PRAGA (República Tcheca)

                                                   














ÁREA:  78.864 Km²
POPULAÇÃO: 10 milhões
CAPITAL: Praga
IDIOMA OFICIAL: Tcheco
MOEDA OFICIAL: Coroa (1 euro ~= 25 coroas)
FUSO HORÁRIO: + 5 horas
Está dividida em 3 Regiões: Boêmia (onde fica Praga), Moravia (sul) e Brenov
Localização: Europa Central
Cidades Principais: Praga, Brno, Ostrava, Pizen, Olomouc.
Clima: Temperado Continental
Governo: República Parlamentarista

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:


Composição da População: Tchecos (94%), Eslovacos (3%) e Outros (3%) 

Religião: Cristianismo (64%), sem religião (31%), Ateísmo (5%).
Taxa de Analfabetismo: 1%
Expectativa de Vida: 76,5 anos



PRAGA





HISTÓRIA

Apartir do Séc. IX já se mencionam os primeiros assentamentos fortificados. Convertida em sede episcopal em 973, obteve a categoria de cidade a partir de 1232-1235. Carlos IV elegeu-a como Capital do Império ao fundar a Universidade em 1348. Com os Habsburgos a partir de 1526, entrou em decadência e voltou a desenvolver-se no séc. XIX e XX e em 1939, ocupada pelos nazistas, foi proclamada Capital da Checoslováquia. Em 1948, um golpe de estado comunista, transforma o país numa República Popular. Em 1968, após a Primavera de Praga, reivindica uma nova orientação mais liberal, mas é abatida com brutalidade. A Revolução de Veludo em 1977, é o primeiro movimento contra o Regime Comunista e no final de 1989 restitui-se a República com Vlacav Havel. Em 1993, ratifica-se a cisão da Checoslováquia, nascendo a República Tcheca e a Eslováquia.
É a grande Metrópole do Leste Europeu. Cortada pelo rio Vltava (Moldava), sendo dividida em Malá Strana (cidade baixa), a oeste e Staré Mesto (cidade antiga), ao Leste, Hradcany (distrito do Castelo), Josefov (bairro judaico) e Nové Mesto (cidade Nova).



PONTOS TURÍSTICOS

STARÉ MESTO (Cidade Velha)

PRAÇA DA REPÚBLICAS (NAMESTÍ REPUBLIKI) - Centro cultural e comercial
IGREJA NOSSA SENHORA

CASA MUNICIPAL - Prédio art nouveau, hoje centro cultural, com 1 restaurante, luxuoso café e sala de concertos Smetana

HOTEL PARIS - Antigo Mosteiro e Quartel

PALADIUM - Maior

BANCO THECO NACIONAL

TORRE DE PÓLVORA (PRASNÁ BRÁNA) - Expõe temas dedicados a defesa do castelo, foi armazém da pólvora, fazia parte das muralhas que protegiam a cidade.


Rua Celetná

Com prédio estilo cubista (Casa da Moradora Preta), com café, museu porcelana e móveis, casas de fachadas barrocas, Celetná Cristais (casas Granada da Boemia), pedra vermelha típica da Boêmia e Thun, cristal típico da Boemia.








PRAÇA DA CIDADE VELHA ou do RELÓGIO (STAROMESTSKÉ NÁMEST)

Praça da Prefeitura, o coração da cidade, rodeada de igrejas e casas seculares, onde ocorreram vários acontecimentos históricos, sendo declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1992.


















IGREJA DE NOSSA SENHORA DE TÝN

(Católica) atrás da Igreja fica o pátio de Tine, onde os estrangeiros tinham que pagar impostos na época medieval. Hoje, restaurantes e lojas. A frente da entrada da igreja fica a embaixada francesa, cujo arco dá acesso a entrada da igreja Sobressai entre os telhados da velha Praga. Construída na metade do séc. XIV, sobre o local de uma precedente igreja românica. A fachada de austera grandeza gótica e o interior majestoso e de enorme altura, caracteriza-se pelos poderosos pilares que separam as 3 naves. Valiosos altares de madeira com decorações douradas anexadas aos pilares.

















ESTÁTUA DE JOHAN RUSS

Padre católico queimado pela igreja em 1415. Fundou a Igreja Protestante Russitas.
IGREJA HUSSITA DE SÃO NICOLAU 






 PRÉDIO DA PREFEITURA

Incendiado pelos nazistas e substituído por árvores.























PRAÇA DE PREFEITURA (STAROMEST SKÉ RADNICE) - Na lateral da praça anterior onde está a antiga prefeitura da cidade velha, onde ocorrem casamentos, prefeitura para turistas e acesso a elevador que sobe a torre, em estilo gótico. Ao lado da Igreja da Torre da prefeitura, na porção inferior da torre da Câmara Municipal com o relógio astronômico, que a cada hora das 9 às 21hs, aparecem pela abertura de 2 janelas azuis, o Desfile dos Apóstolos, com figuras de santos como cucos, além de figuras laterais que representam a morte, a vaidade, a a avareza e a luxúria.

PRAÇA PEQUENA - Com carros antigos para passeio, Hard Rock Café, poço no centro com grade renascentista, Continua com a Rua Carolina até a ponte Carlos e à direita vai para o bairro judeu.

PRAÇA FRANZ KAFKA - Nascido em Praga de origem judaica, tem museu no local onde nasceu

RUA KARLOVA -  Rua antiga que formou parte do itinerário da coroação, com inúmeros palácios góticos e renascentistas, a maioria hoje transformada em hotéis, restaurantes e lojas.


PONTE CARLOS ( KARLUV MOST- CHARLES BRIDGE) 


Um dos símbolos de Praga, data de 1357, com estátua do Rei Carlos IV, seu fundador, com 30 diferentes esculturas de santos católicos nas suas laterais, colocados  a partir de 1657, sendo a estátua de São João Nepomuceno, a mais importante e candelabros a gás A maior parte das esculturas originais em areia, facilmente erosivas, têm sido substituídas por cópias e expostas no lapidário do Museu Nacional São João Nepomuceno é o santo mais popular da Boêmia, foi preso e afogado no rio Moldava a mando do rei Venceslau. Para afugentar a má sorte, as pessoas tocam o relevo situado no pedestal da estátua. No parapeito, uma cruz com 5 estrelas indica o ponto exato que foi atirado no rio
 Foi por séculos a única ponte de Praga, Tem 516 m de comprimento e 10m de largura, sustentada por 16 pilares. Custodiada por 2 poderosas torres nas suas extremidades, fazia parte das obras de defesa de Praga. A torre gótica de Staré Mesto, guarda a entrada da ponte, realçada pelas esculturas e estátuas. As torres de Malá Strana, foram colocadas no fim do séc. XII (mais baixa) e formava parte da antiga ponte Judit. A torre mais alta, construída na 2ª metade do séc. XV,ocupou o lugar de uma antiga torre românica.


PRAÇA VENCESLAU (VÁCLAVVSK NÁMÉSTÍ)

Palco da Revolução de Veludo em 1989. Com a estátua de São Venceslau e o NÁRODNÍ MUZEUM: museu nacional neo renascentista, com peças de história natural, arte e música).














MUSEU DO COMUNISMO
MUSEU DE CERA
MUSEU DO SEXO
FILARMÔNICA DE PRAGA
MUSEU DE ARTES APLICADAS
RUA PARIS: Com lojas de grife
FACULDADE DE DIREITO

PONTE MOST

Vista para o parque onde fica o estádio de Futebol e uma batuta vermelha que significa que rege a vida dos praguenses.





















VINOHRADY - Área residencial, onde se estendiam os antigos vinhedos reais.

JOSEFOV (Bairro Judeu) - Ocupa uma parte do bairro de Staré Mesto, antigo gueto na época medieval, maioria dos prédios foram destruídos no início do séc. XX,quando acabou a segregação por decreto do imperador Jose II, sendo reestruturado e os judeus se mudaram para locais mais nobres . Hoje há comércio de pedras preciosas, lojas de luxo e souvenirs. As sinagogas foram preservadas.

CÂMARA MUNICIPAL JUDAICA - Prefeitura do bairro, estilo barroco, onde os judeus se reuniam, com estrela dourada judia na porta, com relógio na torre e outro no tímpano, com as cifras em hebreu e as manilhas a girar em sentido anti-horário.

SYNAGOGUE STARONAVÁ


(Sinagoga Velha Nova) - Sinagoga mais antiga da Europa, ainda em funcionamento, estilo gótico, com estátua de Moisés no parque ao lado.
THE JEWISH MUSEUM IN PRAGUE (Sinagoga Marcelo)

SINAGOGA MAISEL - Estilo barroco, funciona como local de exposições

SINAGOGA PINKAS - Estilo gótico tardio reconstruída em estilo renascentista, antes morada do rabino Pinkas Na década de 50 do séc. XX, eleita sede do Monumento à memória dos 77.297 judeus checos, vítimas do Holocausto.

SINAGOGA ESPANHOLA - Estilo árabe, deve seu nome a uma comunidade de judeus espanhóis, que se mudaram para Praga para fugir das perseguições.

SINAGOGAN KLAUS - Estilo barroco, erguida sobre a antiga Escola Judaica de Low bern Bezalel, um rabino filósofo do séc. XVI.

SINAGOGA ALTA - Local de exposições sob a direção do Museu Judeu.

SINAGOGA COMEMORATIVA: A mais moderna e maior da comunidade judia de Praga, com diferentes estilos.

VELHO CEMITÉRIO JUDEU - Mais antigo e maior cemitério judeu da Europa. Ao lado, fica a Sinagoga Pinkasova, que abriga um memorial do Holocausto, com desenhos assustadores, feitos pelas crianças do gueto de Trezin, nos arredores de Praga. Enorme número de sepulturas (12000 lápides para 100000 pessoas sepultadas), amontoadas umas com outras pela falta de espaço, criando um pitoresco caos de pedras e estrelas, em alguns locais com 9 níveis de sepulturas estratificadas. As lápides são enfeitadas com relevos e inscrições hebraicas, documentando o sexo, estado civil, ofício, classe social.

HRADCANY 

É um complexo (palácio, igrejas, torres, museus, jardins, ruas, casas históricas), originalmente residência dos Reis da Boêmia, sendo atualmente o centro do Poder Político Theco, desde 1918, Residência do Presidente. Visitar a Basílica de St. George, Old Royal palacete Golden Lane, as principais atrações. Começou a ser construído no séc. VIII e é o maior Castelo da Europa, tem  o 1º Pátio com entrada principal que liga o Castelo ao bairro do Castelo,  a Porta dos Gigantes, em virtude da escultura Luta de Titãs, que se debruça sobre as pilastras situadas em ambos os lados da cancela de entrada;  2º Pátio(reconstruído por Mª Tereza de Habsburgo, com fonte de arenito, Capela da santa Cruz, Salão da Colunas com 24 colunas de mármore branco e escritórios oficiais; e o 3º Pátio com entrada para a catedral. Ao lado fica o Palácio Episcopal, escritórios do presidente. A troca da guarda acontece ao meio-dia em frente as grades do Castelo.

JARDINS DO CASTELO - Feito na época de Fernando IV de Habsburgo em 1534, com aspecto esplêndido, com inúmeras estátuas renascentistas e barrocas e reestruturado a partir de 1918 até hoje.

JARDINS MERIDIONAIS- Ao longo do perímetro sul do Castelo, formados pelo Jardim sobre a Muralha e jardim do paraíso, do séc. XVI e reestruturados no séc. XX. Com incríveis recantos botânicos, restos históricos e obras- mestras artísticas, como Pavilhão Belevue, Jardim da Flora Alpina, Jardim Hartig, Pavilhão de Matias.

JARDIM REAIS - Para o norte, por trás do Pátio do Leão, famosos pelas suas plantas tropicais, frutos exóticos e férteis hortas, foi o 1º jardim de tulipas, cujos bulbos foram importados de Istambul e depois exportados para Holanda. O acesso é feito pela Ponte da Pólvora. Entre os edifícios que adornam suas ruelas, destacam-se a Grande sala do Jogo da Bola, a Orangerie, o Palácio de Verão da Rainha Ana, chamado de Belvedere pelo esplêndido panorama, mandado erigir por Fernando I para sua esposa Ana entre 1535-1563.

JARDINS DO PALÁCIO SITUADO AOS PÉS DO CASTELO - Conjunto de jardins, situado aos pés do que fora um sistema de bastiões de defesa.

CAVALARIÇOS - Hoje área de exposições.


CATEDRAL DE SÃO VITO (KATEDRÁLA SV. VITA)

Maior do país, padroeiro dos epilépticos, tem parte do ombro de São Guido. Estilo gótico francês, semelhante a Catedral de Notre-Dame, com vitrais de cristais da Boemia. Em 925 São Venceslau construiu a rotunda de São Vito, a sua futura sepultura, um pequeno edifício pré-romano, ao qual se anexou em pouco tempo a residência dos bispos. Em 1344 o rei Carlo IV mandou construir uma nova catedral gótica, com inspiração francesa. Depois foi incendiada em 1541, saqueada pelos calvinistas em 1620, atacada pelos prussianos 100 anos depois e em 1760 atingida por um raio, que desencadeou outro incêndio e teve a única torre derrubada. A reativação dos trabalhos de edificação só recomeçara em 1872 e concluída em 1929, Túmulo de São João Nepomuceno, vigário geral, morto pelo rei Carlos, por não revelar os segredos de confissão da rainha, padroeiro das pontes e dos confessores. Ao lado da nave principal, fica a Capela de São Wenceslau, onde estão seus restos mortais. Tb tem a coleção das jóias reais Tem 124m de comprimento e mais de 33m de altura, com 1 nave central e 2 naves mais baixas.  A nave central tem magnífica abóbada reticular e luminosa vidreira da roseta com mais de 27000 peças de mosaicos em vidro colorido, que desenha cenas da Criação. No centro da nave, a sepultura de São Adalberto. Ao leste, o transepto que atravessa a nave mais ou menos pelo lugar onde no séc. XV se interromperam os trabalhos de edificação da catedral. Vigiam esta intersecção as 8 estátuas dos santos padroeiros da Boemia: Adalberto, João Nepomuceno, Ludmila, Norberto, Procópio, Segismundo, Venceslau e Vitor.
Por baixo de suas amplas vidreiras, serpenteia um elegante deambulatório (trifório interno), enriquecido por uma excepcional galeria de esculturas. Em baixo, sucedem-se numerosas capelas. O braço meridional recebe luz dum resplandecente janelão neogótico, em cuja vidreira, representam-se cenas do Juízo Final. Encontra-se o Mausoléu Real, construído pelos Habsburgos, atrás da estátua do Cristo ressuscitado, com as figuras de Fernando I, sua mulher Ana e seu filho Maximiliano II e onde repousam restos de vários membros da família imperial.
A capela lateral de São Venceslau tem belo ciclo de afrescos nas paredes dedicados à Paixão de Cristo e outro com cenas da vida do santo e quase 1350 pedras semi-preciosas e custodia as relíquias do príncipe Venceslau, santo padroeiro da da Boemia. No flanco sul, há pequena porta que dá acesso à escada que vai dar na Câmara de Coroação.

PALÁCIO REAL (STAÝKRÁLOVSKÝ PALÁC) - Residência Real até o Século XVI. Apresenta dezenas de salas estonteantes, sendo a principal o salão gótico Hall Vladislav, onde os antigos reis eram coroados com 62 m para festas e banquetes oficiais e torneios de cavalos. Hoje, é onde ocorre a posse dos presidentes. Desde o oratório real da Catedral sai uma passagem coberta que conduz diretamente ao palácio, situado na parte sul do 3º pátio. Fundado no séc. XII, foi ampliado significativa por Carlos IV no séc. XIV, abandonado posteriormente após longo período de guerras, recuperou a função real com o Rei Vladislao a partir de 1483, sendo feitas intervenções e construída a Sala Vladislao, com 62m de comprimento 16 de largura e 13 de altura, na época maior sala da Europa, com magnífico desenho das nervuras na abóbada curvilínea. Aqui se celebravam torneios a cavalo, cujo acesso era feito pelas Escada dos Cavaleiros, com acesso desde a praça São Jorge.

PALÁCIO Mª TEREZA PIA FELIX - Depois asilo para nobres até o início da 2ª Guerra.


BECO DOURADO ou Rua de Ouro (Golden Lane) (ZLATÁ ULICKA)

Estreita rua de pedras, ladeada de chalés renascentistas do séc. XVI, substituindo as casas pobres, onde oficiavam as oficinas dos ourives, trabalhadores do castelo e depois moradia de famílias pobres, hoje transformadas em lojinhas de souvenires. Destaque para casa 22, onde Kafka viveu entre 1916-17 e o MUSEU DO BRINQUEDO no final da rua, com coleção de brinquedos em madeira tradicionais e de bonecas Barbie. Por trás do Mosteiro de São Jorge.
















PRAÇA SÃO JORGE - Onde fica o mosteiro mais antigo do país (Mosteiro de São Jorge), foi a praça principal do castelo.

MOSTEIRO E BASÍLICA DE SÃO JORGE (BRAZILIKA SV. JIRÍ) - Faz parte do convento dos beneditinos, que hoje abriga a Bohemia National Gallery, museu com arte antiga da Boemia. Construída em 920 por Vratislao, para guardar os restos da 1ª Mártir Tcheca, a Princesa Ludmilla e sua mãe e de seu filho Venceslau. Em 973, após a construção do mosteiro adjacente, ampliou-se a igreja, transformando-a numa basílica. No séc. XVII retoca-a em estilo barroco e constrói-se a capela de São João Nepomuceno. Destruído no incêndio de 1541, foi reconstruído em Estilo Renascentista. Em 1782, foi transformado em quartel. Atualmente a igreja permanece e o mosteiro alberga desde 1975, uma secção da Galeria Nacional de Praga. A cópia da estátua de São Jorge e os dragões sobressai ao lado da Catedral (a original fica no antigo Palácio Real).

OBRAZÁRNA PRAZSKÉHO HRADU - Abriga coleções de pinturas barrocas.

LOBKOWSCZ PALACE - Na frente do mosteiro, abriga o Museu Nacional e o Museu da família real Lobkowicz, e o Toy Museum (bonecas de porcelana e soldadinhos e carrinhos de chumbo).

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LORETO - Considerado uma das metas religiosas de peregrinação mais frequentadas da Boêmia. Por cima da entrada principal, uma série de esculturas de santos e escudos em mármore. A torre barroca do campanário possui um carrilhão de 27 sinos que a cada hora, produz uma harmoniosa melodia em honra da Virgem Maria.

MALÁ STRANA (CIDADE PEQUENA) - Área de Casas e Palácios do Séc. XVII, I ligada ao castelo por escadaria . Foi incendiado em 1500 . Hoje casa de autoridades, embaixadas, Senado e Assembleia.

PRAÇA DA CIDADE PEQUENA (MALOSTRANSKÉ NAMESTÍ) - Praça movimentada, com edifícios imponentes e elegantes colunatas, no centro da cidade pequena.

RUA NERUDOVA - Parte de Malostranské namesti até o castelo, com belas residências burguesas com brasões, emblemas e portas típicas, em estilo barroco tardio.

IGREJA DE SÃO NICOLAU (CHRÁM SV. MIKULÁSE) - Igreja em Estilo Barroco, onde Mozart tocou órgão, no centro da praça Antes dos jesuítas, que a converteram no baluarte da Contrarreforma na Boêmia, com magnífica fachada barroca de 2 níveis, alta cúpula de 79m com pintura que representa cenas da vida de São Nicolau e interior suntuoso com decorações barrocas.

IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA ou VITORIOSA (KOSTEL PANNY MARIE VITEZNÉ) 

Igreja dos carmelitas famosa por sua estátua do Menino Jesus de Praga, trazida da Espanha por uma nobre espanhola e doada por sua filha, que conseguiu engravidar após promessa. É de madeira com cabeça de cera e 28 cm.




















FRANZ KAFKA MUSEUM - Escritor nascido em Praga em 1883 numa família judia pertencente à média burguesia, autor de algumas novelas e dos contos mais significativos do sec XX, morreu em Viena em 1924 e foi enterrado no novo cemitério judeu de Praga.

BERTRAMKA PETRIN - Montanha tranquila e arborizada sobre a qual há uma réplica menor da Torre Eiffel (TORRE DE OBSERVAÇÃO DE PETRIN). Ao lado, há um pequeno castelo neogótico com um labirinto de espelhos.

ILHA KAMPA - Extenso parque que se estende entre o Most Legii e o Mánesûv most. Separada do bairro de Malá Strana pelo Certovka, um dos braços do Moldava. Na parte ocidental, a ponte Carlos apóia-se na ilha. Na parte norte, o pequeno curso de água que atravessa a “Veneza de Praga”, com bloco de edifícios típicos com seucanal e casas pitorescas.

NOVÉ MESTO (CIDADE NOVA) - Distrito comercial e financeiro de Praga.

CASA DANÇANTE (Ginger e Fred) - Prédio que parece estar dançando, construída entre 1994-1996, é um dos símbolos da nova Praga. Inspira-se nos famosos bailarinos Ginger Rogers e Fred Astaire e é sede dos escritórios Nacionais Holandeses.

ANTONÍN DVORÁK MUSEUM

KARISTEJN CASTLE - a 35km de Praga, é o mais importante Castelo Gótico do País.

TORRE DE ZIZKOV - Construída de 1985-1992, é uma estrutura de aço de 216m, que proporciona sinal de TV e rádio à cidade e esplêndida vista de Praga, a qual pode-se subir de elevador à plana panorâmica e restaurante.

FONTE DANÇANTE - Situada na frente ao moderno pavilhão de feiras de Praga, com milhares de luzes coloridas entre os jatos de água que dançam ao ritmo de uma música.

MOSTEIRO DE STRAHOV - Realizado em meados do séc. XII, devastado por um incêndio em 1258, parcialmente reconstruído em estilo gótico, foi incluído por Carlos IV dentro das muralhas de Praga. Nas imediações da Igreja da Nossa Sra. da Assunção, situam-se os locais do mosteiro destinados a albergar o Museu de Literatura Nacional. A biblioteca do mosteiro, com enorme acervo, tem também como destaque a Sala de Teologia e a de Filosofia.

CLEMENTINUM - Antes Colégio dos Jesuítas, é o maior conjunto arquitetônico da capital depois do Castelo. A fachada principal apresenta ornamentos de estuco e bustos de imperadores romanos. No interior, tem a sua sede, a Biblioteca Nacional. Tem A Torre Astronômica, antes sede do Observatório Astronômico do Clementinum.

IGREJA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO DE VYSEHRAD - Na colina de Vysehrad, com seus campanários gêmeos que dominam as casa que se debruçam sobre a margem direita do rio Moldava, construídas em estilo cubista. A fachada do templo ergue-se entre os 2 campanários gêmeos.

CEMITÉRIO MONUMENTAL - Era um cemitério medieval, anexo à Igreja de são Pedro e São Paulo e na metade do sec XIX transformado num monumento dedicado à arte e cultura tcheca. No fundo se recorta o Panteão, construído em 1890 para comemorar as glórias nacionais.

PALÁCIO WALLENSTEIN - Residência construída no início do séc. XVII pelo general Albrecht Wenzel Eusebius Von Wallenstein, concebido por arquitetos italianos, hoje sede do Senado. Forma parte do conjunto o Jardim Wallenstein de Estilo Italiano Barroco.

PALÁCIO VRTBA - Construído no Séc. XVII em Estilo Renascentista, co jardim em estilo barroco, com esculturas inspiradas na mitologia grega.

MUSEU DA CERVEJA - Da cervejaria U Fleku, uma das mais renomadas da Republica Tcheca, com produção de cerveja com métodos tradicionais. Pode-se degustar a cerveja e pratos da cozinha Boêmia.




FOTOS  PRAGA

HRADCANY

É um complexo (palácio, igrejas, torres, museus, jardins, ruas, casas históricas)


































A CIDADE










































IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA ou VITORIOSA (KOSTEL PANNY MARIE VITEZNÉ)



(É famosa por sua estátua do Menino Jesus de Praga)





















A ideia de oferecer uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida a Praga partiu de um convite, feito em dezembro de 2006, pelo embaixador brasileiro no país, Affonso de Alencastro. Em março de 2007, o pedido foi oficializado pelo arcebispo de Praga, o Cardeal Miloslav Vlk. A resposta do Santuário Mariano de Aparecida, onde está a imagem original, não se fez esperar.
Pela primeira vez, Nossa Senhora Aparecida é entronizada na Europa Central. A imagem da Padroeira do Brasil, fac-símile numerado do qual só existe mais um exemplar na Europa, em Portugal, fica ao lado de Menino Jesus de Praga, na Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, na capital da República Tcheca.








































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário