SANTANDER
LOCALIZAÇÃO: É um município portuário no norte da Espanha, Capital da Província e Comunidade Autônoma da Cantábria. É limitada a este pelo País Basco, a sul por Castela e Leão, a oeste pelo Principado de Astúrias e ao norte pelo Golfo da Biscaia (também chamado de Mar Cantábrico). Cantábria é uma região de carácter montanhoso e costeiro, com um importante Patrimônio Natural.
ÁREA: 35 km²
ALTITUDE: 15 m (49 pés)
CLIMA: Oceânico úmido e de temperaturas moderadas, fortemente influenciado pelos ventos do Oceano Atlântico que chocam contra as montanhas, com verões quentes e invernos não muito frios. A neve é freqüente nas partes altas da Cantábria entre os meses de outubro e março. Os meses mais secos são julho e agosto.
POPULAÇÃO: 185 mil habitantes
IDIOMA OFICIAL: espanhol ou castelhano. Fala-se tambem o cántabro, variedade asturo-leonesa
GENTÍLICO: santanderino (a)
HISTÓRIA
A Cantábria é a região mais rica do mundo em lugares de interesses arqueológicos do Paleolítico Superior. Os primeiros sinais de ocupação humana datam do Paleolítico Inferior, ainda que este período não esteja tão bem representado na região. Destacam-se neste aspecto as pinturas da caverna de Altamira, datada entre 16.000 e 9.000 a.C. e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A origem etimológica do nome da Cantábria, apesar de não haver um consenso, é que ela deriva da raíz cant, de origem Celta ou ligur que significa rocha ou pedra. O sufixo abr, frequente nas regiões Celtas, significando povo que habita nas montanhas, em clara referência ao território abrupto e montanhoso da Cantábria.
Por vota de 1800 a Rainha Isabel II decretou a criação de um Banco na cidade para administrar melhor os gastos e as riquezas da região. Era o Banco de Santander. O Banco cresceu e se expandiu por outras cidades da Espanha. Já em 1920, a família Botín passou a administrar a rede, até hoje.
PONTOS TURÍSTICOS
Santander combina atrativos culturais e históricos com uma localização privilegiada. É a porta de entrada para El Sardinero, um elegante balneário à beira-mar, e também para outras praias belas e bem preservadas. A cidade sofreu um grande incêndio em 1941 que arrasou mais de 2300 edifícios e 37 ruas. Portanto, grande parte de seu centro é novo para padrões europeus, apesar de suas raízes culturais remontarem a mais de dois mil anos.
Em sua reconstrução, favorecida pelo impulso industrial que a região viveu na segunda metade do século passado e por seu movimentado porto, Santander se reergueu com traços arquitetônicos de influência racionalista, que se mesclaram a reproduções de estilos ancestrais (a Catedral, é gótica). Em seu centro brotaram passeios para pedestres, bares, cafés e lojas. É vizinha do Parque Nacional Picos de Europa e não está longe da Costa Verde.
CASA DA FAMÍLIA BOTÍN (dona do banco Santander, atualmente sócios minoritários,). - A mansão ocupa praticamente uma quadra inteira e possui a melhor vista da cidade, enfrente para o mar.
De lá é possível ter uma visão ainda melhor de toda a orla. Durante o verão esse palácio se transforma em espaço para cursos universitários de geralmente 1 semana, com hospedagem para os estudantes. Próximo ao Palácio de Madalena há um parque e um minizôo com pinguins e leões marinhos.
MUSEO MARÍTIMO DEL CANTÁBRICO - Museu informativo sobre o oceano. Há centenas de modelos de navios e uma grande exibição de peixes, incluindo uma lula em conserva, uma sardinha com duas cabeças.
PUERTO CHICO - Onde estão ancoradas várias embarcações. Há vários bares para as tradicionais Tapas espanholas.
Santander é um porto e deve a sua vida para o mar. Ele tem uma baía do norte e uma baía do sul dividido por uma península fina. A baía do sul é o lar de centro, o porto, e a balsa popular, vindo de Plymouth, Inglaterra. A baía norte é mais visitada ao longo da costa, e mais para o interior residencial. Praias estendem-se tanto para o norte e sul da cidade A água é bastante fria. As principais praias são El Sardinero 1 e El Sardinero 2 separadas apenas por um grande cassino. Sardinero porque Santander sobreviveu por muito tempo do mar. Até um estádio de esportes na cidade tem a forma de uma sardinha
Na Praça da Itália, um ponto de referência da cidade de Santander.
FAROL DO CABO MAYOR
É menos de uma hora de passeio para o norte da baía norte. A costa rochosa é pitoresca, com estranhas formações geológicas, pequenas praias, situado entre imponentes rochas e promontórios ventosos com ampla vista para o mar e litoral. O farol é o lar de uma galeria de arte dedicada a faróis de arte, além de uma enorme coleção dos faróis em isqueiros, cinzeiros, caixas de fósforos, capas de livros.
TRANSPORTE
À 455 Km de Madrid e 104 Km de Bilbao
AÉREO: O aeroporto local fica a 5 quilômetros do centro, com voos de companhias como Ryanair e Air Nostrum, com conexões para as principais cidades espanholas e alguns destinos pela Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário