BUDAPESTE (Hungria)

            

DADOS PRINCIPAIS:
Área93.033 km²
Capital: Budapeste
População: 9,93 milhões de habitantes (estimativa julho 2013)
Moeda: Florim húngaro 
Nome Oficial:  República da Hungria
Nacionalidade: húngara
Data Nacional20 de agosto - Dia da Constituição.
GovernoRepública Parlamentarista
Divisão administrativa19 condados e a capital

GEOGRAFIA DA HUNGRIA:

Localização: centro-sul da Europa
Cidade PrincipaisBudapeste, Debrecen, Miskolc, Szeged e Pécs.
Densidade Demográfica109 hab./km2
Fuso Horário: + 4h
Clima: temperado continental

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS

População: húngaros 89%, ciganos 4%, alemães 3%, sérvios 3% e outros 1%.
Idiomahúngaro (oficial), alemão, eslovaco, ucraniano, esloveno, sérvio, croata e hebraico.
Religião: Cristianismo 88,6% (católicos 62,1%, protestantes 26,5%), sem filiação e ateísmo 11,4%.
IDH: 0,831 (2012) - muito alto

ECONOMIA:

Produtos Agrícolas: trigo, milho, beterraba, cevada, batata e cereais diversos.
Pecuária: bovinos, suínos e aves.
Mineraçãogás natural, minério de ferro e carvão mineral.
PIB: US$ 198,8 bilhões (estimativa 2012)
Indústria: alimentos, química, metalurgia, siderurgia, têxtil, tabaco e construção.
Renda per capita:  US$ 20.000 (estimativa 2012)



BUDAPESTE



Dividida ao meio pelo Rio Danúbio, em 3 áreas: Buda (parte mais residencial, histórica e cultural), Peste-2/3 (centro comercial, administrativo e de entretenimento, rede hoteleira, Parlamento) e Óbuda Tem 2.000.000 hab. 75% foi destruída na 2ª Guerra Mundial. Tem 118 fontes termais e 30 banhos Termais e 2º metrô mais antigo da Europa.

A cidade já era habitada na pré-história. Depois ocupada por diversas tribos que ganhavam as batalhas (citas e celtas, romanos, hunos e outros povos e no final do Séc. IX magiares. Após a invasão dos mongóis, o Rei Béla IV mandou construir um castelo para defender a área que depois foi desenvolvido pelo Rei Matias, governante renascentista, desenvolvendo a região, que depois foi ocupada pelos turcos em 1541, por 150 anos. Em 1686, quando foi retomada pelos cristãos, Buda foi destruída e ocupada pelos Habsburgos. Se desenvolveram, havendo a unificação de Buda, Peste e Óbuda em 1872, formando Budapeste. São ligadas por pontes, que foram destruídas pelos nazistas.

PONTE DA LIBERDADE:


Construída entre 1894-99 e inaugurada por Francisco José, que aplicou na estrutura de ferro , o último cravo de prata no lado de Peste. Primeiro chamada de Ponte da Casa da Alfândega , depois a ponte Francisco José e , após sua reconstrução em 1946, nome atual.

PONTE ELIZABETE:



Construída em 1897-1904 e nomeada em homenagem a rainha Elizabete ( SissI ) da Áustria.

PONTE DAS CORRENTES ou das Cadeias -  Ponte Széchenyi (Chain Bridge)



 Primeira a unir as 2 margens do rio (1839-49), ornamentada por leões, que simbolizam a união de Buda e Peste.

PONTE MARGARET (Margit Hid):



Próxima a ilha Margaret

ILHA MARGARET (MARGITSZIGET)





BUDA

COLINA DO CASTELO (VÁRHEGY) 



Tem 1,5 Km de comprimento  e está a 180 mts do nível do maronde se concentram a maior parte das atrações de Buda (palácio, igrejas, museus, praças, monumentos). Na base há o marco zero da cidade com o único túnel e um funicular. Se desenvolveu no período dos Habsburgos e foi quase totalmente destruído na 2ª guerra. O Bairro do Castelo é uma pequena cidade medieval de ruas estreitas, sendo a Tárnok, a rua principal e parte da praça Dísz à Igreja Matias Por baixo da maioria das casas há várias cavernas com vários níveis de profundidade MUSEU DA HISTÓRIA MILITAR, MUSEU DA FARMÁCIA DA ÁGUIA DOURADA, MUSEU DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA HOTELEIRA, MUSEU DA HISTÓRIA DA MÚSICA.

PRAÇA DA SANTÍSSIMA TRINDADE (SZENTHÁROMSÁG):






Praça central do morro com coluna central (Monumento da Peste e estátua de St Estevão), a igreja de São Matias, o Bastião dos Pescadores e a Maria Madgdalena Church, com seus 24 sinos que tocam a cada 30 minutos. Ao norte da praça, ficam residências, com estilo medieval e barroco.


PALÁCIO REAL (KIRÁLY PALOTA):



É o edifício mais imponente da colina no alto do morro, com cúpula verde, erguido na Idade Média, foi destruído na batalha contra os turcos no Séc XVII e depois na retirada alemã, no final da 2ª Guerra, e reconstruído, estilo neoclássico . Atualmente abriga vários museus e atrações:

·         GALERIA NACIONAL HÚNGARA (Magyar Nemzeti Galéria), com a melhor coleção de pinturas e esculturas do país
·         MUSEU HISTÓRICO DE BUDAPESTE
·         BIBLIOTECA NACIONAL SZÉCHÉNYI
·         Castle Cave: Sistema de túneis e cavernas, formando um labirinto na área ao redor do castelo
·         MUSEU LUDWIG (Ludwig Múzeum): Museu de arte contemporânea
·         Antigo Ministério da Defesa, bombardeado na 2ª guerra atrás do Palácio Imperial

        
FONTE DE MATIAS - Conjunto de estátuas de art nouveau, que representa o Rei Matias a caçar e um dos falcões reais.

IGREJA MATIAS (Mátyás-Templom).



Com telhado com desenhos geométricos, semelhante a Catedral de Viena, construída como igreja principal do castelo, depois serviu para coroação, transformada pelos turcos em mesquita e reconstruída entre 1874-96 em estilo neo-gótico. A parte inferior funciona como museu e nela se realizam concertos.

BALUARTE DOS PESCADORES - Construído entre 1899-905 em estilo neo-românico, usando parte da muralha antiga do castelo, detrás da Igreja Matias Os miradouros, os terraços e corredores transversais lembram um convento.

PRAÇA DAS PORTAS DE VIENA - Recebeu o nome das portas direcionadas para Viena. O Arquivo Nacional é o seu maior edifício, em estilo Neo-Românico, construído entre 1913-17.

MORRO GÉLLERT (Monte DE SÃO GERALDO):






Em homenagem a São Geraldo, Monge Missionário Polonês, atirado do morro num barril, pelos pagãos, sendo construída a ESTÁTUA DE SÃO GERALDO, com 40m de altura e uma cascata. Tem 140m de altura. Na Idade Média, se acreditava que aqui ocorria o “Sábado das Bruxas”. Os turcos construíram um pequeno forte no topo para controlar Buda e após a revolução mal sucedida de 1848-49, os austríacos, construíram um forte para atemorizar os húngaros, a Cidadela.

CITADELA - 360º de visão da cidade, que é Patrimônio da Humanidade.

MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA ou da Liberdade



Instalado pelos Russos após a 2ª guerra com Conjunto de Estátuas de 36m que se ergue no topo do Monte São Geraldo de 1947. A figura feminina de 14m com um ramo de palmeira sobre a cabeça é chamada de Estátua da Liberdade. Outras 2 figuras de ambos os lados, completam o conjunto.

AQUINCUM - Ruínas de um forte dos romanos.

BANHOS TERMAIS RUDAS - Estância Termal construída na Idade Média, transformada pelos turcos, com piscina octogonal com átrio de 8 colunas, formando uma cúpula.

HOTEL E BANHOS TERMAIS GELLERT - Majestoso centro termal e hotel, inaugurados em 1918.


PESTE


PRAÇA DOS HERÓIS (HOSÖK TERE):



Construída em comemoração ao milênio da Hungria em 1896, foi o principal ponto do levante anti-soviético em 1956. Destaca-se o Monumento do Milênio em comemoração aos mil anos do 1º assentamento magiar na cidade, formado por 2 fileiras de pilares em semi-círculo e um pilar de grandes dimensões, entre os quais estão os reis da Transilvanis e perto do grande pilar central, as estátuas equestre dos “Sete Chefes”; o Monument of  National  Heroes no  meio, túmulo do soldado desconhecido com coluna alta central com anjo Gabriel no topo e Arco com esculturas de heróis húngaros, sendo a 1ª a de  Stº Estevão, que converteu as tribos bárbaras ao Cristianismo . Do lado direito, fica o Palácio (Galeria das Artes com colunas douradas, maior sala de exposições da Hungria) e, do outro lado, o Museu de Belas Artes (cópia de templo grego, com coleção de mestres espanhóis, como El Greco e Goya, material egípcio e grego). Debaixo da praça, há fonte de água termal.

PARQUE DA CIDADE (VÁROSLIGET):



Maior parque de Budapeste. Era uma área pantanosa, zona de caça real. Maria Tereza mandou que fosse drenada e plantassem árvores e foi doado à cidade pelo imperador Leopoldo e transformado em estilo inglês. Fica atrás da praça dos heróis, onde tem uma casa de banhos termais (Széchenyi Bath ) no edifício mais magnífico do parque, réplica do castelo da Bela Adormecida ( Vajdahunyad Castle),  jardim Botânico e lago artificial que, no inverno, é transformado em pista de patinação no gelo. Casa de Vidro (onde se pode tomar água termal) , Zoológico, lojas e Circo Permanente da Hungria. O restaurante Grundel, mais famoso da cidade fica nas proximidades.

CASTELO DE VAJDAHUNYAD - Grupo de Edifícios históricos com 21 elementos, construído em 1896 com caráter provisório em papel e madeira para a exposição do milênio, mostrando todos os estilos arquitetônicos existentes na Hungria. Em 1904-08 se decidiu reconstruí-lo, acrescentando partes novas e material mais duradouro.

AVENIDA ANDRÁSSY :



Alameda  mais importante e grandiosa., com  de 2,5 km. Vai da Praça dos Heróis até  o centro de Peste. É Patrimônio Cultural da Humanidade, com palacetes, onde morava a nobreza. Onde está o Museu de Belas Artes, Museu da Casa do Terror, Embaixadas, 12 teatros, lojas de grife e a ópera de Budapeste para 1200 pessoas.

TEATRO NACIONAL DA ÓPERA (MAGYAR ALLAMI OPERAHÁZ) -  Pérola Neo-Renascentista, construída de 1875-84 apresenta ópera, concertos e espetáculos. Ladeada por esfinges, a entrada dá para um interior que parece um ovo Fabergé.

MUSEU DE BELAS ARTES (IPARMÜVÉSZETIMÚZEUM - Museu de artes aplicadas com acervo de arte desde a Idade Média até a atualidade Inaugurado por Francisco José em 1896, estilo art nouveau, com cerâmicas Zsolnay decorando o telhado.

ACADEMIA DE MÚSICA FRANZ LISZT - Edifício magnífico em art nouveau, é uma das principais salas de concerto da cidade.

LISZT FERENC MEMORIAL MUSEUM - Antiga Academia de Música de Budapeste , onde morou o compositor Ferenc Liszt

TERROR HÁZA (MUSEU DO TERROR) - Memorial das vítimas do nazismo e comunismo, nº 60 da Andrassyút, foi o quartel-general do partido nazista húngaro e depois , o centro das organizações terroristas soviéticas.

PRAÇA OCTOGONE - Cruza a Andrassy

RUA VÁCI -  Rua de compras, vai da praça do Mercado à pastelaria Gerbeaud (mais de 150 anos, famosa pela torta de nozes, damasco, geleia e coberto com chocolate), com lojas , restaurantes, shoppings.

MERCADO CENTRAL (Grand Market Hall) 



 Maior mercado aberto da cidade

PEQUENO BULEVAR - Conjunto de ruas semi-circulares (József Attila út, Károly korút, Múzeum korút e Vanhaz korút) que cercam a Belváros, onde cresceu a cidade medieval.

GRANDE BULEVAR -  Arco mais largo que imita o pequeno bulevar, indo da ponte Margaret, atravessando a Andrassy no Oktogon e curvando-se de volta até o rio na Petón Hid.

ACADEMIA NACIONAL DE CIÊNCIAS - Edifício neo-renascentista, construída de 1862-65.

PÁTIO DE PARIS - Construído entre 1903-09 em estilo eclético, neo gótico. O pátio maior tem formato de uma passagem com lojas.

PESTI VIGADÓ - Exemplo único da Arquitetura Romântica na Europa, construído no lugar do antigo, destruído na revolução de 1849, com apresentações de artistas famosos na sua sala de concertos.

PARLAMENTO(ORSZAGHAZ) - Inspirado no parlamento inglês. É um dos maiores do mundo,  2º da Europa sendo utilizada apenas 10% de sua área. É o maior prédio da Hungria, Estilo eclético, próximo neogótico. Construído entre 1885-904.

BASÍLICA DE SANTO ESTEVÃO (SZENT  ISTVÁN BAZILIKA) 



Maior Igreja de Budapeste, batizada com o nome do 1º Rei Católico que fundou o Estado Húngaro e cujos restos mortais da mão direita se encontram na Capela da Sagrada Mão Direita Tem 4 braços iguais e cúpula com 96m de altura.

ESTAÇÃO DE CAMINHOS-DE–FERRO DO OESTE DE TREM - Construída pela companhia Eiffel. O átrio com estrutura de ferro, tem um tímpano triangular rodeado de 2 pares de cúpulas.

METRÔ de Budapeste 

SINAGOGA DA RUA DOHÁNY NAGY  ZSINAGÓGA - 2ª maior Sinagoga da Europa, onde está o museu judaico que aborda a tradição e história do povo judeu. No jardim, a árvore do Holocausto tem ramos de metais e uma coleira de folhas com os nomes dos judeus mortos. Construída entre 1849-54, em estilo mor –bizantino e decoração em cerâmica.

BANHOS TERMAIS - Há mais de 50 na cidade com piscinas de água acima de 40ºc. O maior e mais popular é o Gellért Gyógyfüdö, com piscinas mistas ou separadas por sexo.

PARQUE DAS ESTÁTUAS (SZOBORPARK) - “Disneilândia do Comunismo”, distante do centro, com estátuas dos maiores líderes comunistas e de ilustres revolucionários anônimos, que antes enfeitavam as ruas da cidade.






FOTOS DE BUDAPESTE























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário