STONEHENGE
STONEHENGE
Localização: a cerca de 2 horas de Londres.
Monumento pré-histórico mais famoso da Europa, perto de Londres. Segundo os pesquisadores, foi erguido ao redor do ano 3.000 a.C. Consiste de Dólmenes dispostos em forma circular. A finalidade da obra nunca foi totalmente esclarecida, mas calcula-se que a formação circular esteja ligada à posição do sol e relacionada com as mudanças das estações. O eixo das pedras coincide com a saída do sol no dia 21 de junho. O mistério de Stonehenge é um dos grandes enigmas do mundo. O que mais impressiona é que nessa época os únicos instrumentos disponíveis eram feitos de ossos, pedras e madeira. O que se supõe é que cada pedra era deslocada rolando sobre grandes toras de madeira até o local onde havia um buraco cavado no chão. Então, alguma espécie de alavanca manejada por muitos homens a encaixava na cavidade. Para levantar a pedra que ficava na horizontal até o topo, vários andaimes de toras iam sendo feitos ao redor das pedras já fincadas no chão até que ela alcançasse o topo e lá fosse equilibrada.
Stonehenge é provavelmente o monumento pré-histórico mais importante na toda a Grã-Bretanha e tem atraído visitantes desde os primeiros tempos. Ele é um monumento atemporal para as pessoas que o construíram. O monumento que se vê hoje em dia, são as ruínas de um templo que foi utilizado por aproximadamente 3500 anos. Durante séculos especulou-se sobre as finalidades dessa estrutura, sendo associada a personagens tão variados como Merlin, o mago do rei Arthur, os Druidas (Os Druidas foram os povos de origem indo-européia que habitava extensas áreas da Europa pré-Romana, eram sacerdotes do lendário povo Celta) e Apolo, o deus do Sol.
O Stonehenge continua a ser um dos monumentos mais analisados do planeta e pode reservar novas surpresas. Por isso, deve ser continuamente monitorado.
Em 2012, os geólogos Robert Ixer, da University of Leicester, e Richard Bevins, do National Museum of Wales, também descobriram a pedreira de onde veio parte das rochas do monumento. As pedras foram arrastadas do País de Gales até o sul da Inglaterra por 260 km, há 5000 anos.
A grande dúvida está relacionada de como as pedras chegaram ao sul da Inglaterra. Alguns pesquisadores pensam que as rochas que foram rastreadas chegaram lá muito antes dos humanos, durante algum deslocamento glacial. Existe outra teoria que acredita que humanos levaram as pedras até a região.
As rochas rastreadas pelos geólogos pertencem ao círculo interno de Stonehenge. Mas existem muitas outras pedras responsáveis por dar formato ao monumento com origem desconhecida. Apenas se sabe que elas foram colocadas na região séculos depois.
O Stonehenge que vemos hoje é a fase final, que foi concluída cerca de 3500 anos atrás, mas primeiro vamos olhar para trás 5000 anos.
Entrada: 7.8 libras por pessoa.
Entrada: 7.8 libras por pessoa.
O primeiro estágio Stonehenge - Era uma grande terraplanagem ou Henge, compreendendo uma vala, banco, e os buracos de Aubrey, todos provavelmente construído em torno de 3100 aC.
O segundo estágio de Stonehenge - Começou por volta de 2150 aC. Cerca de 82 pedras azuis das montanhas Preseli, no sudoeste do País de Gales foram transportados para o local. Acredita-se que estas pedras, algumas pesando 4 toneladas cada foram arrastados em rolos e trenós para as cabeceiras em Milford Haven e depois carregados em balsas.Eles foram levados pela água ao longo da costa sul de Gales e até os rios Avon e Frome, antes de ser arrastado por terra novamente para perto de Warminster no Wiltshire. A fase final da viagem era principalmente por água, rio abaixo Wylye de Salisbury, em seguida, o Salisbury Avon para Amesbury oeste.
A terceira etapa do Stonehenge - Cerca de 2000 aC, viu a chegada das pedras Sarsen, que foram quase certamente trazidas das Downs Marlborough perto de Avebury, no norte de Wiltshire, cerca de 25 milhas ao norte de Stonehenge. A maior das pedras Sarsen transportados para Stonehenge pesar 50 toneladas e transporte por água teria sido impossível, as pedras só poderia ter sido movido usando trenós e cordas. cálculos modernos mostram que teria levado 500 homens, usando cordas de couro para puxar uma pedra, com um extra de 100 homens necessários para lançar as enormes rolos na frente do trenó.
FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário