidas com blocos de gelo, onde estão encravadas algumas esculturas, frases e desenhos. Fica no Nordic Sea Hotel.
Fast Food Max.
HOTÉIS
Grand Hôtel
O primeiro hotel de
cinco estrelas que a Suécia inaugurou em 1874. Há mais de um século que
hospeda, todos os anos, os vencedores do Prêmio Nobel.
Nordic Sea Hotel - Moderno, fica bem no centro da cidade , próximo da estação de metrô, do terminal central de trens e ao lado do terminal do Arlanda Express . É onde funciona o Ice Bar.
Nordic Light.- Vizinho ao Nordic Sea.
Hotel J - Fica situado na zona residencial de Nacka Strand.
Rica Hotel Kungsgatan - Está situado nos últimos cinco andares de um edifício de 1876, onde os andares de baixo são do armazém P.U.B.
Långholmen Hotell - Foi construído na antiga Prisão Crown, construída no século XIX. No hotel existe um museu relatando fatos e memórias da ilha de Långholmen, de Estocolmo, e da cultura escandinava em geral. Em algumas épocas do ano, geralmente aos finais de semana, existem tours guiados. A entrada para o ano todo é de apenas 25 SEK (aproximadamente R$ 7,00) para adultos e 10 SEK (R$ 3,00) para crianças. O hotel também funciona através do sistema de hostel, com quartos (ou celas) conjuntas com beliches. As celas, corredores e grande parte do prédio ainda mantêm a parte histórica da fundação, mas foram restauradas e mobiliadas de forma moderna e funcional. No meio do edifício encontra-se uma galeria que remete ao ano de 1866 e o restaurante do hotel é conhecido pela ótima culinária Escandinávia.
Gustav Vasa Hotel - Num prédio do século XIX, que foi tombado como patrimônio cultural da cidade. Vários quartos e a sala do café da manhã têm vista para a Igreja de Gustav Vasa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário