Santiago (Chile)














                           SANTIAGO


LOCALIZAÇÃO: No vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes, a cerca de 100 km do Oceano Pacífico, na Região Metropolitana de Santiago. Altitude média: 567 metros em relação ao nível do mar. 

GENTÍLICO: Santiaguino 

ÁREA: 641 km² 

RIO PRINCIPAL: A cidade de Santiago está localizada na bacia hidrográfica do rio Maipo, que possui uma superfície de aproximadamente 15 380 km². Seu curso principal nasce na Cordilheira dos Andes, ao sudeste de Santiago, próximo a um vulcão homônimo, e desce pela cordilheira em um cânion chamado de Cânion do Maipo. Nessa área, aparecem três importantes afluentes: o rio Volcán que nasce próximo ao vulcão San José e apresenta algumas termas como Baños Morales; o rio Yeso, cujo curso superior se localiza na represa El Yeso (principal reserva de água potável de toda a região Metropolitana), e o rio Colorado. Ao sair da zona da pré-cordilheira, o rio Maipo entra na Cuenca (bacia) de Santiago, aproximando-se da área urbana da capital, demarcando a fronteira entre a comuna de Puente Alto e a comuna de Pirque. Depois, o rio segue rumo ao sudoeste, sendo de grande importância para o desenvolvimento agrícola das áreas rurais que cercam a cidade, para finalmente seguir seu caminho até o Oceano Pacífico, na cidade de Llolleo, na V Região de Valparaíso.
No entanto, o rio mais importante para a cidade é o rio Mapocho, que é o principal afluente do rio Maipo, se encontrando com ele no setor de El Monte, no sudoeste da cidade. O rio Mapocho corta a cidade do aeroporto até a Cordilheira dos Andes e no seu percurso, existe um túnel que passa por baixo dele. Suas águas são limpas, porém sedimentosas, de cor escura.













CLIMA: Mediterrânico continentalizado, clima temperado com chuvas no inverno e estação seca prolongada, com estações do ano bem definidas. Chove relativamente pouco em Santiago. Os meses mais chuvosos são junho e julho, no inverno. No verão praticamente não chove e Santiago apresenta grandes variações de temperatura. Já nos meses de outono e inverno, a temperatura cai radicalmente. Durante os meses de inverno, o fenômeno conhecido como Inversão Térmica costuma trazer à cidade muita névoa, associada a elevados índices de poluição atmosférica. Costuma nevar nas proximidades de Santiago, mas raramente neva na capital, apenas nas montanhas vizinhas. A localização de Santiago dentro de uma cuenca (bacia) é um dos fatores que mais influenciam no clima da cidade. A cordilheira da Costa serve como um variador climático, por se opor à propagação da influência oceânica, o que contribui para o aumento da oscilação térmica anual e diária (a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas diárias pode chegar aos 18 °C) e para uma umidade do ar relativamente baixa (média anual de 70%). No mais, a cordilheira da Costa impede a entrada de massas de ar, a não ser certa nebulosidade baixa costeira que entra na cuenca através dos vales fluviais. 



POPULAÇÃO: Cerca de 5,4 milhões de habitantes, concentrando 35,9% da população total do país. 

ADMINISTRAÇÃO: Atualmente, a cidade é repartida em diversas autoridades, o que atrapalha a sua administração como uma única entidade. Segundo a atual estrutura territorial chilena, o território está dividido em três níveis (regiões, províncias e comunas), mas Santiago não se enquadra perfeitamente em nenhum deles. A Região Metropolitana de Santiago foi criada em 1976 para englobar uma área metropolitana, criada dois anos antes, a partir da antiga província de Santiago. A cidade é composta por 36 comunas. Em geral, dois tipos de órgãos administram a cidade. De um lado estão os 37 municípios, encarregados da administração local de cada comuna, dirigidos por um prefeito e assessorados por um conselho, eleito por votação popular; do outro, os encarregados da administração superior da Região Metropolitana, que são o Governo Regional (formado pelo Conselho Regional e eleito indiretamente e o Intendente, que o preside e é escolhido diretamente pelo Presidente da República. Quando a Região Metropolitana de Santiago foi formada, não se criou o cargo de governador provincial. Portanto, na Região Metropolitana de Santiago, esse cargo corresponde ao de Intendente. Em 2001 foi criado o cargo de Delegado provincial, que exerce as funções de governador, representando o Intendente, mas com poder muito menor que o dele. 

DIVISÃO ADMINISTRATIVA: Chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é o maior, mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. A cidade de Santiago ocupa a província de Santiago e 4 comunas vizinhas (Padre Hurtado, San Bernardo, Pirque e Puente Alto), denominada Região Metropolitana de Santiago, sendo dividida em 36 comunas: Cerrillos, Las Condes, Pudahuel, Cerro Navia, Lo Barnechea, Puente Alto, Conchalí, Lo Espejo,Quilicura, El Bosque, Lo Prado, Quinta Normal, Estación Central, Macul, Recoleta, Huechuraba, Maipú, Renca, Independencia, Ñuñoa, San Bernardo, La Cisterna, Padre Hurtado, San Joaquín, La Florida, Pedro Aguirre Cerda, San Miguel, La Granja, Peñalolén, San Ramón, La Pintana, Pirque, Santiago, La Reina, Providencia, Vitacura. 

PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Serviços, comércio e indústria. A cidade de Santiago é o principal centro financeiro e comercial do Chile e um dos mais importantes da América Latina. Quase 80% do produto interno bruto regional provem do setor terciário (26,16% do PIB aos serviços financeiros e empresariais; 13,99% devido ao comércio; 16,50% a indústria). O setor agropecuário apenas 1,06% e a mineração 0,93%, principalmente à mineração de cobre. O Chile é o 1º produtor mundial de cobre e frutas secas, 2º de lítio e salmão e 4º de vinho. Em Santiago estão localizadas as principais instituições econômicas do país, incluindo a Bolsa de Comércio de Santiago (cujo principal índice bursátil é o IPSA), e a maioria das sedes de empresas nacionais e multi-nacionais, como LAN, Farmácias Ahumada, Santa Isabel, Falabella, Nestle, HP, Reuters, JP Morgan, Intel, Coca-Cola, Unilever, Nestlé, Kodak, BHP Billiton, IBM, Motorola, Microsoft, Ford, Toyota, Yahoo, entre outras. Graças a tratados de livre comércio, assinados desde a década de 2000 com os Estados Unidos, União Europeia, República Popular da China, Japão, Coreia do Sul, entre outros, diversas empresas internacionais têm utilizado Santiago como uma plataforma de entrada ao mercado latino-americano. Sanhattan é o centro financeiro da cidade. 

HISTÓRIA

Estima-se que a região que hoje corresponde a Santiago tenha sido inicialmente habitada por caçadores nômades, que sobreviviam da caça do guanaco, mamífero da mesma família dos lhamas. Somente a partir do Século IX teria sido estabelecida uma comunidade fixa às margens do rio Mopocho. Com o passar dos séculos, floresceu na America do Sul o Império Inca, civilização que ocupou grandes áreas ao norte do Chile e da Argentina, Peru, Equador, partes da Bolívia e Colômbia. Sua civilização chegou a ocupar área de 2 milhões de Km², a mais extensa dentre todas civilizações pré-colombianas. 

Pedro de Valdivia, explorador e militar, deixou a Espanha em 1535, em direção ao novo mundo, visando descobrir riquezas, colonizar novos territórios e expandir cada vez mais o Império Espanhol. Valdivia fazia parte das forças lideradas pelo célebre explorador Francisco Pizarro, e recebeu deste, ainda no Peru, a incumbência de prosseguir ainda mais em direção sul, expandindo o domínio espanhol nas Américas. Ele chegou à região do rio Mapocho em dezembro de 1540 e por causa do clima agradável, vegetação abundante e boas condições estratégicas para a defesa do lugar, decidiu que seria o local ideal para fundar uma nova cidade, o que ocorreu em 12 de fevereiro de 1541, com o nome de Santiago de Nueva Extremadura, como uma homenagem a São Tiago de Extremadura, Santo Patrono da Espanha.
A cerimônia de fundação ocorreu no "Cerro Huelén" (renomeado por Valdívia como Cerro Santa Lúcia). 














Os Incas mostraram-se hostis e em pouco tempo entraram em guerra contra os espanhóis. Uma das batalhas mais importantes ocorreu em setembro de 1541, quando o chefe inca Michimalonco liderou um grande ataque à colonia fundada por Valdivia. Quase todas as construções de Santiago foram destruídas. Apesar de sua hostilidade, os indígenas não conseguiram repelir os conquistadores espanhóis, os quais contavam com armas e equipamentos superiores. Mesmo assim, os espanhóis precisaram de décadas e de ajuda de tropas adicionais, enviadas do Peru, para subjugar completamente os nativos chilenos. 

Após o período de guerras, a cidade começou a desenvolver-se com mais rapidez. A primeira Catedral foi erguida em 1561. Outras obras importantes a seguiram, como a Ponte Calicanto, ligando as duas margens do rio Mapocho. Em 1770, Agustín de Jáuregui, representante do governo espanhol em território chileno, contratou o arquiteto italiano Toesca Joaquin para projetar diversos prédios, como a fachada da Catedral da cidade, a casa da moeda (prédio que futuramente iria transformar-se no Palácio Presidencial) e uma estrada até Valparaiso, no litoral. 

O fim do domínio espanhol sobre o Chile aconteceu a partir de 1810, com o estabelecimento da primeira Junta Nacional de Governo. Foi determinante, na época, a participação de Bernardo O'Higgins, considerado como um dos Pais da Pátria. A independência do Chile foi proclamada em 12 de fevereiro de 1818, no mesmo dia em que aconteceu a Batalha de Chacabuco, quando os chilenos, liderados por Bernardo O'Higgins, enfrentaram tropas espanholas ao norte de Santiago. Com a conquista da independência em 1818, logo foi nomeada capital, nesse mesmo ano. O documento de independência chilena foi reconhecido pela Espanha somente em abril de 1844. 

Com a chegada do Século XX, Santiago já era o centro mais importante do país, graças ao surgimento das primeiras indústrias enquanto Valparaiso, até então, a cidade mais importante do Chile, ficava para trás. 

Nas comemorações do Centenário da República, em 1910, grandes obras urbanas foram executadas e Santiago começou a se transformar em uma cidade moderna a partir da década de 1930, com a construção do Bairro Cívico, em torno do Palácio de La Moneda. A cidade se expandiu até as periferias e, em 1940 nasce o conceito da Gran Santiago (Grande Santiago) chegando a quase 1 milhão de habitantes. 

Em 1975, foi inaugurado o Metropolitano de Santiago, um grande avanço para o transporte da cidade. 

Por séculos, terremotos têm sacudido a região de Santiago. Entre os mais violentos, os de 1822 e de 1835. Em 1985, um sismo destruiu algumas importantes construções históricas no centro da cidade. A reconstrução da cidade por motivo de catástrofes naturais, vem de verbas guardadas para emergências, advindas da extração do cobre. 

Resultado de seu radical crescimento e desenvolvimento econômico e social, intensificado com seu boom econômico na década de 1990, Santiago pertence ao grupo dos maiores e mais importantes centros financeiros da América Latina.

PONTOS TURÍSTICOS 

Santiago é a capital do Chile e também o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país. Por se encontrar geograficamente em um vale, rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, sofre de problemas de contaminação atmosférica, que são especialmente graves durante a época de inverno. É uma das capitais mais seguras da America do Sul. A cidade se estende ao longo do rio Mapocho e tem, como pano de fundo, a Cordilheira dos Andes. Teve um crescimento urbano planejado, e ruas e avenidas estão dispostas de forma a permitir um deslocamento eficiente e fluído. O modo como a cidade foi se organizando é uma verdadeira linha do tempo. Centro, Lastarria e Bellavista são as regiões mais antigas, com ruas estreitas. Depois vem Providencia, um bairro bastante residencial, mas também comercial e nasceu nos anos 60. Logo acima vem a moderna Santiago representada pelos bairros de Vitacura e Los Condes, repleto de prédios imensos e modernos, hotéis excelentes, shoppings e uma infinidade de bons restaurantes. A elite chilena se concentra nessa parte da cidade. As principais vias expressas de Santiago são a Costanera Norte (liga a parte leste da cidade ao centro) à estrada 68, que conduz ao litoral e a Vespucio Express (anel rodoviário). Algumas das principais avenidas são a Libertador Bernardo O'Higgins, Vitacura, Tobalaba, Presidente Kennedy, Francisco Bilbao e 11 de Septiembre. 

Santiago tem cerca de 30 bairros (ou regiões), em torno do bairro central (também chamado Santiago). Ao norte situam-se os bairros de Independencia e Recoleta. À leste estão Vitacura, Los Condes, La Reina e Peñalolén. No sul destacam-se as regiões de El Bosque, La Cisterna e San Ramón. E a oeste encontram-se Maipú, Pudahuel, Estación Central e Cerro Navia. Na cidade, o número de áreas verdes equivalem a 2,5% da área urbana consolidada. É bastante arborizada, principalmente com plátanos orientais e cerejeiras.

PALÁCIO DE LA MONEDA

Localizado entre PRAÇA DE LA CIDADANIA, em frente à Avenida Libertador Bernardo O'Higgins (considerado o pai da pátria, foi o primeiro governante após a independência), onde ficam as estátuas dos heróis José de San Martin, O’Higgins e Carriera e a PRAÇA DE LA CONSTITUICION (tem 15 bandeiras, que representam as 15 regiões chilenas). É a sede do governo do Chile e do poder executivo. Desenvolvido, entre 1786 e 1812, pelo arquiteto italiano Joaquin Toesca, visava abrigar a Casa da Moeda Chilena, e somente em 1845 o prédio passou a desempenhar a função de Palácio Presidencial. Foi habitado pelos presidentes da república só até o final do governo de Carlos Ibañez del Campo em 1958, hoje só funciona como escritórios oficiais. Seu momento mais dramático foi na revolução de 1973, quando o Palácio foi bombardeado pelas tropas do General Pinochet, no movimento que levou à deposição e suicídio do então presidente Salvador Allende. Diversos documentos históricos foram destruídos durante os ataques ao palácio, inclusive a declaração de independência chilena, de 1818. Com o término da ditadura de Pinochet, em 1981, o prédio voltou a ser pintado com sua cor branca original e teve também resgatadas outras tradições que haviam sidos suspensas. Em frente ao palácio, é possível apreciar a guarda presidencial a cavalo, substituída a cada hora, sendo que às 11 da manhã, em dias alternados, acontece uma cerimônia mais completa de troca da guarda de carabineiros, responsáveis pela proteção civil, fronteiras, trânsito e guarda presidencial, na praça de la Constituicion. A Bandeira do Bicentenário (colocada em comemoração ao bicentenário da independência do país) fica na área em frente ao palácio, voltada pra praça de la Cidadania, onde está representado a Cordilheira e o Oceano com suas fontes. No entorno do palácio, vários órgãos públicos O conjunto arquitetônico compõe o chamado Bairro Cívico. 

CENTRO CULTURAL LA MONEDA

Inaugurado em 2006, no piso inferior do Palácio de la Moneda, com exposição de Frida Khalo e Diego Rivera.
Tem exposições permanentes e temporárias, sendo a maioria delas sobre o Chile, seu povo, cultura e costumes.Tem a Sala Andes e a Sala Pacífico. Destaque para um mapa temático detalhado do Chile, com 50 metros de comprimento. Nele fica o Centro de Documentação de Artes Visuais e Cinemateca Nacional. Entrada gratuita de terça a Domingo das 9 às 12 horas e 2000 pesos depois das 14 horas.












INTENDEÊNCIA DE SANTIAGO

Onde trabalha, o Intendente, nomeado pelo presidente para governar a capital.






















TORRE INTEL

















PASSEO BULNES











PARQUE ALMAGRO













IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Inspirada na Sacre Couer de Paris. Fica após ao parque Almagro













MUSEU CHILENO DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA

Próximo ao Palácio de La Moneda, eleito um dos melhores e mais completos museus sobre a cultura pré-colombiana do mundo, exibe artefatos indígenas de até 10 mil anos das Américas do Sul e Central, até a chegada dos espanhóis. Fica em frente ao Tribunal de Justiça e ao fundo do antigo Palácio do antigo Congresso Nacional do Chile, atual sede do Ministério Das Relações Exteriores.










PLAZA DE ARMAS

É a praça central da cidade. Surgiu em 12 de fevereiro de 1541, com o nome de Praça Maior, ao ser fundada a cidade de Santiago de Nueva Extremadura. Como toda cidade fundada por espanhóis no Século XVI, tinha um planejamento semelhante a um tabuleiro de damas. No entorno da praça situavam-se os prédios administrativos da então colônia espanhola, mercados e áreas comerciais. O nome da praça tem origem no depósito de armas e munições espanholas, que aqui se situavam na época colonial.
Tem a estátua de Pedro de Valdívia. As principais atrações na região da Plaza de Armas são a Catedral Metropolitana, o prédio do Correio Central, o Museu Histórico Nacional e a Municipalidade de Santiago. Nos arredores da praça, encontram-se diversas áreas comerciais, a começar pelo tradicional Portal Fernández Concha, centro comercial instalado em um prédio de 1869, e que tornou-se famoso principalmente devido a seus restaurantes de comida típica.











CATEDRAL METROPOLITANA DE SANTIAGO


Construção de 1848, na verdade o 5º templo erigido neste mesmo lugar, que fica na Plaza de Armas (as 2 primeiras construções foram queimadas pelos mapuches e 3ª e 4ª, destruídas por terremotos). Foi originalmente construída no Século XVI e desde então passou por diversas reformas que a deixaram com o estilo neoclássico que se vê hoje. Desde aquela época a igreja é um marco importante para a cidade, que tem uma grande concentração de católicos. A santa padroeira é Nossa Senhora del Carmo Horário: aberto para vistas das 9 da manhã até às 7 da noite de segunda a sábado, e das 9 ao meio-dia de domingo. Em alguns desses horários também acontecem missas O interior da Catedral Metropolitana de Santiago possui uma bela decoração, além de afrescos.




CORREIO CENTRAL

No período colonial, era utilizado como palácio dos governadores do Chile até 1846, quando a presidência foi transferida para o Palácio de La Moneda.














MUSEO HISTÓRICO NACIONAL

Com 70000 peças usadas por protagonistas da história do Chile. Antes era onde funcionava o palácio de Justiça e ficava ao lado da antiga prisão.












MUNICIPALIDADE DE SANTIAGO

Prefeitura da Comuna de Santiago. No início era a sede do Cavildo (Congresso).















MERCADO CENTRAL DE SANTIAGO

A cerca de 3 quarteirões da Plaza de Armas, existente desde 1872, com estrutura trazida da Europa, substituindo a antiga Plaza de Abastos.
Com uma belíssima cobertura metálica, é um dos centros gastronômicos mais famosos da capital, com bons restaurantes, grande parte deles de comida típica chilena e pescados e uma grande variedade de alimentos frescos, especiarias e lojas de souvenirs, além de produtos regionais. HORÁRIO: das 9:00 às 17:00 de segunda a sexta, e das 7:00 às 15:30 nos finais de semana.












CENTRO CULTURAL ESTACIÓN MAPOCHO

Símbolo arquitetônico da influência europeia no Chile, graças ao estilo neoclássico, inicialmente concebido como terminal da rede norte da Ferrocarries del Estado (empresas de ferrovias do estado), atualmente um centro cultural, acolhendo eventos como a Feira Internacional do Livro em Santiago.









CLUBE DE LA UNION

Este clube foi fundado com o objetivo de reunir a aristocracia do final do século XIX. Pouco depois da inauguração, tornou-se o mais importante centro social e político do país. Os primeiros cem membros formaram a elite social da época.

O edifício atual, encarregado do arquiteto Alberto Cruz Montt, foi construído entre 1916 e 1925. Seus salões e conjuntos são uma amostra viva da opulência experiente naquela época.

Em suas paredes estão pintadas por chilenos Pedro Lira, Alberto Valenzuela Llanos, Pedro Subercaseaux e Álvaro Casanova.

Hoje é uma etapa quase obrigatória para grandes reuniões diplomáticas, banquetes oficiais e festas sociais exclusivas.

Foi declarado Monumento Histórico em 1981.


BOLSA DE VALORES DE SANTIAGO

Na rua Nova York.





















TEATRO MUNICIPAL DE SANTIAGO

Ópera Nacional do Chile, centro cultural mais antigo e importante do Chile, construído em 1857, em estilo neoclássico na rua Augustinas. Abriga os artistas de maior destaque nas artes líricas e musicais, tanto do Chile, quanto do exterior. A temporada de ópera, concertos e balé é tradição na cidade. Tem domingos musicais com entrada gratuita e visitas guiadas.





BASÍLICA LA MERCED

Que inspirou o tango argentino El Cajon de la Merced. Fica próximo ao teatro.



















IGREJA SANTO AGOSTIN  - Fica atrás do Teatro 


CASA CENTRAL UNIVERSIDADE DO CHILE













IGLESIA DE SAN FRANCISCO

Igreja católica mais antiga de Santiago, com origem em 1541, em 1998, foi considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Situa-se na avenida Libertador Bernardo O'Higgins, próximo à estação Santa Lucia do metrô. Tem a primeira imagem católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.












MUSEO COLONIAL SAN FRANCISCO

Monumento nacional mais antigo do país, anexo a igreja, abriga diversas relíquias religiosas do período colonial.



















BAIRRO PARIS LONDRES

Bairro histórico, tombado, cujo acesso se dá pela rua ao lado do Museu San Francisco, onde há hotéis, escritórios, restaurantes, universidades, e outros. Construído por imigrantes franceses e ingleses, principalmente a partir da decadência do porto de Valparaíso, quando vieram investir principalmente na produção de vinhos, aproveitando a semelhança climática da região com a Europa Central. Destaca-se na entrada do bairro, o Museu Casa da Tortura da Ditadura Militar, para lembrar o período, com o nome dos mortos na calçada.







BIBLIOTECA NACIONAL DO CHILE

Com 3 fachadas (alemã, italiana e francesa),
ao lado do Cerro Santa Lúcia. Com mais de 3,5 milhões de peças.










CERRO SANTA LUCÍA

Com pouco mais de 60 metros de altura, é o ponto onde Pedro de Valdivia fundou Santiago, em 1541, representado por uma pedra na frente da colina.
Desde o final do Século XIX, é um parque inspirado no paisagismo europeu, com uma entrada monumental, escadaria em espiral, adaptando as antigas fortalezas militares, como o Castelo de Hidalgo para entretenimento, repleto de monumentos, fontes e jardins, ruelas e escadas de pedras, que levam a mirantes, de onde se pode admirar o centro da cidade. Entrada gratuita.









PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA 

BAIRRO DE LASTARRIA - Seis quadras acima do Centro, com construções projetadas e realizadas no início do Século XX, ganhou vida nova ao longo dos tempos, atualmente é um bairro universitário, artístico, com cafés, bares, restaurantes, ateliers, galerias de arte, lojas de design, museus e universidades
Tem como porta de Entrada o GAM. Tem cerca de apenas 8 quadras. 

CENTRO CULTURAL GAM (Gabriela Mistral)

Maior centro cultural da América do Sul, abriga teatro, dança, artes plásticas e uma das maiores bibliotecas da cidade, cafés e lojas. Em Lastarria.













PARQUE FLORESTAL

Paralelo ao Rio Mapocho, nas proximidades do bairro de Lastarria, é o mais tradicional de Santiago, criado como complemento ao Museu de Belas Artes. Vai desde a Praça Italia ou Almaceda Praça Baquedano (onde fica o Obelisco, Monumento ao soldado desconhecido, para celebrar os soldados que lutaram na Guerra do Pacífico e a estátua do General Baquedano e a escultura O Leão e o Anjo, símbolos da nobreza e bravura dos Mapuches, até as proximidades do Mercado Central.
Com 17 hectares, se destacam esculturas, como o Fuente Alemana e ornamentado principalmente com plátanos orientais.

















MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES (MNBA)

A cerca de 1 Km do Mercado Central, foi inaugurado em setembro de 1880, sendo o mais antigo museu da área na América do Sul. Se mudou para o Palácio de Belas Artes, em 1910. A área em que se situa, foi toda desenhada por franceses.
Na sua fachada é possível ver um mosaico que faz referência a importantes arquitetos, pintores e escultores da história da arte mundial. Destaque para a obra Combate Naval de Iquique, a mais representativa do Chile, que demonstra uma das batalhas da Guerra do Pacífico. Atualmente conta com mais de 5 mil peças de artistas nacionais e internacionais e indo desde os tempos da colônia até os dias de hoje, o acervo mais rico do país. ENTRADA: gratuita HORÁRIO: de terça a domingo das 10:00 às 18:45. 











MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)

Compartilha o mesmo espaço do Museu de belas Artes com entradas diferentes. 














MUSEU DE ARTES VISUAIS - Em Lastarria 

BAIRRO DE BELLAVISTA

Na margem norte do rio Mapocho, em frente a Lastarria. Foi um bairro aristocrático, hoje um dos mais boêmios e turísticos da cidade. A Calle Pio Nono é a principal rua da região, repleta de bares e restaurantes
e o Patio Bellavista, centro de entretenimento, com restaurantes e lojas de artesanato nacional.














CASA MUSEO DE LA CHASCONA

Em Bellavista, foi uma das três casas do famoso poeta chileno Pablo Neruda no Chile (as outras ficam em Isla Negra e Valparaíso), construída para sua amante, Matilde Urrutia (La Chascona, como carinhosamente ele a chamava, nome de origem quíchua que significa A Desgrenhada, em referência a seus revoltos cabelos ruivos).
Hoje a casa foi transformada em um museu que abriga várias coleções desse grande poeta e político chileno, quadros de grandes artistas chilenos, artesanatos, prêmios, retratando um pouco da história do poeta. O acesso à La Chascona se dá apenas por visitas guiadas em espanhol, inglês ou francês, que devem ser previamente agendadas por e-mail ou diretamente no site. HORÁRIO: terça a sexta, a partir das 10h. ENTRADA: 3.500 pesos.












CERRO SAN CRISTOBAL

Colina de onde se tem uma vista panorâmica de Santiago. Pode-se subir por um funicular (fechado às 2ªs feiras), cuja estação de embarque situa-se no bairro Bellavista, no final da rua Pio Nono, a poucos metros de distância de La Chascona, teleférico (na rua Pedro de Valdívia Norte), de taxi ou andando. Na estação de embarque, compra-se os bilhetes (1.800 pesos, ida e volta).
Na metade da subida há uma parada na estação jardim zoológico, e depois o funicular prossegue até o alto do morro, onde está a principal atração do Cerro San Cristobal, a escultura da Virgen de la Immaculada Concepcion, de 14 metros, erigida em 1908, o Mirante Terraza Bellavista e o Salão Tudor. Junto ao mirante, encontra-se ainda diversas lojinhas de lembranças e um pequeno restaurante.














PARQUE METROPOLITANO

Maior parque público de Santiago, maior parque da America Latina e o 4º maior do mundo, com 737 hectare de áreas verdes. Ocupa 4 morros (Cerro San Cristobal, Chacarrilas, Los Gemelos e El Carbon). Tem o cume mais alto entre os 26 morros da Grande Santiago com 879 metros. Atualmente cercado pelas comunas de Huerchuraba, Providencia, Ricoleta e Vitacura. Foi inaugurado em 1917. Abriga o jardim japonês da cidade, o Zoo Parque e diversas trilhas, 2 piscinas públicas Tupahuee Antilen, a 1ª com um mural de pedras declarada Monumento Nacional em 2006. 

PRAÇA DA AVIAÇÃO 

FONTE BICENTENÁRIO 

PARQUE DAS ESCULTURAS 



PARQUE BICENTENÁRIO


Ao lado do rio Mapocho, na comuna de Vitacura, com 30 hectares, com ciclovias, play grounds e diferentes espaços recreativos, lagoas artificiais, com várias espécies de plantas, cisnes, flamingos e peixes. Tem várias espécies de árvores, inclusive os Sombreiros, de tronco poroso, usados para a produção de rolhas.













BAIRRO DA PROVIDÊNCIA - Conecta a antiga Santiago com a nova Santiago, é uma região residencial e comercial. Originado da doação de terras da fazenda Los Leones, da família de origem francesa Lion para as freiras da ordem da Divina Providência.

BAIRROS VITACURA E LAS CONDES

Acima de Providência, representam a área mais nobre e nova da cidade. É onde estão concentrados os melhores hotéis, lojas de grifes, principalmente ao longo da avenida Alonso de Córdoba, grandes shoppings. Em Las Condes fica a Escola Militar.













BAIRRO EL GOLF - Bairro tradicional, onde ainda se pode ver arquitetura de estilo neoclássico, marca da região residencial da aristocracia da capital na década de 50, atualmente centro empresarial e financeiro principal e mais luxuoso da cidade, com amplos arranha-céus e edifícios modernos geralmente de vidro, para ter mais iluminação natural, visando economia de energia que lhe valeu o apelido de Sanhattan, a exemplo de Manhattan, ícone mundial do poder econômico. Às quartas e sábados, ocorre na praça Peru, uma feira de produtos orgânicos e no Domingo, feira de antiguidades. 

MUSEO DA MODA - É o mais importante da América Latina neste setor, com vestuários e acessórios desde o século 15 até os dias atuais. Em Vitacura.


 PARQUE ARAUCANO


















BAIRRO ITÁLIA - Concentra lojas de design e decoração, oficinas mecânicas, restaurantes, galerias de arte, museus, colégios e universidades e comércio variado. 

BAIRRO BRASIL - Região, até há poucas décadas, bastante decadente, com prédios antigos, garagens e comércio de peças de automóveis, começou a mudar de aparência a partir dos anos 90, quando, devido ao baixo preço dos imóveis, foi ocupada por artistas e estudantes, dando início a um processo de transformação, com a restauração de dezenas de casarões e mansões históricas. Deve-se tomar como ponto de partida a rua Concha y Toro (próxima da estação do metrô Republica). Chega-se à Plaza Brasil, o coração do bairro, situada entre palácios de antigas famílias nobres de Santiago, principalmente a família Concha y Toro (fundadores da famosa vinícola), a IGLESIA DE LA PRECIOSA SANGRE, com torres pintadas de vermelho, a QUINTA NORMAL, mais antigo parque da cidade, inaugurado em 1830 com o nome de Jardim Botânico, a gótica Basílica del Salvador (avenida Almirante Barroso) e construções em estilo art noveau ao longo da Calle Cienfuegos.

QUINTA NORMAL - Parque na parte oeste da cidade, com 36 hectares e uma lagoa, pode ser acessado pela linha 5 do metrô. Desde o século XIX, abriga antigos centros de pesquisa, hoje transformados em museus, como o MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL. No entorno, destaca-se o MUSEU FERROVIÁRIO, cuja sede é uma antiga estação de trem, MUSEU ARTEQUÍN, BIBLIOTECA DE SANTIAGO, MUSEU DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS (dedicado ao período da ditadura militar ocorrida entre 1973 e 1990, inaugurado em 2010) 

ESTAÇÃO CENTRAL DE SANTIAGO - Com projeto de Gustave Eiffel

MUSEO DE LA SOLIDARIDAD SALVADOR ALLENDE  - Remete aos tempos da ditadura e homenageia o ex-presidente que buscou democratizar as artes no país. Com uma coleção de arte estrangeira mais importante do país. 

MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SANTIAGO 

MUSEU DE SANTIAGO CASA COLORADA 

MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

MUSEU INTERATIVO MIRADOR (MIM) - É o mais visitado do Chile, localizado em La Granja. Incentiva de forma lúdica e divertida, o conhecimento e aprendizado na ciência e tecnologia. 

PARQUE O'HIGGINS - Com a Arena de Santiago  Um parque de diversões e diversos jardins com lagoas. 

CEMENTÉRIO GENERAL  - Primeiro cemitério nacional e primeiro destinado a pessoas não católicas, com mais de 2 milhões de pessoas enterradas no local, heróis da independência, intelectuais, artistas e maioria dos presidentes. Pode-se marcar visitas guiadas diurnas e noturnas.

PRÉDIO TORRE TELEFÔNICA
(32 andares)

Construído na forma de um celular e que até 1999 foi o prédio mais alto da cidade.














VINÍCOLAS - Algumas das mais importantes e tradicionais vinícolas do Chile estão localizadas próximas a Santiago, nos Vales do Maipo e Aconcágua. Grande parte delas possui reconhecimento e prestígio internacional. Entre as inúmeras vinícolas, se destacam a CONCHA Y TORO, SANTA RITA E UNDURRAGA. Nos últimos anos, alguns vinhos do vale do Maipo, da uva da casta Cabernet Sauvignon, obtiveram as primeiras classificações em renomadas premiações de âmbito internacional, ao lado dos vinhos produzidos no sul de França. A obtenção das melhores terras para a plantação das videiras, até a passagem do envelhecimento do vinho em barris de carvalho franceses (de melhor qualidade, pois têm poros menores, que o carvalho americano), são alguns dos diferenciais adquiridos pelas melhores vinícolas do país. No entanto, outros fatores naturais também contribuem para tudo isso, como o solo extremamente fértil dos vales chilenos, graças à atividade vulcânica, e o bom clima dessas regiões. No mais, o país é considerado uma ilha geográfica, isolada, levando à inexistência de pragas e qualquer outro fator externo que prejudique sua tão bem preservada e distinta agricultura: ao norte, o deserto mais árido do planeta; ao leste, a gelada e extensa Cordilheira dos Andes e suas elevações com mais de 6000 m de altitude; ao sul, a Antártida, geleiras, glaciares e lagos; e por fim, ao oeste, o imenso Oceano Pacífico. Soma-se isso à fiscalização muito rígida dos órgãos governamentais, em todos os aeroportos internacionais, estradas fronteiriças e portos do país. Os vinhos devem ser armazenados numa temperatura de 8-15°, até 2 anos. Cada barril, armazena cerca de 225 litros e é usado 3-4 vezes. Depois é vendido para decoração ou produção de cervejas artesanais.
A vinícola Concha Y Toro fica no Vale do Maipo, na fazenda da família de mesmo nome, fundada em 1883.
Produz 26 tipos diferentes de uvas, que se diferenciam pela espessura da pele (quanto mais espessa, maior quantidade de antioxidantes e tanino, maior adstringência. Cada videira dura até 100 anos. A produção ocorre no Chile (80%, Mendoza, na Argentina, 15% e Califórnia, EUA 5%. A bodega Casillo del Diablo é a mais antiga da CYT, de 1850 e preserva suas características originais, ficando no subsolo, com piso de areia e paredes de tijolos, com controle natural da temperatura, molhando-se o piso, quando ela aumenta acima de 14º










ESTAÇÕES DE ESQUI - A menos de uma hora de Santiago, na direção leste, estão localizadas várias e famosas estâncias de esqui, incluindo a mais moderna da América (com a maior pista de esqui do hemisfério sul). São elas: VALLE NEVADO (a 3.000 m de altitude. É considerada a maior em pistas esquiáveis da América do Sul, EL COLORADO, FARELLONES E LA PARVA. Um pouco mais afastada, ao norte, PORTILLO, primeira estância de esqui da América, construída em 1929. Está a aproximadamente 3 horas da cidade. Valle Nevado e Portillo também têm resorts, com toda uma infra-estrutura hoteleira, gastronômica e de lazer. Grande parte destas localidades recebem anualmente delegações de esportes na neve, provenientes de vários países, além dos numerosos turistas e esquiadores amadores e profissionais. Segundo pesquisas, cerca de 70% dos hóspedes do resort Valle Nevado e 30% dos hóspedes do resort de Portillo são brasileiros, na alta temporada (julho). 

TRANSPORTE 

Plana e compacta, Santiago é boa para ser conhecida a pé. Ao mesmo tempo, a cidade possui uma eficiente rede de metrô. São 5 linhas que se interligam com o também amplo sistema de ônibus (funciona com cartão adquirido nas estações de metrô e custa cerca de 640 pesos por passagem).
O metrô tem 100 Km de extensão, 5 linhas e 110 estações, é limpo, seguro e até dá acesso a algumas vinícolas próximas de Santiago como a Concha y Toro e a Santa Carolina. A passagem custa cerca de 740 pesos. O metrô funciona normalmente até as 23 horas. 















Existe em Santiago o Onibus turístico da empresa Turistic, tipo Hop On Hop Off, para City tour, podendo-se descer em vários pontos e retomar, a cada 20 minutos. O ingresso vale pelo dia inteiro. O percurso sem paradas leva cerca de 2 horas. 

AÉREO - A cidade é a principal porta de entrada ao país através do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez também conhecido como Pudahuel, para os voos tanto nacionais como internacionais, localizado na comuna de Pudahuel, no noroeste da cidade, a 13 km do centro e do Paso Transandino Internacional Los Libertadores. Há voos diretos de São Paulo para Santiago(cerca de 4:30 horas de viagem) pelas companhias TAM, LAN e Gol. 

RODOVIÁRIO - A cidade é cortada pela Rodovia (autopista) Panamericana (CH-5). Dentro da cidade, ela se chama Rodovia Central. Pela Ruta CH-5, pode-se chegar ao norte do país através da rodovia concessionada do Aconcágua, e ao sul através da Rodovia do Maipo. A Rodovia do Pacífico (CH-68) é uma das mais utilizadas, conectando Santiago a Valparaíso e Viña del Mar; a Rodovia do Sol (CH-78), no entanto, conecta Santiago com San Antonio e outras cidades do litoral central. E por último, a Rodovia Los Libertadores (CH-57) passa pelas cidades de San Felipe e Los Andes, até chegar na fronteira com a Argentina, no Paso Transandino Internacional Los Libertadores. Existem várias empresas de ônibus interurbanos em Santiago, sendo este um dos mais importantes meios de transporte. Transportam passageiros a outras cidades chilenas e até a outros países, como Argentina, Bolívia, Peru e Brasil. Todos partem dos terminais de Alameda, Santiago, San Borja e Los Héroes, localizados no centro da cidade. No caso do Terminal de San Borja, alguns ônibus também partem para cidades próximas como Talagante, Peñaflor e Melipilla, que nos últimos anos, têm adquirido o título de cidades-dormitório de Santiago. Santiago interliga-se com Mendoza (Argentina) pela Estrada de Los Caracoles, que estendendo-se até Buenos Aires (Argentina) é classificada pelos guias turísticos como uma das 10 mais belas do mundo, transpondo os Andes. 

Para chegar ao Chile do Brasil, tem que atravessar a Argentina. A maioria dos brasileiros pega a BR 116 na direção sul e, no Rio Grande do Sul segue para Uruguaiana, cidade gaúcha na fronteira com a Argentina, utilizando a BR 290 (Rodovia Osvaldo Aranha), que passa por Porto Alegre, São Gabriel e Alegrete. A partir do Rio Grande do Sul há várias opções. Pode-se passar pela capital argentina, atravessando o Uruguai (aproveitando para visitar Montevideo e Punta del Este). Uma vez na Argentina, tem que passar por Santa Fé e Córdoba ou então Rosário e Junin para alcançar Mendoza, a última importante cidade argentina antes da fronteira com o Chile, para quem vai para Santiago. No inverno, a fronteira ou trechos da estrada entre Mendoza e Santiago podem estar fechados. De Ônibus, pode-se utilizar as empresas Pluma Internacional e a Chilebus que têm ônibus de cidades do sul e sudeste do Brasil para Santiago do Chile. Partindo de São Paulo a viagem leva cerca de 54 horas; de Curitiba, 46 horas; de Porto Alegre, 36 horas. 

FERROVIÁRIO - O sistema de transporte ferroviário chileno cresceu muito a partir da primeira metade do século XX, tendo como eixo principal a Estação Central de Santiago. No entanto, atualmente está focado principalmente no transporte de cargas até os portos de San Antonio e Valparaíso. Mesmo assim, diferentemente dos outros países da América Latina, se destaca o moderno serviço de transporte de passageiros. O Metrotren vai de Santiago a Rancagua e San Fernando. O Terrasur, de Santiago a Chillán. Todos os serviços são realizados pela empresa chilena EFE. Os trens, classificados como de velocidade-alta e elétricos, atingem uma velocidade de até 140 km/h. Todos são divididos em classe turística e classe preferente. É um meio de transporte muito utilizado, por ser econômico, confortável e eficiente. 

COMPRAS

Seja em mercados especializados ou em feirinhas de rua, os artesanatos são boa opção de presente, como os típicos xales, cobertores de lã e os ponchos, joias e objetos feitos com lapis lazuli, tradicional pedra semipreciosa do Chile e bastante usada pelos artesões locais. 

No centro situam-se, em maior parte, lojas populares; 

Nas avenidas Alonso de Córdova, em Vitacura e Nueva Costanera, o comércio é mais sofisticado, com lojas de grife, bons restaurantes, hotéis luxuosos e galerias de arte. Na avenida Isidora Goyenechea no bairro de El Golf, muitas lojas de desin Internacional e restaurantes. 

Providencia mistura área residencial e comercial de classe média. Na rua Louis Pasteur, que começa no bairro Vitacura, mais de 20 boutiques, cabeleleiros e cafés. 

A avenida Bellavista, no bairro homônimo, tem lojas interessantes e acessíveis, assim como o
Patio Bellavista, na rua Constitución. A rua de pedestres que passa em frente à Catedral, e que tem dois nomes: Calle Puente (na direção norte, em direção ao Mercado Central) e Calle Ahumada (direção sul, na direção do Palácio de La Moneda), são vias de comércio popular. Nesta região destacam-se o tradicional prédio da Almacenes Paris (mais famosa loja de departamentos da cidade. Já quem procura música típica, internacional ou DVDs deve ir direto na Feria Mix (rede especializada em música, com várias lojas na cidade). 

A loja mais conhecida para compra de vinhos é a Vinoteca, com unidades na avenida Isidora Goyenechea e no aeroporto.







Os principais shoppings da cidade são:


Alto Las Condes - Av. Kennedy 9001, na comuna Las Condes, com um pátio de restaurantes seletos, chamado Mirador del Alto, com vista para a cidade.

Apumanque - Av. Apoquindo com Manquehue.

Parque Arauco

Em frente ao parque Araucano, é o centro comercial mais importante do país com 115.000 m², mais de 350 lojas,
com as lojas de luxo mais importantes do mundo, no Distrito de Luxo, com o Piso Design, com 40 lojas com o melhor do design e decoração e o Boulevard do parque com mais de 20 restaurantes de alto padrão.














Costanera Center 

Maior centro comercial e empresarial da América Latina. O shopping possui mais de 300 lojas.
Sua torre também é considerada a mais alta da América Latina, a Gran Torre Santiago, com 300 metros de altura, que tem nos andares 61 e 62, o Sky Costanera, o mirante mais alto da América Latina, com vista de 360º de Santiago e visitas guiadas em 3 idiomas. 





















As melhores lojas de departamentos são: Paris, Fallabella e Ripley - Todas com diversas lojas na cidade. 

Maiores redes de supermercados: Lider e Jumbo - Com lojas em diversos bairros. 

Galeria Boulevard Drugstore na Providencia - Com as melhores marcas nacionais de design têxtil e decoração, cafés, restaurantes, mais de 90 lojas. Aos sábados, se instala ao ar livre, o mercado drugstore, que reúne 20 marcas de produtos orgânicos e Gourmet.

Mall Vivo Panoramico - Nueva Providencia 

Centro Artesanal Los Dominicos - Chamado de Pueblito los Dominicos, ao lado da paróquia de San Vicente Ferrer, no final da avenida Apoquino, próximo a última estação de metrô da linha 1 (estação los Dominicos), com cerca de 160 ateliês tradicionais, em construção de adobe, com diferentes produtos de artesanato nacional em madeira vime, argila, lápis lazuli, vidros e outros materiais. 

Arauco Premium Outlet Buenaventura - Único outlet de grandes marcas de Santiago, com mais de 150 lojas com descontos de até 70%, na região de Buenaventura a 15 minutos do centro da cidade. 

Mall Sport - Único voltado para atividades de sport e lazer. No setor La Ola, onda artificial de 3 metros, cercada de lojas voltadas para o surf e snowboard.

Easton Outlet Mall - Com mais de 100 lojas de grandes marcas na cidade de Temuco.

RESTAURANTES

A gastronomia é variada com restaurantes muito bons e famosos. Entre os pratos mais famoso, destacam-se a Cazuela (ensopado com carne, frango, arroz e batatas), Asado (churrasco de carne de gado, porco ou frango), Lo Vivo panorâmico na Av. Nueva providenciacos (um tipo de molusco), Jaiva (caranguejo) e a Centolla (carangueijo gigante), Reineta, Congrio e Corvina (peixes), Pastel de Choclo (a base de milho, recheado com carne) empanada, humita, Porotos (granados ou com riedas ou com creme de milho (mozamorra) e el Lomo a lo pobre. E na Ilha de Chiloé : Curanto e ostras Qualquer prato a lo pobre (acompanhado de ovos e batatas fritas e cebolas), al pil pil (com alho), a la plancha (grelhado). Picoroco(crustáceo com carne branca muito saborosa), Paila Marina (ensopado de frutos do mar e peixes), Shupe (ensopado de carnes vermelhas e brancas). Completo (cachorro quente com tudo), 

Sobremesas, Papayas al jugo, com crema, chirimoya alegre(fruta típica chilena), torta de merengue (suspiro) com Lúcuma ou Frambuesa, Rico Mote. Um doce feito com pêssego em calda e uma espécie de canjica 

Dentre as bebidas, Cerveza (cerveja), Garza (cerveja pequena), Cortado (café com leite), Agüita (chá de ervas, geralmente servido após as refeições), Pisco Sour'uma das bebidas mais populares preparada com pisco (aguardente com limão, ovos e açúcar, lembra muito a caipirinha). Vaina (vinho do porto, ovos, limão e açúcar), Mote con huesillos (não alcoólica, preparada com suco acaramelado, grãos de legumes cozidos e fruta típica). 

O couvert dos restaurantes quase sempre é composto por pães (muito freqüente é um pãozinho achatado, tipo pizza, de sabor característico), manteiga, empanadas (pasteizinhos com recheios diversos) e molhos, geralmente condimentados 

A maioria dos bons restaurantes fica no bairro de Providência, Las Condes, Bellavista e no BORDE RIO, um lugar onde se concentra vários restaurantes que estão a beira do Rio Mapocho, ideal para ir a noite. As avenidas el Bosque, Isidora e Apoquino, formam o triângulo gastronômico com cerca de 30 restaurantes. A região do centro, perto da Plaza de Armas, oferece os restaurantes mais econômicos, além de uma tradição chilena: os cafés com pernas

Santiago tem uma vida noturna intensa e eclética, com bares de jazz ou rock a clubes de músicas latina (salsa, cumbia e reggaeton) e eletrônica. Reduto de artistas, o Bellavista tem muitos bares, começando na rua Pio Nono e se estendendo aos quarteirões adjacentes.

Em Las Condes, os pubs e boates das avenidas Apoquindo e Las Condes também são bons.
Em Providencia, as casas dançantes ao ritmo bate-estaca e bares de estilo retrô, especialmente na região da rua Suécia. 

CAFÉ THE CLINIC  - Em Lastarria. 

EMPORIO LA ROSA - Em Lastarria, uma sorveteria com sabores inusitados. 

OPERA - Em Lastarria. 

VINOBAR BOCANARIZ - Em Lastarria, para degustar bons vinhos, vendidos por taça. 

SALCHICHERIA HOGS - Em Lastarria. cachorro quente tradicionalmente chileno. 

PATIO BELLAVISTA

Em Bellavista um tipo de plaza ao ar livre, reunindo diversas lojas de artesanato, bares e restaurantes.















LA VAQUITA SABROSA com um ambiente simpático e preços razoáveis. 

CIENFUEGOS - Em Bellavista, com destaque para o risoto de marisco. 

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE

Restaurante, no bairro de Bellavista. Destaque para o Congrio gratinado com creme de espinafre, coberto com uma farofa de amêndoas e torta.













Tres Leches - Fica na Constituición 

PEUMAYEN - Tem um menu degustação de comida chilena ancestral. No Bairro Bellavista. Fica praticamente ao lado do Como Água para Chocolate. 

AQUI ESTÁ COCO - Frutos do mar, com destaque para a centolla, um caranguejo enorme e muito saboroso. Na Providência. 

BAR LAGOA - Em Providência 

BAR LIGURIA - Destaque para o polvo e carne de panela. Tem 3 endereços, sendo 1 na Providencia. 

MESTIZO - No meio do Parque Bicentenário. 

ASTRID Y GASTÓN  

GALLETERIA LAURA R - Destaque para o Pastel tres leches, a melhor torta Tres Leches do mundo. Na Avenida Vitacura 

QUINOA - Todos os pratos são a base de quinoa. Deliciosos. Em Vitacura. 

BORAGÓ - Praticamente na linha do Peumayen, comida contemporâneo. Destaque para o Menu degustacion. Em Vitacura 

DA CARLA italiano - Em Vitacura 

OSADIA - Em Vitacura 

LA MAR - É uma das casas de Gaston Acurio, chef peruano badalado,com seus excelentes ceviches. Em Vitacura. 

PUERTO FUY - Em Vitacura 

COQUINARIA - Uma misutra de delicatessen com restaurante. Tem dois endereços, um deles embaixo do hotel W e outro na Alonso de Córdoba 

EUROPEO - Na elegante avenida Alonso de Córdoba 

OSAKA - Restaurante oriental que fica dentro do hotel W. 

CAFÉ CON PIERNAS - São cafeterias no centro da cidade onde apenas mulheres servem e sempre em micro vestidos. 

BALI HAI - Oferece show folclórico com danças típicas do norte ao sul do Chile e da Isla de Pascoa. A música tradicional é a CUECA que faz parte do espetáculo, que tem aproximadamente 2 horas de duração e poderá assistir enquanto aprecia o jantar. 

HOTÉIS

A cidade oferece 220 estabelecimentos hoteleiros. A maior parte deles se encontra no centro da cidade e nos bairros de Providencia, Vitacura e Las Condes, que concentra os melhores hotéis.


HOTEL W SANTIAGO - Uma boa opção, em Las Condes.

NOI  - Em Las Condes Hotel bem localizado. 

RADISSON  - Em Las Condes. Em frente ao shopping Costanera Center. Boa localização. 

GRAND HYATT  - Um dos melhores da cidade e na parte mais nobre da cidade. Comprado pela rede Mandarin 

HOTEL RITZ-CARLTON  - Em Las Condes é considerado um dos melhores do país, com uma piscina coberta no último andar, quase uma atração turística à parte. Fica no Health & Fitness Center, com uma vista para a Cordilheira dos Andes. Calle El Alcalde. Nº 15, Las Condes. 

MARRIOTT  - Em Las Condes 

SHERATON  - Em Las Condes 

KENNEDY  - Em Las Condes 

INTERCONTINENTAL - Que vale muito para quem tem o cartão Ambassador, pois toda noite há uma variedade de queijos, doces e bebidas de todo o tipo ofertada aos clientes fidelidade.

ANDES HOSTEL  - Na divisa dos bairros Bellas Artes e Lastarria, ótimo para passear a pé no centro histórico durante o dia e para aproveitar o clima descontraído à noite. Além disso, fica em frente ao metrô Bellas Artes. 


FOTOS
























































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário