LOCALIZAÇÃO: Montevidéu ou Montevideo (em espanhol), é a capital e maior cidade do Uruguay, localizada no sul do país, na margem oriental (leste) do Rio da Prata, com 67 Km de costa. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes no país.
ÁREA: 525 km²
RIOS: Rio de La Plata é o estuário do rio Paraná, quinto maior rio do mundo e o rio Uruguai, na qual sua foz é em Punta del Este, no Oceano Atlântico. Tem 300 km de extensão e é o mais largo do mundo, com cerca de 221 Km na sua parte mais larga. Tem 90% de água salgada e peixes típicos de água salgada. O rio Santa Luzia, que desemboca no rio da Prata é que fornece água potável para Montevideo e é o limite natural com o departamento de São José.
CLIMA: temperado O inverno é muito ventoso, úmido, nublado e gelado. O Verão é quente e úmido, com pouco vento.
POPULAÇÃO: 1,42 milhão de habitantes (estimativa 2016), cerca de 60% da população do país.
GENTÍLICO: montevideano.
ADMINISTRAÇÃO: dividida em 60 bairros.
ECONOMIA: suas principais atividades econômicas são finanças, serviços, indústrias, comércio e turismo. Nas suas indústrias são processados os derivados da lã, carne e couro vindos das criações do interior do país para exportação. Também concentra indústrias calçadistas, alimentícias e têxteis e de base como o de cimento, de construção naval e exploração de petróleo. Se encontra na rota principal de movimentação de cargas do Mercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma um porto natural, sendo o mesmo o mais importante do país, pela qual saem e entram as mercadorias que se importam e exportam.
HISTÓRIA
Há pelo menos duas versões a respeito da origem do nome. A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão de Magalhães, datado de janeiro de 1520, que registra a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu, localizado à direita de quem navega de leste para oeste. A esse monte foi dado o nome de Monte vi eu. A outra versão, apesar de não ter base em documentos históricos, é mais difundida e conta que navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avista-se o 6º monte na região em que hoje se situa a capital uruguaia. Daí, o registro de Monte VI de Este a Oeste, que de forma abreviada se escreve: Monte VI-D-E-O.
Montevideo nasceu de um pequeno povoado de índios tapes e imigrantes das Canárias, radicados em torno de um forte construído, em 1723, por ordem de Bruno Mauricio de Zabala, governador espanhol de Buenos Aires, para manter as tropas portuguesas de Manuel de Freitas da Fonseca fora do Rio da Prata. Em 1726, adquiriu estatuto de cidade.
No Século XVIII, o crescimento de Montevideo foi estimulado pela liberdade de comércio direto com as cidades espanholas, declarada por Carlos III em 1778. Além disso, era o centro de exportação dos produtos da pecuária do interior da província e realizava trocas comerciais com Buenos Aires. Foi a partir dela, inclusive que partiram os navios espanhóis para libertar Buenos Aires, tomada pelos britânicos em 1806 e graças a isso foi também ocupada durante sete meses.
Após a conquista da Espanha por Napoleão Bonaparte e a prisão do Rei Espanhol, a junta de Governo de Buenos Aires declara a independência do Vice-Reinado do Rio da Prata, mas em Montevideo forma-se uma outra junta favorável à cisão. A disputa entre as duas cidades levou Montevideo a enviar tropas da Espanha posteriormente e a ser retomada em 23 de Junho de 1814.
Conquistada por Portugal em 1817, tornou-se capital da Província Cisplatina do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve em 1821. Pertenceu ao Brasil durante o Reinado de D. Pedro I, chegando a receber o título de Imperial Cidade através do alvará de 15 de abril de 1825, mas logo conquistou a sua independência na chamada Guerra da Cisplatina, em que recebeu o apoio da Argentina. Com a independência (1828), passou a ser capital do Uruguay.
Após a independência, a cidade foi palco de disputas políticas internas entre 1843 e 1851 na chamada Guerra Grande, contudo, a partir da metade do Século XIX, vê grande urbanização, crescimento populacional e industrial.
Montevideo recebeu no início do Século XX um contingente de imigrantes italianos e espanhóis e logo em seguida, a partir da década de 30, de pessoas vindas do interior do país atraídas pelo crescimento da economia.
PONTOS TURÍSTICOS
É uma cidade pequena, com um visual europeu em sua arquitetura, bastante organizada, limpa, arborizada e tranquila. Oficialmente o Oceano Atlântico só começa em Punta del Este, mas o rio da Prata está tão presente em Montevideo, que todos se referem a ele como mar. O Prata contorna a península onde está o centro histórico e então desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais. Montevideo é tida como uma capital segura.
É o bairro mais antigo de Montevideo e foi construída a partir de 1724, quando começaram as obras de fortificação da cidade. Hoje, o que resta das antigas construções é a porta de entrada da cidade velha, a Puerta de la Ciudadela, que separa a Praça da Independência e a rua de pedestres Sarandí, construída em 1780. Na cidade velha estão os edifícios mais antigos de Montevideo. Entre eles, se destacam o Banco Interamericano de Desarollo, Banco República (Brou), Palácio Estevez, o Templo Inglés, Palácio Salvo. Na Ciudad Vieja existem três praças principais: Plaza Zabala, Plaza Constituición e Plaza Independéncia. Existem três ruas fechadas para pedestres, chamadas Peatonales: Sarandí, Bacacay e Perez Castellanos.
(Mercado del Puerto)
Inaugurado em 1868. Suas estruturas foram construídas na Inglaterra, em Liverpool. É um centro gastronômico importante da cidade e as especialidades são a Parrillada – prato elaborado com carnes variadas feitas na parrilla (a churrasqueira urugaia que assa carnes à base de lenha) e o Medio y Medio, bebida típica uruguaia, metade de espumante e metade de vinho branco.
O cardápio tambem inclui itens, como riñones (rins), molleja (glândulas salivares do boi) e chinchulines (intestinos) e o Clericot é uma bebida feita com vinho branco e frutas, gelada. Fora do mecado há uma feira de artesanato. Abre das 10h às 15 horas. O ônibus Turístico sai dos fundos do Mercado e leva a outros 8 pontos turisticos em cerca de duas horas.
O cardápio tambem inclui itens, como riñones (rins), molleja (glândulas salivares do boi) e chinchulines (intestinos) e o Clericot é uma bebida feita com vinho branco e frutas, gelada. Fora do mecado há uma feira de artesanato. Abre das 10h às 15 horas. O ônibus Turístico sai dos fundos do Mercado e leva a outros 8 pontos turisticos em cerca de duas horas.
Localizado ao lado do Mercado del Puerto, foi inaugurado em 2006, é dedicado à história Carnaval do Uruguay e ao Candombe, um ritmo trazido pelos Africanos, que já faz parte da cultura Uruguaia há mais de 200 anos. Expõe um pouco sobre a história da Murga, um espetáculo típico uruguaio, das máscaras de carnaval e dos cabezudos (cabeçudos), um adorno feito de papel machê com formato de cabeça gigante, utilizado nas festividades carnavalescas de Montevidéu. HORÁRIO: de terça à domingo, das 11h às 17h. ENTRADA: para cidadãos do Mercosul, 45 pesos uruguaios. Às quartas-feiras a entrada é gratuita.
Localizado na Ciudad Vieja em frente à Plaza Bruno Mauricio de Zabala e foi construído em 1910. Neste palácio funcionou o primeiro teatro de Montevideo. Era a residência da família Ortiz de Taranco e hoje abriga obras de artes decorativas e artes locais.HORÁRIO: Segunda à sexta de 10h às 17h. Sábados e domingos de 17h às 21h.
(Praça Constituição)
Também conhecida como Plaza Matriz. É a praça mais antiga da cidade e nela foi jurada a primeira Constituição, em 18 de Julho de 1830. É rodeada por alguns prédios públicos e pela Igreja Matriz, a Catedral Metropolitana de Montevideo. Nas proximidades, museus, como o Museo Histórico Nacional e o Museo de Arte Precolombino e Indigena (MAPI). Museo Cabildo – Museo e Arquivo Histórico Municipal, Museo Pedro Figari, Museo Torres Garcia, e o Museo Histórico Nacional – Casa de Rivera
CATEDRAL METROPOLITANA DE MONTEVIDEO
Inaugurada em 1804 e reconstruída em 1790, após ruir parcialmente em 1788, com Estilo Neoclássico, é a principal Igreja Católica de Motevideo e aberta para visitação. Nesta igreja matriz se celebraram os principais atos históricos do Uruguay, como a benção da primeira bandeira do país e o juramento da Primeira Constituição. Alí estão sepultados os Arcebispos de Montevideo e outras autoridades eclesiásticas.
MUSEO HISTÓRICO NACIONAL
MUSEO DE ARTE PRECOLOMBINO E INDIGENA (MAPI) - Foi construído no final do Século XIX pelo Dr. Emílio Reus, projetado originalmente para tornar-se um estabelecimento médico hidrotérmico terapeuta. Sem abrir como tal, abrigou anos mais tarde o Ministério do Desenvolvimento e em seguida, o Ministério da Defesa Nacional. Após ser fechado por um longo período, o prédio começou a ser restaurado no início do ano 2000, com o apoio do Governo das Ilhas Canárias. Foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1986 por o seu valor patrimonial e urbano e é testemunho da arquitetura eclética, com forte influência italiana. Com mais de 4.000 mts, tem uma coleção permanente de mais de 3000 peças arqueológicas e etnográficas de diferentes culturas da América Latina, com ênfases sobre os povos que habitavam o atual território uruguaio. Realiza anualmente exposições temporárias sobre diferentes aspectos relacionados a sua temática. As coleções estão organizadas em duas áreas temáticas e cinco geográficos e culturais.
MUSEO TORRES GARCÍA - Dedicado ao maior artista uruguaio,
MUSEO ANDES 1972 - Relembra a queda do avião que carregava uruguaios para o Chile.
TEATRO MUNICIPAL
(TEATRO SOLÍS)
É a principal casa de espetáculos do Uruguay. Nasceu de uma sociedade de 156 empresários dedicados a construir uma Companhia de Teatro para a população de Montevideo na década de 1840. Foi inaugurado em 25 de agosto de 1856. Seu nome homenageia o navegante Juan Díaz de Solís. Tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão. Suas características são típicas dos teatros líricos, com orquestra e 4 anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia Alto, Panela e Paraíso. A sua principal sala tem Estilo Neoclássico Republicano, estrutura acústica excelente e conta com 5 níveis de platéia. Capacidade para 60 músicos de Orquestra. Tem uma loja de presentes, uma lanchonete e o
Restaurante Raraevis, anexo direito do Teatro Solís, que possui salões elegantes e um cardápio variado. Visitas guiadas.
A mais importante do país, uma grande praça no final da Avenida 18 de Julio, que possui um dos portões da antiga muralha que cercava a cidade no Período Colonial, a Puerta de la Ciudadela, na divisa entre o centro de Montevideo e a Ciudad Vieja, ao lado do Teatro Solis. No centro da praça há uma grande estátua de José Gervásio Artigas (1764–850),General considerado herói nacional, que em 1811 formou o Exército Oriental que declarou a independência do Uruguay em 1825. Abaixo da estátua há um Mausoléu construído na época da ditadura, que guarda as cinzas do militar. Aberta a visitação. Na praça há 33 palmeiras, em homenagem aos 33 Soldados Orientais, que efetivamente declararam a independência. HORÁRIO: Segundas feiras das 12h às 18h e terças a domingos das 10h às 18h.
Nos arredores da praça, um dos edifícios mais antigos do Uruguay, desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, um imigrante Italiano que vivia em Buenos Aires. Inaugurado no ano de 1928, com 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.Tem o Museu do Tango.
Museo de la Casa Del Gobierno, em frente à Praça Independência, começou a ser construído em 1873 e foi utilizado como sede da Presidência até o ano de 1985. Depois que a administração do governo foi transferida para outro edifício, o Palácio passou a ser um Museu da Casa do Governo, dedicado à História da Presidência, expondo trajes, objetos, móveis. Em 2009 adotou o nome Edifício José Artigas.
É uma das principais avenidas de Montevideo e se estende da Plaza de la Independencia até o Parque Batlle, na Avenida General Artigas. Faz parte do Centro de Montevideo e é considerada a principal rua do comércio da cidade, com uma grande variedade de lojas, restaurantes, bares.
Na Avenida 18 de Julio, em homenagem aos heróis anônimos que lutaram pela pátria. Possui o monumento em bronze denominado de Entrevero, que representa a batalha entre índios e gaúchos pela conquista da terra.
Ponto turístico na calçada da Av 18 de Julio, onde centenas de casais colocam cadeados com suas iniciais mantendo a lenda de que quando um casal prende um cadeado à fonte, eles irão retornar juntos para visitá-la e o amor dos dois será eterno.
(INTENDENCIA DE MONTEVIDEO)
Prédio da Prefeitura de Montevideo, com
um elevador, que dá acesso ao Mirador, de onde se pode obter uma vista panorâmica da cidade de 360 graus, com 77 metros de altura, no 22º andar.
Tem na frente, uma réplica da escultura de Michelangelo, que mostra Davi antes de enfrentar Golias.
um elevador, que dá acesso ao Mirador, de onde se pode obter uma vista panorâmica da cidade de 360 graus, com 77 metros de altura, no 22º andar.
Tem na frente, uma réplica da escultura de Michelangelo, que mostra Davi antes de enfrentar Golias.
HORÁRIOS: De segunda à sexta das 10hs às 12hs e das 13hs às 15hs30. ENTRADA: gratuita (o ticket pode ser adquirido no centro de informações turísticas, localizado em frente à prefeitura).
Na Plaza de Cagancha ou Praça da Liberdade (considerada o Km 0 da cidade), bem próximo da Prefeitura, na Rua San José, paralela com a 18 de Julio. É um dos quatro mercados da cidade, reúne obras de vários artesãos uruguaios, que vendem seus trabalhos feitos com couro, madeira, jornal, porcelana, vidro, lã, entre outros. Na parte superior funciona a praça de alimentação.
FEIRA TRISTAN NARVAJA - Feira tradicional que acontece há mais de 100 anos todos os domingos em Montevideo. É um mercado de pulgas, onde se vende de tudo, desde frutas e legumes, até antiguidades e quinquilharias. Começa na esquina da Avenida 18 de Julho com a Rua Tristan Narvaja e se estende por grandes quarteirões. HORÁRIO: até às 15hs.
É a sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguay. É o prédio mais imponente de Montevideo, pelo seu tamanho e arquitetura. Localizado na Av. de Las Leyes, bairro Aguada, a 3 km da Plaza de la Independencia. A entrada para visitantes é feita pela parte de trás do edifício, que está virada de frente para a Av. General Flores. Foi inaugurado em agosto de 1925, data de comemoração ao centenário da independência do País. A construção segue o Estilo Neoclássico Grego e suas fachadas e colunas são feitos de mármore provindo da Grécia. Possui três naves e salas anexas, o piso superior com a biblioteca e um subsolo que funcionam escritórios e depósitos. Aos fundos do Palácio está instalada a sede parlamentária, com uma praça que homenageia os mártires de Chicago. É lá que a central de trabalhadores costuma celebrar o dia dos trabalhadores, 1º de maio. A visita guiada começa no salão central do Palácio, onde é contada a história do edifício e como ele está dividido. A construção ocorreu entre 1908 e 1925 e ficou a cargo de um arquiteto italiano, que o construiu com um Estilo Eclético, misturando vários tipos de pedras, granitos e basalto, com matéria-prima originada não só no Uruguay, mas também em outras partes do mundo. Neste ambiente, o chão, as paredes e as colunas estão cobertas com 52 cores diferentes, que representam todos os materiais utilizados na construção do Palácio. Na parte mais alta há dois lindos mosaicos e dois vitrais, com desenhos que representam a Justiça e o Trabalho. Em seguida, a visita segue para o Plenário do Senado. O Uruguay possui 30 Senadores e é presidido pelo Vice-Presidente do País. Na mesa principal, sentam-se o Presidente do Senado e seus dois Secretários. Na parte superior está a galeria do público, onde os cidadãos uruguaios podem acompanhar as sessões, que costumam ocorrer do dia 1 ao dia 18 de cada mês, a partir das 9:30hs. Próximo ambiente visitado é a Câmara dos Deputados, que tem 164 assentos, duas galerias para o público, duas mesas para a imprensa e duas tribunas de honra para convidados especiais. A Câmara dos Deputados é composta por 90 deputados, que representam os 19 departamentos (estados) que compõem o Uruguay. Ela é presidida por um dos representantes, que é eleito como o Presidente por um ano. O número de assentos da Câmara é maior do que o número de representantes porque lá também acontecem as reuniões da Assembléia Geral, que reúne todos os Deputados e Senadores. É neste local onde o Presidente eleito faz o juramento de honra. As sessões da Câmara também ocorrem do dia 1 ao dia 18, a partir das 16:00hs. A visita também passa pelo hall da porta principal do Palácio, voltada para a Av. Brig. Gral. Juan Antônio Lavalleja, que fica sempre trancada e só é aberta em ocasiões muito especiais. Neste local está o livro da primeira Constituição Nacional, vigiada por guardiões e protegida por um pano para evitar a deterioração do material. Em seguida é visitado o salão de recepções, onde acontecem jantares e encontro com personalidades e políticos de outros países. O teto do ambiente é todo coberto com detalhes em ouro 24 quilates. O último ambiente visitado é a biblioteca do Palácio Legislativo, localizada no segundo andar. Ela é aberta ao público e possui um acervo de mais de 250 mil exemplares sobre todos os temas. No local há uma pequena estátua do General Artigas montado a cavalo, que serviu como referência para a construção do grande Monumento no centro da Plaza de la Independencia. HORÁRIO: a visita guiada no interior do Palácio acontece de segunda a sexta às 10:30hs e às 15:00hs e dura 1 hora. ENTRADA: 70 pesos Uruguaios. Não é necessário fazer reserva com antecedência.
(MAM)
É o primeiro centro de varejo especializado na venda de
alimentos não perecíveis, frescos, nativos, além de outras lojas e praça de alimentação. HORÁRIO: De segunda a domingo entre as 08:00 hrs – 22:00 hrs
alimentos não perecíveis, frescos, nativos, além de outras lojas e praça de alimentação. HORÁRIO: De segunda a domingo entre as 08:00 hrs – 22:00 hrs
No bairro de Tres Cruces, foi desenhado pelo paisagista francês Carlos Thays. Com 38 hectares de área verde.
Possui uma pista de Atletismo e o Velódromo Municipal, onde ocorrem as apresentações dos grupos de Carnval.
Tem o MONUMENTO LA CARRETA inaugurado em 1934, em homenagem ao antigo e tradicional meio de transporte nos campos uruguaios, que consta de uma carroça em bronze coberta, puxada por seis (6) bois de tamanho natural, com cangas e tangedor montado a cavalo, vestido em estilo típico de cavaleiro dos pampas.
Possui uma pista de Atletismo e o Velódromo Municipal, onde ocorrem as apresentações dos grupos de Carnval.
Tem o MONUMENTO LA CARRETA inaugurado em 1934, em homenagem ao antigo e tradicional meio de transporte nos campos uruguaios, que consta de uma carroça em bronze coberta, puxada por seis (6) bois de tamanho natural, com cangas e tangedor montado a cavalo, vestido em estilo típico de cavaleiro dos pampas.
Nas proximidades encontra-se o Monumento a los Constituintes, com o Obelisco tendo figuras que representam a Lei, Liberdade e Fortaleza,
a Cruz de João Paulo II e o TERMINAL TRES CRUCES, que além de ser uma rodoviária, tem também um Shopping Center no segundo piso.
a Cruz de João Paulo II e o TERMINAL TRES CRUCES, que além de ser uma rodoviária, tem também um Shopping Center no segundo piso.
O maior e mais importante estádio de futebol do país. Foi construído em 1929 para comemorar o Centenário da Independência Uruguaia e inaugurado em 1930, quando o Uruguai foi a sede da primeira Copa do Mundo de futebol, numa competição que reuniu 13 países. A seleção uruguaia também foi a campeã do torneio, vencendo a seleção da Argentina por 4 a 2, em uma partida disputada no estádio. Em 1983 o estádio foi declarado Monumento Histórico do Futebol pela FIFA. Pertence a Associação Uruguaia de Futebol e atualmente abriga partidas dá seleção do Uruguay, jogos como o clássico entre Peñarol e Nacional, além de grandes eventos, como shows internacionais. Suas arquibancadas possuem uma capacidade para mais de 65 mil espectadores. Localizados no Parque Battle.
MUSEO DEL FUTBOL - Foi inaugurado em 1975 nas dependências do Estádio Centenário e é um local dedicado à história do futebol. Foi o primeiro deste tipo no mundo e é considerado pela FIFA o único Monumento Histórico do Futebol Mundial. Seu acervo contém objetos da Associação Uruguaia de Futebol, da Confederação Sul-Americana de Futebol e da FIFA, a Federação Internacional do Esporte. A coleção possui itens como móveis, taças, medalhas, troféus, filmes, cartazes, bandeiras e muitos outros objetos relacionados ao futebol, como camisetas, chuteiras e publicações esportivas . Além da história das Copas do Mundo, o Museu possui uma exposição permanente que conta um pouco sobre a Copa América, Copa Sulamericana Juvenil, Copa Libertadores e sobre os times uruguaios: Peñarol e Nacional. O acervo também traz alguns objetos relacionados ao futebol brasileiro, como troféus e uma camisa antiga do Pelé. Os uruguaios são tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros. O Uruguay foi o primeiro país a sediar a Copa do Mundo, em 1930, quando foi campeão pela primeira vez. A segunda vez foi em 1950, contra o Brasil no Maracanã por 2 a 1, evento que foi chamado de Maracanazo pelos uruguaios e é motivo de orgulho da nação até os dias de hoje e os dois times locais mais populares, Peñarol e Nacional, já conquistaram, somados, oito títulos da Libertadores da América e seis títulos mundiais. O ingresso permite conhecer o interior do Estádio Centenário, através de um corredor na lateral do museu que dá acesso às arquibancadas. HORÁRIO: De quarta a sexta das 10hrs às 18hrs. Sábados e domingos das 9hrs às 14hrs30min. ENTRADA: 100 pesos uruguaios
RAMBLAS - Se refere a todas as vias à beira-mar na costa do Uruguay.
Em Montevideo, são as avenidas litorâneas às margens do Rio de la Plata, com cerca de 35 km de extensão, do porto até o bairro de Carrasco. Cada Rambla possui uma denominação própria, mas no geral elas são conhecidas pelo nome do bairro que se encontram. Além de excelente passeio, servem também como uma importante via de trânsito e caminho alternativo no deslocamento para o Aeroporto Internacional de Carrasco, evitando o trânsito intenso da Av. Itália.
Em Montevideo, são as avenidas litorâneas às margens do Rio de la Plata, com cerca de 35 km de extensão, do porto até o bairro de Carrasco. Cada Rambla possui uma denominação própria, mas no geral elas são conhecidas pelo nome do bairro que se encontram. Além de excelente passeio, servem também como uma importante via de trânsito e caminho alternativo no deslocamento para o Aeroporto Internacional de Carrasco, evitando o trânsito intenso da Av. Itália.
Bairro nobre de Montevideo, próximo ao centro da cidade, com shoppings, como o Punta Carretas e restaurantes e onde se pode apreciar o pôr do sol no Farol de Punta Carretas. No final, a Plaza Daniel Muñoz
MUSEO CASTILLO PITTAMIGLIO - Localizado em Punta Carretas, é a antiga casa de Humberto Pittamiglio, construída entre 1910 e 1966. Sua arquitetura é uma mescla de diversos estilos e seu interior é uma espécie de labirinto, com diversas salas e portas que não levam a lugar nenhum. O Museo oferece uma agenda de atividades variadas. As visitas guiadas mudam a cada época e também devem ser consultadas no site..HORÁRIO: Segunda à sexta de 10h às 17h. Sábados e domingos de 17h às 21h.
PARQUE JOSÉ ENRIQUE RODÓ
É um dos maiores e mais antigos (as obras se iniciaram em 1889) parques urbanos de Montevidéo, com uma área de 85 hectares no bairro Punta Carretas, praticamente às margens do Rio de la Plata. Tem início na Rambla Presidente Wilson, junto à Playa Ramírez. Seu nome é uma homenagem a um importante escritor uruguaio,
José Enrique Rodó. Considerado uma das principais áreas de lazer da cidade, o parque possui uma grande área verde com vários monumentos, estátuas e fontes, além de um pequeno lago. Na sua área e nos arredores há diversas atrações de lazer e entretenimento, como um parque de diversões, um castelo, um anfiteatro, o campo de futebol Luis Franzini (do clube Defensor Sporting), um campo de golfe, um complexo de bares e restaurantes e o Casino Municipal. Nas manhãs de domingo, uma feira de artesanato e roupa feminina acontece na Av. Juio Herrera y Reissig, na região central do parque.
É um dos maiores e mais antigos (as obras se iniciaram em 1889) parques urbanos de Montevidéo, com uma área de 85 hectares no bairro Punta Carretas, praticamente às margens do Rio de la Plata. Tem início na Rambla Presidente Wilson, junto à Playa Ramírez. Seu nome é uma homenagem a um importante escritor uruguaio,
José Enrique Rodó. Considerado uma das principais áreas de lazer da cidade, o parque possui uma grande área verde com vários monumentos, estátuas e fontes, além de um pequeno lago. Na sua área e nos arredores há diversas atrações de lazer e entretenimento, como um parque de diversões, um castelo, um anfiteatro, o campo de futebol Luis Franzini (do clube Defensor Sporting), um campo de golfe, um complexo de bares e restaurantes e o Casino Municipal. Nas manhãs de domingo, uma feira de artesanato e roupa feminina acontece na Av. Juio Herrera y Reissig, na região central do parque.
PLAYA RAMÍREZ
Uma praia de pescadores que também é frequentada por visitantes e moradores de todas as idades, a poucos minutos do centro de Montevideo e de frente ao Parque Rodó.
Uma praia de pescadores que também é frequentada por visitantes e moradores de todas as idades, a poucos minutos do centro de Montevideo e de frente ao Parque Rodó.
POCITOS
Um dos melhores bairros de classe média-alta da cidade, com bons restaurantes, hotéis, lojas e um paredão de prédios à beira-mar, onde fica a famosa Playa Pocitos.
Um dos melhores bairros de classe média-alta da cidade, com bons restaurantes, hotéis, lojas e um paredão de prédios à beira-mar, onde fica a famosa Playa Pocitos.
BUCEO
Bairro que tem alguns dos prédios mais altos e modernos de Montevideo. Na região também há um píer extenso que avança sobre mar, um balneário, o porto marítimo e o Iate clube de Montevideo. O melhor peixe fresco da cidade se encontra nas peixarias do porto, além da opção de degustar variados pratos típicos nos restaurantes ao ar livre. No bairro fica o Shopping Center Montevideo, o maior da cidade, inaugurado em 1985.
Bairro que tem alguns dos prédios mais altos e modernos de Montevideo. Na região também há um píer extenso que avança sobre mar, um balneário, o porto marítimo e o Iate clube de Montevideo. O melhor peixe fresco da cidade se encontra nas peixarias do porto, além da opção de degustar variados pratos típicos nos restaurantes ao ar livre. No bairro fica o Shopping Center Montevideo, o maior da cidade, inaugurado em 1985.
RAMBLA DE MALVIN - Onde fica a Playa Malvín, com águas mais cristalinas que as praias do centro, preferida para a prática de windsurf, jet-ski e canoagem. Fica do lado da Playa Brava, separadas pela Punta del Descanso, um local de rochas onde se pode observar o horizonte e os pássaros da região.
CARRASCO
Bairro residencial de Carrasco, mais afastado, onde fica o Casino Carrasco, e o elegante Sofitel Carrasco. Com areia fina e branca, a praia Carrasco é uma das mais afastadas e extensas.
PRAIA DO CERRO - Na zona oeste de Montevideo, está rodeada por vegetação extensa e mata de eucaliptos, onde ocorrem jogos de vôlei e futebol pelos moradores.
Bairro residencial de Carrasco, mais afastado, onde fica o Casino Carrasco, e o elegante Sofitel Carrasco. Com areia fina e branca, a praia Carrasco é uma das mais afastadas e extensas.
PRAIA DO CERRO - Na zona oeste de Montevideo, está rodeada por vegetação extensa e mata de eucaliptos, onde ocorrem jogos de vôlei e futebol pelos moradores.
TORRE DA ANTEL DE TELECOMUNICAÇÔES
(Torre Antel)
Próxima a região do porto. Foi projetado por Carlos Ott em 1997, que se inspirou no hotel Burj Al Arab em Dubai.
HIPÓDROMO DE MAROÑAS - Onde ocorrem há 125 anos, corridas de cavalos. Inaugurado em 1874, fechado em 1997 por falência do Jockey Club de Montevideo, e reaberto nas mãos do grupo privado Maroñas Enterteinment, em 2003. A pista principal possui 2,065 km e a auxiliar conta com uma extensão de 2km. O principal evento é a milha e meia do Gran Premio José Pedro Ramirez, Grupo I, em 6 de janeiro (dia de Reis), junto com mais quatro provas internacionais. Há corridas nos 52 fins de semana do ano. Com capacidade para abrigar 2.426 pessoas sentadas e 5.500 em pé, tem estacionamento para 697 automóveis .Localizado no bairro de Moroñas, possui uma infraestrutura completa de serviços e gastronomia. As corridas acontecem aos sábados e domingos.
PARQUE DEL PRADO - Com superfície de 106 hectares, foi inaugurado em 1873. No parque e seus arredores estão o Jardim Botânico da cidade, o Museo Blanes, o Castillo Soneira, o Jardín Japonés, a Residência Presidencial (Rua Suarez esquina com Rua Reyes), Hotel do Prado, Monumento dos Últimos Charruas. Lá também acontecem as feiras rurais, com rodeios, exposições de animais e artesanatos locais.
JARDÍN BOTÁNICO - Reúne mais de 600 espécies e conta com um museu. Tem O Rosedal, um jardim de rosas, no coração do parque. As primeiras rosas foram trazidas da França em 1910. Hoje, conta com mais de 300 espécies de rosas diferentes. Se pode fazer visitas guiadas. HORÁRIOS: Diariamente de 7h às 18h. Horários visitas guiadas Jardim Botânico: Segunda a sexta das 9h às 11h e de 14h às 16h. Sábados e domingos das 10h30min.
IGREJA DAS CARMELITAS (Iglesia de las Carmelitas) - É uma das obras arquitetônicas mais imponentes da cidade. Em Estilo Gótico, este templo católico foi construído no ano de 1929. Está localizada nas mediações do Parque del Prado.
SANTUÁRIO NACIONAL DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Mais conhecido como Santuario del Cerrito de la Victoria (devido ao nome do bairro em que se localiza), é um templo católico e sua arquitetura é semelhante à Basílica de Sacré Cœur, em Paris. É o templo mais alto de Montevideo. Foi inaugurada em 1919 e em 1975 foi declarado Monumento Histórico Nacional.
FORTALEZA GENERAL ARTIGAS - Também denominada Fortaleza del Cerro ou Fuerte del Cerro está localizada e um morro chamado Cerro de Montevideo, o ponto mais alto da cidade, com 135 metros de altura e de onde se tem uma vista panorâmica de toda a cidade. Na fortaleza há telescópios para olhar mais próximo os edifícios. Foi inaugurada em 1811, para defender a população e o Porto de Montevideo e seu farol foi o primeiro farol do Rio da Prata. No local há um museu que conta um pouco da história do Uruguay, da conquista do Rio da Prata e de General Artigas. Há também um espaço reservado para a exibição de armas antigas e uniformes de guerra. Chegando ao Cerro (indo em direção à Colônia do Sacramento) há placas indicando a localização da Fortaleza.
VINÍCOLAS - Há várias vinícolas (bodegas, em espanhol) nos arredores de Montevideo. A mais próxima é a Bodega Bouza. No município vizinho de Canelones, as melhores são a Juanicó e a H. Stagnari. É necessário fazer a reserva da visita.
TRANSPORTE
A cidade é um entroncamento no transporte viário ou ferroviário do país e o seu porto é o local de entrada de grande parte do comércio externo do Uruguay.
AÉREO
A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, o maior do país, e pelo Aeroporto Internacional Ángel S. Adami. O Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevideo, é o principal aeroporto do Uruguay, localizado a 20 km do centro de Montevideo, no distrito de Carrasco, município de Ciudad de la Costa, às margens da Ruta 101 e bem no início da rodovia Interbalnearia. Foi inaugurado em 1947 e administrado pelo governo uruguaio até o ano de 2003, quando foi privatizado. A empresa que venceu a concorrência foi a Puerta del Sur S.A, que pertence ao grupo argentino Corporación America, o mesmo que venceu a privatização recente do Aeroporto Internacional de Brasília e também do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal/RN. O novo Aeroporto de Carrasco foi inaugurado em dezembro de 2009, com design futurista e iluminação noturna especial, possui um grande arco, com quase 400 metros de extensão e que atinge 130 metros de altura em seu ponto mais alto. Há apenas uma companhia de táxi credenciada no aeroporto, a Taxi Aeropuerto, que oferece serviços em táxis privados ou em vans compartilhadas. Outra opção no deslocamento para a cidade são o Uber e os ônibus do transporte público, operados pelas companhias C.O.P.S.A, COT S.A, e Cutcsa.
A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, o maior do país, e pelo Aeroporto Internacional Ángel S. Adami. O Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevideo, é o principal aeroporto do Uruguay, localizado a 20 km do centro de Montevideo, no distrito de Carrasco, município de Ciudad de la Costa, às margens da Ruta 101 e bem no início da rodovia Interbalnearia. Foi inaugurado em 1947 e administrado pelo governo uruguaio até o ano de 2003, quando foi privatizado. A empresa que venceu a concorrência foi a Puerta del Sur S.A, que pertence ao grupo argentino Corporación America, o mesmo que venceu a privatização recente do Aeroporto Internacional de Brasília e também do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal/RN. O novo Aeroporto de Carrasco foi inaugurado em dezembro de 2009, com design futurista e iluminação noturna especial, possui um grande arco, com quase 400 metros de extensão e que atinge 130 metros de altura em seu ponto mais alto. Há apenas uma companhia de táxi credenciada no aeroporto, a Taxi Aeropuerto, que oferece serviços em táxis privados ou em vans compartilhadas. Outra opção no deslocamento para a cidade são o Uber e os ônibus do transporte público, operados pelas companhias C.O.P.S.A, COT S.A, e Cutcsa.
MARÍTIMO
O porto de Montevideo, onde chegam os barcos da Buquebus provenientes de Buenos Aires e os navios de cruzeiro, fica atrás do Mercado del Puerto, na Ciudad Vieja.
O porto de Montevideo, onde chegam os barcos da Buquebus provenientes de Buenos Aires e os navios de cruzeiro, fica atrás do Mercado del Puerto, na Ciudad Vieja.
Próximo ao Mercado do Porto, pode-se pegar o Bus Turístico, num percurso de 2 horas e 15 minutos. As estações são o Jardín Botánico, o Estádio Centenário, o Parque Rodó, o Montevideo Shopping e o Shopping Punta Caretas. No domingo o ônibus também tem uma parada na feira Tristán Narvaja. O ônibus custa 494 pesos por 24 horas e 720 pesos para 48 horas.
Existe também o BuqueBus Turístico, que faz o roteiro em 1h45, percorrendo o centro e a orla até Carrasco, onde tem parada no Cassino. Custa US$ 12 (compre na bilheteria do terminal Buquebus) e tem três saídas, às 11h, 13h e 15h. O último ônibus passa pelo Cassino às 16h05.
COMPRAS
Av. 18 de Julho
Portones Shopping.
Mercado de los Artesanos - Localizado na praça Cagancha.
Feira de Tristán Narvaja - Acontece aos domingos, toma diversos quarteirões das ruas de Montevideo e é um dos principais programas dos locais no fim de semana. É uma feira enorme, cheia de objetos, com vendedores de frutas, verduras, animais e antiguidades.
RESTAURANTES
O carro-chefe da culinária uruguaia é a parrilla, espécie de churrasco, servida com chimichurri e batatas fritas, o chivito, sanduíche, feito com carne e muitos acompanhamentos. Para a sobremesa, o dulce de leche e os alfajores uruguaios
O carro-chefe da culinária uruguaia é a parrilla, espécie de churrasco, servida com chimichurri e batatas fritas, o chivito, sanduíche, feito com carne e muitos acompanhamentos. Para a sobremesa, o dulce de leche e os alfajores uruguaios
A noite mais animada da cidade está no final de Pocitos, junto ao Montevideo Shopping, em Buceo. Nas duas quadras da avenida Luis Alberto de Herrera antes do cruzamento com o Boulevard 26 de Marzo, há vários boliches, bares.
Chivitos lo de Pepe.
Roldo’s Piedras - Um dos restaurantes mais tradicionais do Mercado do Porto.
El Palenque - Localizado no Mercado do Porto, é um dos melhores restaurantes de Montevideo.
Rara Avis - Localizado em anexo ao Teatro Solís, decorado com cortinas vermelhas e obras de arte.
Dueto Bartolome Mitre, na Ciudad Vieja.
Panini's Pocitos - Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, tem duas opções de endereço.
Montecristo Restaurante em Punta Caretas, bom restaurante.
FrancisLuis de La Torre - Em Punta Carretas. Fazer reserva
Mamma NostraCnel - Em Punta Carretas. Restaurante italiano.
Francis Francis - Especializado em frutos do mar e pescados
La Pasiva
É uma rede de restaurantes de Montevideo que está em diversos lugares da cidade. Bons preços.
É uma rede de restaurantes de Montevideo que está em diversos lugares da cidade. Bons preços.
62 BarMiguel Barreiro - Em Pocitos.
Café Brasilero - Ituzaingó, esquina 25 de Mayo.
Restaurant Bodega Bouza - Camino de La Redención, 7658.
Pony Pisador - É um bar que oferece música ao vivo e karaokê.
Tabaré bar.
Baar Fun Fun - No centro. Às sextas e sábados, toca tangos e, no início da madrugada, sempre tem uma sessão de candombe.
HOTÉIS
A região onde é melhor para se hospedar é o eixo Pocitos - Punta Carretas, região de classe média alta localizada junto ao rio e bem servida de comércio e a maioria dos hotéis é de construção recente. O Centro -- ao longo da avenida 18 de Julio -- tem hotéis mais antigos.
A região onde é melhor para se hospedar é o eixo Pocitos - Punta Carretas, região de classe média alta localizada junto ao rio e bem servida de comércio e a maioria dos hotéis é de construção recente. O Centro -- ao longo da avenida 18 de Julio -- tem hotéis mais antigos.
FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário