Porto (Portugal)

                                    





























PORTO



LOCALIZAÇÃO: Situada nas encostas do rio Douro(margem norte), próximo da sua foz, no noroeste da Península Ibérica, capital do Distrito de Porto e da região estatística do Norte, sub-região do Grande Porto 

ÁREA: 41,66Km² 

CLIMA: A maior parte do ano é ensolarada, porém no inverno chove bastante. As temperaturas na cidade do Porto no inverno variam entre os 5º e 14ºC. Já o Verão tem dias longos e temperaturas que chegam a atingir os 35ºC nos meses de julho e agosto. 

POPULAÇÃO: 260 mil pessoas. A região metropolitana tem 1,85 milhão de habitantes (estimativa 2016). 

Feriado Municipal: 24 de junho (Dia de São João) 

Principais Atividades Econômicas: indústria, serviços, atividades portuárias e turismo 

Feriado Municipal 24 de junho ( São João) 

Divisão Administrativa: 15 freguesias

HISTÓRIA 

Tem origem num povoado pré-romano, 8 séculos a.C. A cidade foi denominada, primeiro de Cale e mais tarde de Portucale, de onde derivou o nome Portugal, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense em 1111. 

Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação e com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório, as "Tripas à moda do Porto, os naturais do Porto, ganharam a alcunha de "tripeiros". 

O autor da Carta da Descoberta do Brasil (1500), Pêro Vaz de Caminha, nasceu no Porto, onde era funcionário da Casa da Moeda, tendo sido requisitado pelo Rei para se juntar à expedição de Pedro Alvares Cabral a fim de elaborar o diário de bordo. 

O domínio espanhol (1580 - 1640), foi um período de grande desenvolvimento urbano e administrativo. Nesse período, começaram-se a verificar significativas mudanças artísticas que atingiram o seu auge no século XVIII. Chamam a atenção o estilo Barroco e os lindos edifícios neoclássicos influenciados pela presença de uma colónia inglesa na cidade. Esta foi também uma época dourada para o Vinho do Porto. 

Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Isso porque, durante as Guerras Liberais (1832-1834), a cidade teve suas tropas liberais, lideradas por D. Pedro IV (D. Pedro I no Brasil), cercadas por tropas absolutistas de D. Miguel, seu irmão. A coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas, o famoso Cerco do Porto e os feitos valorosos cometidos pelos seus habitantes, fez com que o Rei Pedro IV a tenha descrito como a "muito nobre, invicta e sempre leal" cidade do Porto. Alberga na Igreja da Lapa, o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal e valeram-lhe a atribuição, pela rainha D. Maria II, filha e sucessora de Pedro IV o título, único entre as demais cidades de Portugal, de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada, a Invicta. 

As relações econômicas do Porto com o vale do Douro estão bem documentadas desde a Idade Média. Nozes, frutos secos e azeite sustentaram um próspero comércio entre o Porto e a região. Do Porto, estes produtos eram exportados para mercados externos no Velho e no Novo Mundo. No entanto, o grande impulso ao desenvolvimento das relações comerciais inter-regionais veio da agroindústria do Vinho do Porto. O desenvolvimento do Porto esteve sempre intimamente ligado com a margem sul do Douro, Vila Nova de Gaia, até 1834 parte integrante do seu termo, onde se estabeleceram as caves para envelhecimento dos vinhos finos do Alto Douro. 

O crescimento populacional e econômico das cidades teve paralelos com os períodos de construção das pontes. A Ponte Pênsil, concluída em 1843 foi a primeira ligação permanente. Em 1877 inaugurou-se a primeira travessia ferroviária para a margem norte com a Ponte D. Maria Pia. Seguiu-se a construção da Ponte D. Luís, terminada em 1886. Passaram 77 anos conturbados até que em 1963 a Ponte da Arrábida foi colocada em funcionamento, projeto do engenheiro Edgar Cardoso, que seria responsável igualmente pelo projeto de substituição da travessia ferroviária com a construção da Ponte de S. João em 1991. Mais uma vez, o forte crescimento populacional forçou o aumento das ligações entre as duas margens. A Ponte do Freixo concluída em 1995 e a Ponte do Infante, em 2003 são as mais recentes travessias. 

No Porto cruzam-se várias estradas e linhas de caminho-de-ferro que também contribuíram para tornar a cidade o principal centro comercial de toda a região nortenha. Apesar da progressiva terciarização do centro, a atividade industrial continua com grande relevância, laborando na sua cintura industrial fábricas de têxteis, calçado, metalomecânica, cerâmica, móveis, ourivesaria e outras atividades fabris, algumas ainda a nível artesanal 


PONTOS TURÍSTICOS 

É a segunda maior cidade de Portugal. Embora amplamente industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atrações antigas e contemporâneas. Tem seu centro histórico considerado Patrimônio da Humanidade. O Porto é conhecido como a Cidade Invicta, sendo considerada a mais ilustre das cidades portuguesas. 

PONTES 

Ponte do Freixo É a que está mais a montante do rio. Foi construída na tentativa de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e de Dom Luiz, particularmente notórios desde finais da década de 1980. Trata-se, na verdade, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. É uma ponte rodoviária com oito vias de trânsito (quatro em cada sentido). 


Ponte Maria Pia - Ponte de São João

Construída entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877 pela empresa de Gustave Eiffel, foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Douro. Dotada de uma só linha, o que obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas, no último quartel do século XX foi desativada e substituída pela Ponte de São João em 1991. 


Ponte do Infante

Batizada em honra do portuense Infante D. Henrique, é a mais recente que liga Porto e Gaia. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Dom Luiz, convertida para uso da "Linha Amarela" (Hospital de São João/Santo/Ovídio) do Metro do Porto. Foi construída pouco a montante da Ponte de Dom Luiz, em plena zona histórica, ligando o bairro das Fontainhas (Porto) à Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia). 


Ponte Luíz I 

A necessidade de haver uma travessia permanente entre as duas margens do Douro para circulação de pessoas e mercadorias, levou à construção da Ponte das Barcas em 1806..

Anteriormente a travessia do rio fazia-se com recursos a barcos, jangadas, barcaças ou batelões.
A ponte era constituída por 20 barcas ligadas por cabos de aço e que podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial. O aumento do tráfego exigiu a construção de uma ponte permanente o que levou à construção da Ponte pênsil em 1843, desmantelada anos mais tarde após a abertura da Ponte Luiz I em 1886.

A ponte mais antiga da cidade que permanece em atividade, construída pela empresa belga Société de Willebroeck, com projeto do Engenheiro Teófilo Seyrig, que, já fora o autor da concepção e chefe da equipa de projeto da Ponte Maria Pia, enquanto sócio de Eiffel. A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886. Ela tem uma estrutura metálica, com traços que lembram a Torre Eiffel. O arco mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha. Com os seus dois tabuleiros - o inferior e o superior - servia primitivamente como ligação rodoviária entre as zonas baixa e alta de Vila Nova de Gaia e do Porto e, de uma forma mais geral, entre o norte e o sul do país, durante décadas.

A partir da segunda metade do século XX, no entanto, começou a revelar-se insuficiente para assegurar o trânsito automóvel entre as duas margens, tendo sido substituída por outras pontes e após adaptação o tabuleiro superior passou a ser utilizado pelo Metro do Porto.
O inferior, serve para carros e pedestres. O verdadeiro nome da ponte é Luiz I, pois reza a lenda que devido à ausência do rei D. Luiz I na inauguração, a população decidiu tirar o ‘’dom’’ do nome. No entanto, todos a conhecem pela Ponte D. Luíz I.







Ponte da Arrábida

É a mais a jusante (mais próxima da foz), construída em 1963, tinha, à data da construção, o maior arco do mundo em concreto armado, e constitui o tramo final da auto-estrada A1 que liga Lisboa ao Porto.

Inicialmente a ponte tinha duas vias de trânsito com 8 m cada, separadas por uma via sobrelevada de 2 m de largura; duas pistas para ciclistas de 1,70 m cada e dois passeios marginais de 1,50 m de largura, também sobrelevados. Mais tarde, foram acrescentadas uma via de trânsito em cada sentido, construídas à custa da eliminação das pistas para ciclistas e da redução do separador central. Apesar da construção da Ponte do Freixo, a Ponte de Arrábida continua a ser a principal ligação entre a cidade do Porto e a margem sul do rio. 

CAIS DOS GUINDAES:

Trecho a beira-rio após a ponte D Luiz I .
Tem o Funicular dos Guindais que liga a Baixa a Alta ( próximo a Igreja de santa Clara).
CAIS DA RIBEIRA

Entre o Cais do Guindaes e o Cais da Estiva, é a zona mais movimentada com ruas estreitas e sinuosas, arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas, hotéis, bares, restaurantes e lojas.







CAIS DA ESTIVA 














MUSEU DO VINHO DO PORTO - Situado após o Cais da Estiva, num armazém do séc. XVIII, dos Vinhos da Companhia Geral da Agricultura da Vinhas do Alto Douro, como centro de informação do Vinho do Porto e disponibiliza diversas exposições interativas sobre o impacto que o vinho teve para a região do Porto.

PRAÇA DO INFANTE

Com estátua de D. Henrique no centro e, nos arredores, a Igreja de São Nicolau, o Palácio da Bolsa, o Mercado Ferreira Borges, e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e a Casa do Infante datada do século XIII e onde teria nascido o Infante D. Henrique, é atualmente Museu Medieval e Arquivo Distrital.


PALÁCIO DA BOLSA

Edifício com arquitetura clássica, no coração do centro histórico e é considerado um Monumento Nacional, propriedade e sede da Associação Comercial do Porto. Foi construído em estilo neoclássico na segunda metade do séc. XIX e demorou aproximadamente 70 anos para ser concluído. Albergou durante muito tempo a Bolsa. Tem chão com madeira do Brasil e da África, móveis de nogueira feitos à mão e detalhes em ouro na decoração. O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o Salão Árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, de exuberante estilo mourisco e inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto, muitas vezes usado como sala de recepção de chefes de Estado visitantes. Abriga também a Viniportugal, onde é possível degustar vinhos de várias regiões do país, de graça e abriga ainda numerosos eventos culturais e exposições, possuindo também um restaurante. Fica ao lado da igreja de São Francisco.  Entrada: 4,50 euros 

INSTITUTO DOS VINHOS DO DOURO E PORTO Abriga a instituição responsável pela qualidade e autenticidade dos vinhos do Douro. No átrio de entrada, em pedra, podem apreciar-se as mais importantes datas da história da produção desses vinhos. Há ainda um espaço dedicado à sua promoção, que inclui visitas guiadas aos laboratórios de ensaios, degustação de vinhos e uma loja 

IGREJA DE SÃO FRANCISCO

De origem Romanesca. O seu aspecto singelo contrasta com a riqueza e luxo interiores. A igreja foi construída no início do século XIV com a fachada de estilo gótico a rosácea e o portal.
O interior é totalmente revestido a talha dourada barroca e rocócó. Destacam-se no templo as capelas circundantes à nave. Na capela de S. João Baptista existe um retábulo representando o Batismo de Cristo no rio Jordão e pode ser feita também visita ás Tumbas Entrada : 3,50 euros.
Fica bem ao lado do Palácio da Bolsa.

RUA MOUZINHO DA SILVEIRA

Rua que antigamente era um rio, começa na Praça do Infante e vai até a Praça de Almeida Garret, onde se une a rua das Flores e a Avenida de Dom Afonso Henriques, próximo a estação São Bento.















RUA DAS FLORES - Uma longa rua de pedestres, que vai do Largo São Domingos a Praça de Almeida Garret, com muitas lojas de souveniers, vinhos, azeites e restaurantes com mesas na calçada. Nas proximidades, a Igreja da Misericórdia, Museu Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Igreja Nossa Senhora da Vitória, o Museu S Bento da Vitória e o
Miradouro da Vitória com uma das vistas mais bonitas do Porto.














AVENIDA DE DOM AFONSO HENRIQUES - Segue a Avenida Vimara Peres que sai da ponte Dom Luiz I e passa próximo a Catedral da Sé.



CATEDRAL SÉ DO PORTO
No Terreiro da Sé, de estrutura românica, dos séc. XII e XIII, vindo a sofrer grandes remodelações ao longo dos séculos, adquirindo uma mescla de estilos romanos, góticos e barroco. No exterior, conserva ainda o aspecto de uma igreja fortaleza com uma rosácea românica. Tem a Capela Baptismal, revestida de mármores policromos e belos azulejos barrocos no claustro e varanda. o altar de prata, claustro gótico, o claustro velho, a capela de S. Vicente, uma escadaria nobre que dá acesso ao pátio superior do claustro gótico, e o liga a casa do Cabildo, onde estão expostas notáveis esculturas religiosas (séc. XIV e XVIII). O Tesouro da Sé, constituído por 150 alfaias do culto, paramentos, pratas e livros litúrgicos dos séc. XV a XIX pode ser visitado.. Ao lado, O Paço Episcopal e, nas proximidades, o Pelourinho, a Torre Medieval, a Igreja de São Lourenço e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia e Casa-Museu Guerra Junqueiro. Proporciona uma bela vista da cidade do Porto e da Muralha Fernandina.
Com belas talhas, pinturas, esculturas, tesouros de arte sacra como as imagens da Nossa Senhora da Vandoma (séc. XIV),














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ESTAÇÃO DE SÃO BENTO

Construída no local de um antigo convento beneditino, em 1890, oficialmente inaugurada em 191 em estilo francês.
No interior, os imensos painéis de 20.000 azulejos de Jorge Colaço, representando cenas históricas. Atualmente, destina-se apenas a comboios regionais.


Nas proximidades: Igreja dos Congregados, Praça da Liberdade, Praça da Batalha e Terreiro da Sé.






PRAÇA DA BATALHA

Onde fica o Teatro Nacional de São João, inaugurado pela segunda vez em 1920 depois de ser totalmente destruído por um incêndio
Nas proximidades, a Igreja Santo Idelfonso (edificada a partir de 1709, tem nave tipo poligonal em estilo protobarroco. Por cima do entablamento ergue-se o nicho do padroeiro. Tem torres sineiras com dentilhões nas cornijas, rematadas em cada face por esferas e frontões de fantasia e fachada revestida de azulejos com cenas da vida de Santo Ildefonso), Cine-Teatro Batalha, histórica sala de cinema da cidade a que está ligada a expressão local vai no Batalha,
Rua Santa Catarina( principal rua de Comércio), Mercado do Bolhão (símbolo arquitetônico de comércio tradicional, onde se encontram as famosas vendedeiras do Mercado, características da cidade, onde se pode comprar quase tudo) e o Coliseu Do Porto e, um pouco mais distante, o Jardim de São Lázaro ( de 1834, o mais antigo jardim municipal do Porto muito florido, com belas esculturas, um coreto e
um chafariz em mármore que pertenceu ao convento de São Domingos.













TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

Localizado na Praça da Batalha, denominado originalmente como Real Teatro de São João, a sua primitiva edificação foi erguida em 1794 por determinação de Francisco de Almada e Mendonça, com projeto do arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi, que havia sido cenógrafo do Teatro de São Carlos em Lisboa.
Foi inaugurado com a comédia: A Vivandeira, em 13 de Maio de 1798, com o intuito de assinalar o aniversário do príncipe D. João (futuro D. João VI), motivo este por que, nos primeiros tempos, ainda lhe deram o nome de Teatro do Príncipe. Francisco de Almada e Mendonça, (Lisboa, 28 de fevereiro de 1757 — Porto, 18 de agosto de 1804) foi juiz desembargador, corregedor e provedor da comarca do Porto, responsável por importantes obras públicas em finais do século XVIII e inícios do XIX na cidade do Porto e na Póvoa de Varzim, em Portugal).




AVENIDA DOS ALIADOS

Destaca-se pela bela arquitetura dos edifícios que a rodeiam, a PRAÇA DA LIBERDADE, antiga D PEDRO IV onde fica a estátua de D Pedro IV e a Prefeitura, que funciona nos PAÇOS DO CONSELHO. Nas proximidades, de um lado da Avenida, fica a Praça D João I e, do outro, a Praça Filipa de Lancastre. Seguindo após o prédio da Prefeitura, chega-se a Igreja da Trindade, Praça da República e Igreja da Lapa. Pegando a rua à direita da Praça da Liberdade, Rua dos Clérigos, chega-se a Igreja e Torre dos Clérigos.










IGREJA DA TRINDADE




PRAÇA DA LIBERDADE

Antiga D PEDRO IV
onde fica a estátua de D Pedro IV e a Prefeitura, que funciona nos PAÇOS DO CONSELHO.


IGREJA DA LAPA

A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa foi instituída em 1755 pelo Papa Benedito XIV. No ano seguinte assiste-se à fundação da Igreja atual, cuja primeira pedra foi lançada em 17 de Julho, edifício que viria a substituir uma capela que se revelara incapaz para acolher os devotos que aí acorriam. Guarda o coração de D Pedro IV de Portugal e I do Brasil

PRAÇA D JOÃO I

Com uma escultura em bronze com jovem tentando dominar o cavalo.
Nas proximidades ficam o Teatro Municipal Rivoli, Teatro Sá da Bandeira e a rua Santa Catarina 

PRAÇA FILIPA DE LANCASTRE

Onde fica o hotel Infante Sagres, único 5 estrelas da Baixa







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TORRE E IGREJA DOS CLÉRIGOS

Ex-libris do Porto, torre sineira de estilo Barroco, construída durante o séc. XVIII e concluída em 1763, foi completamente restaurada em 2014. É o monumento mais alto do Porto e do país, tem mais de 75,60m de altura, 225 degraus, com uma vista de 360º, que se pode subir.
É um patrimônio tombado pela UNESCO, fazendo parte da Igreja dos Clérigos, mistura dos estilos arquitetônicos Barroco e Rococó, com uma elaborada fachada, Destaca-se o interior da igreja decorada com talha barroca-rococó, com o retábulo policromado e um notável órgão de tubos de 1774. Tem função religiosa e cultural e o proprietário dela é o Estado Português. Nas proximidades, o Centro Português de Fotografia, O Museu Judiciário, O Museu de História Natural Da Faculdade de Ciências Da Universidade do Porto (em frente fica a Fonte dos Leões, quase de frente para Igreja do Carmo), o Campo Mártires Da Pátria e a Livraria Lello .












ANTIGA CADEIA DA RELAÇÃO

Localizada no Campo dos Mártires da Pátria, antiga sede do Tribunal da Relação, iniciada em 1765, com estrutura de formato triangular, concebida para abrigar também a prisão do tribunal.
Numerosas personalidades passaram pelas suas celas, incluindo Camilo Castelo Branco, que escreveu o seu famoso romance Amor de Perdição enquanto esteve aqui detido. Desde 2001, o edifício abriga o Centro Português de Fotografia, mas continua a manter muitos dos traços originais, como as portas. 



LIVRARIA LELLO E IRMÃOS

Considerada uma das mais belas do mundo, inaugurada em 1906 e até hoje em funcionamento. Edifício em estilo neogótico português, a fachada possui um arco com entrada central e duas vitrines laterais. No seu interior, a escadaria vermelha é o grande destaque e são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter, uma vez que a autora, J.K. Rowling morou na cidade do Porto. Destaque também para o teto que parece de madeira talhada mas é de gesso pintado e no vitral com 8 mts de comprimento por 3,5 mts de largura. Paga-se um ingresso para entrar (5 euros por pessoa – descontados do valor do livro que se comprar).











CAPELA DE SÃO JOSÉ DAS TAIPAS

Localizada no Campo dos Mártires da Pátria, é uma Igreja dos finais do séc. XVIII tendo demorado cerca de 80 anos a ficar concluída, já na 2ª metade do séc. XIX. É de entrada gratuita e está aberta todos os dias.

Por dentro é muito bonita e na entrada se ouve música religiosa gravada, muito agradável, enquanto se visita este templo.



IGREJA DO CARMO

Sua fachada barroca foi construída, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo. O hospital surgiu mais tarde, ficando pronto em 1801. As Ordens Terceiras eram agremiações formadas ao lado das ordens monásticas tradicionais, correspondendo, no Porto, a um assinalável surto de riqueza, ávido de influência social organizada. Assim, à atividade benemérita associava-se uma legítima intenção política, ajustada à Igreja, ao Estado e ao espírito do Iluminismo. A fachada lateral da Igreja do Carmo, voltada a Oeste, está revestida por um painel de azulejos, datados de 1912, representando o ajuntamento dos Cristãos no monte Carmelo, para assistirem ao destino do repto lançado aos Pagãos. No cimo, a nuvem do milagre, com a Virgem ladeada por uma corte de anjos. O portal, retangular, flanqueado de duas esculturas religiosas, e o corpo superior da frontaria, com esculturas e coruchéus. No interior, destaque para a talha dourada, nas capelas laterais e no altar-mor. Fica quase em frente a Praça da Universidade do Porto 

IGREJA DOS CARMELITAS - De 1628, separada da Igreja do Carmo por uma casa de apenas 1 metro de largura, que foi habitada até os anos 80. Havia muita competição entre as igrejas, ordens e quem da sociedade bancava os templos religiosos. A casinha foi construída no meio das duas para que as igrejas não tivessem um muro em comum e para impedir relação entre as freiras da Carmelitas e os monges Do Carmo. Nas proximidades, fica o Hospital de Santo Antônio e Jardim do Carregal, assim nomeado pela presença de uma planta de gramínea de áreas úmidas. 

MUSEU N. SOARES DOS REIS Criado em 1833 por D. Pedro IV, inclui grande parte da obra do escultor, com coleções de obras raras, joias, louças e esculturas, fica próximo ao Palácio de Cristal, com exposições de artistas portugueses, além de várias esculturas históricas.


PALÁCIO DE CRISTAL

O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, serve como pavilhão de esportes, com grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano..











PRAÇA MOUZINHO ALBUQUERQUE - Onde fica o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, com a estátua de um Leão sobre a águia, sobre um pedestal de 45m e na frente uma mulher representando a vitória. Dá início à Av Da Boa Vista. 

CASA DA MÚSICA - Projetada pelo arquiteto Rem Koolhaas e aclamada internacionalmente para o evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, é uma dinâmica e moderna sala de concertos dedicada à criação e celebração da música. É também um importante centro cultural com visitas guiadas, workshops, um restaurante e vários bares onde os visitantes podem descontrair. A grande diversidade de eventos abrange desde o jazz à música clássica e da atuação de DJs internacionais. Tem a forma de um diamante e fica próxima à Sinagoga.

SINAGOGA KADOORIE MEKOR HAIM - Maior Sinagoga da Península Ibérica e uma das maiores da Europa, edificada em 1938, onde conhecer-se a história e religião Judaicas e sobre a Comunidade Judaica do Porto ao longo dos séculos até aos dias de hoje . 

BAIRRO DA BOAVISTA

Atravessado pela Avenida da Boa Vista, a maior avenida portuguesa, com mais de 6 Km de extensão e termina na Praça Gonçalves Zarco, rotunda do Castelo do Queijo. Bairro de classe alta, onde ficam o Estádio Bessa, do Boa Vista Futebol Clube com 30.000 lugares, o Museu de Arte Contemporânea Fundação de Serralves, o Monumento ao Empresário, o Parque da Cidade do Porto (maior parque urbano do país, com mais de 8 hectares e 8,5 Km, 3 lagos artificiais, Pavilhão da água e espaço de entretenimento,
único parque urbano europeu que possui frente marítima.











Castelo do Queijo ou 
Forte de São Francisco Xavier

Na praça Gonçalves Zarco, era rodeado por um fosso e tem esse nome por estar assentado sobre uma enorme pedra arredondada semelhante a um queijo. Célebre pelo seu miradouro, aí se realizam várias exposições temporárias.








MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA FUNDAÇÃO DE SERRALVES - Grande museu de arte do Porto, rodeado por vastos jardins, com flora típica da região norte de Portugal no Parque de Serralves, usados para eventos ao ar livre, ocupa um moderno edifício projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. Dispõe de uma notável coleção de obras nacionais e internacionais posteriores a 1960, e organiza uma grande variedade de eventos culturais, entre os quais concertos e workshops educativos para crianças A entrada é gratuita nos Domingos pela manhã,

PARQUE DA CIDADE DO PORTO - Maior parque urbano do país, com mais de 8 hectares e 8,5 Km, 3 lagos artificiais, Pavilhão da água e espaço de entretenimento, único parque urbano europeu que possui frente marítima.

BAIRRO FOZ DO DOURO - Atravessado pelas Av Montevideu e Av Brasil, com bela orla e praias Atlânticas (Praia dos Castelo do Queijo, P do Homem do Leme, P. do Molhe, P. do Gondarém, P. da Luz, P. dos Ingleses, P. do Ourigo, P. do Carneiro, P. das Pastoras,onde ficam as ruínas do Forte São João Baptista da Foz do Douro ou Castelo da Foz e marcam a foz do rio Douro no Oceano Atlântico. Aí se inicia a Avenida D. Carlos I, que passa pelo Jardim Do Passeio Alegre e Forte de Sâo Miguel.

JARDIM DO PASSEIO ALEGRE - Situado nas margens da foz do Douro, este belo jardim romântico foi inaugurado em 1870 e possui árvores centenárias. O seu chafariz é um monumento nacional, e o café Chalé Suíço foi um importante lugar de encontro de intelectuais no final do século XIX. Ladeado de belas avenidas com palmeiras, antigas araucárias e muitas outras plantas. 

CAIS DO OURO - Onde ficam a Rua do Ouro e fica próximo à ponte das Arrábida. Nas proximidades, o Museu do Carro Elétrico instalado na antiga Central termo eléctrica de Massarelos, dispõe de uma coleção carros elétricos e atrelados que circulavam pela cidade. Anualmente, organiza um desfile de carros elétricos do museu pelas ruas da cidade, entre Massarelos e o Passeio Alegre e a Igreja Massarelos, onde havia a Ermida de São Pedro, padroeiro dos navegantes. 

MUSEU DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

Inserido no edifício da Alfândega Nova, tem como objetivo mostrar a história dos transportes e meios de comunicação. Seguindo direto, chega-se à Ribeira.










ESTÁDIO DO DRAGÃO - Na parte Oeste da cidade, para o lado da estação de Campanha 

PALÁCIO DO FREIXO - Na parte oeste da cidade, a beira do douro, nas proximidades da Ponte do Freixo , Marina do Freixo e Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas.

CITÂNIA DE SANFINS (Paços de Ferreira) - Ruínas pré-romanas, constituem um dos achados arqueológicos mais importantes da península Ibérica. O sítio ocupa mais de 15 hectares e apresenta numerosos vestígios do Neolítico, que incluem muralhas, edifícios, estradas e instalações balneares. Há também achados da era romana, como pedras gravadas e cerâmica. O Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins fica nas proximidades e é dedicado à conservação deste notável património histórico. 

TERMAS DE SÃO VICENTE (Penafiel) - São famosas pelas águas de propriedades terapêuticas, especialmente no tratamento de problemas respiratórios e circulatórios. Situadas a cerca de 45 km para leste do Porto. 

CASA DO ARCO OU CASA DOS CINCO MOINHOS (Maia) - Instalada perto da ponte sobre o rio Leça nas férteis terras da Maia, em granito data do século XVIII, e os seus cinco moinhos de água desempenharam um papel importante na Idade Média, altura em que eram fundamentais para a moagem do trigo, hoje desativados.

PRAIA MATOSINHOS. - Tem um calçadão à beira-mar com diversas atrações, restaurantes, esculturas, entre outras.


TRANSPORTE 

De avião - O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro (OPO) é segundo aeroporto português com maior tráfego Preço médio da viagem de Lisboa até o Porto: 55 euros 

De carro - A partir de Lisboa, seguir pela autoestrada A-1. A viagem leva cerca de 3 horas. Cerca de € 19,55 de pedágio. 

De ônibus - Para Lisboa Valor: 19€. A passagem pode ser comprada antecipadamente pelo no site da Rede Expressos com 5% de desconto. Duração da viagem: entre 3h:30 e 4 horas Rodoviária em Lisboa: Sete Rios (ligação com o metro Jardim Zoológico); Rodoviária do Porto: Campo 24 de Agosto (próxima a estação de metro 24 de Agosto) 

De trem

Para Lisboa Valor: 37€/ 25€ (Intercidades 1ª e 2ª classes) - 43,60€/ 31,20€ (Alfapendular Conforto e Turística) se comprar com antecedência( até 60 dias antes da viagem), pode-se conseguir até 65% de desconto Tempo entre 2h35 e 3 horas; Empresa: CP Estações em Lisboa: Oriente ou Santa Apolónia Partem de hora em hora da estação Estação no Porto: Campanhã (com o mesmo bilhete, pode embarcar em um trem urbano rumo a estação São Bento, que fica no centro histórico do Porto. Há também ligação com o metro) A cidade dispõe ainda de uma rede ferroviária suburbana explorada pela CP: linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Penafiel ou Caíde. 

A exploração da rede de metropolitano é efetuada pela empresa do Metro do Porto que ao todo possuiu 68 estações distribuídas por 60 km de linhas comerciais em via dupla, com 8 km da rede subterranea, dispostas pela metrópole do Porto, tornando-se assim na maior rede metropolitana de transporte público de massas em Portugal. 

O Funicular dos Guindais - Operado pela Metro do Porto, é um caminho de ferro numa escarpa que liga, de forma rápida, a zona da Batalha à Avenida Gustavo Eiffel, na Ribeira. 

De bonde (elétricos do Porto) - São históricos, turísticos e percorrem pontos importantes da cidade (são 3 linhas)..No ano de 1895, o primeiro carro elétrico da Península Ibérica circulou no Porto.


COMPRAS 

Av. Aliados, onde fica a zona comercial mais tradicional do Porto 

Rua Santa Catarina




















RESTAURANTES 

Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da cidade são as Tripas à moda do Porto. O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto. A Francesinha foi criada em 1953, por Daniel Silva empregado da Regaleira, consiste numa sanduíche recheada com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre) e coberta com queijo e um molho.O célebre Caldo Verde, é também um prato portuense, feito com o Couve da Galícia. A bebida que tem o nome da cidade é o vinho do Porto, é produzido na região vitivinícola do Alto Douro (a mais antiga região demarcada do mundo). O vinho do Porto é exportado internacionalmente a partir das caves que se situam na margem esquerda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Também são produzidos vinho de mesa e o vinho verde 

Café Majestic Fundado em 1921 - É um dos locais com mais glamour da cidade, na Rua Santa Catarina, caro. Lembra a Colombo do Rio de Janeiro. 

Restaurante Lado B ou Bufete Fase - Na rua Santa Catarina. Servem ótima Francesinha 

Café Santiago perto do Café Majestic  Serve ótima Francesinha. 

Café do Cais na Ribeira 

Almeja Café Piolho (Café Âncora d’Ouro) ambiente boêmio Inaugurado em 1909, foi e continua a ser um dos mais importantes pontos de encontro dos estudantes e intelectuais da cidade. Fica ao lado da Reitoria da Universidade do Porto.

Zona da “Galeria de Paris” e ruas paralelas Bares, Restaurantes .

Casa de Ló 

Candelabro - Perto do Casa de Ló 

DOP Centro Histórico no Largo São Domingos. É o restaurante do Chef Rui Paula,  serve pratos tradicionais da cozinha portuguesa

Restaurante Gastronómico The Yeatman no Hotel The Yeatman, possui 2 estrelas Michelin em Gaia. 

The Orangerie The Yeatman - Outro restaurante do The Yeatman, com pratos à la carte e menos formal. 

Mini Bar - Do chef José Avillez, 


HOTÉIS 

A região mais prática para se hospedar é a área da Baixa, perto da Ribeira, onde os hotéis costumam ser mais caros; Praça da Batalha é um pequeno pólo hoteleiro na Baixa. 

Hotel Tryp, na Praça da Batalha 

Mercure Batalha Porto Batalha 

Pão de Açucar zona de Aliados 

Pousada do Porto no Palácio do Freixo. 

Infante Sagres 

Tiara Park Atlantic hotel moderno, com ótimo restaurante. Localização prática. 

Porto Palácio Bem localizado.. 

Best Western Hotel Inca no centro 

Ibis Porto Centro Um dos hotéis mais centrais do Porto. 

Escondidinho (Bed and Breakfast) Central, com quartos funcionais 

Pestana Vintage, que funciona em quatro prédios históricos que foram interligados., 

Hotel Porto A.S.




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