ZADAR (Croácia)


ZADAR



LOCALIZAÇÃO  Zadar é uma Cidade da Croácia, na Costa Leste do Mar Adriático.

POPULAÇÃO 80.000 habitantes.

ÁREA25 km²





HISTÓRIA

É uma das Cidades mais Antigas Cidades do Mundo. Os primeiros registros da cidade são de cerca 3.000 anos atrás (quando ainda se chamava Jadera). Como Knin era o centro da rede de estradas na Dalmácia. Zadar era a ligação entre a Terra e o Mar. Em Zadar não existiam grandes tempestades no mar e, assim, em qualquer época do ano os navios podiam desempenhar as suas funções com segurança. Dominada pelos Romanos dos Séculos IV ac. ao século V dC. Foi invadida pelos Bárbaros, no Século VI dC. e, em 1202, conquistada por Veneza, que a dominou até 1797. De 1808 a 1815 foi invadida pelos Franceses e, posteriormente pelos Austríacos. Em 1944, foi bombardeada por tropas americanas, que destruiu cerca de 70% do seu centro histórico.


PONTOS TURÍSTICOS


Sua cultura é fortemente influenciada pela vizinha Itália. Zadar tem um centro histórico parecido com Dubrovnik, fica em uma ilha murada que se projeta no mar, é essencialmente para passeios a pé, ainda que conte com um desenvolvido transporte público. Durante o verão eles tem um evento chamado Zadar Classic Open Air, com uma extensa programação de músicos tocando em espaços abertos como praças e recantos da cidade.









CIDADE VELHA

Fica dentro das muralhas, com incríveis igrejas e catedrais antigas.











IGREJA DE SÃO FRANCISCO

Do século XVIII, com o Convento das Freiras Franciscanas.















IGREJA DE SÃO NICOLAU

PENÍNSULA - É o centro, onde as 2 ruas principais com 800 e 200 metros, do portão de Saída ao Fórum Romano, se cruzam.

PRAÇA CENTRAL DO IMPÉRIO ROMANO com as RUÍNAS DO FÓRUM ROMANO

Construído entre os Séculos I e III dC, foi destruído por terremoto no fim do século VI e depois reconstruído num nível mais alto. É o coração histórico da cidade. Próximo ao Fórum existem duas igrejas famosas mundialmente: São Donato e a Catedral Anastasia.








IGREJA DE SÃO DONATO

Construída sobre as ruínas do Fórum Romano, no início do Século IX, em estilo Bizantino, com planta circular. Tem uma torre onde se tem uma vista fantástica de toda a cidade, construída no século 9, em forma circular, e é um símbolo histórico da cidade. A igreja ainda se encontra em excelente estado, totalmente vazia e, devido à sua acústica perfeita, são realizadas anualmente noites musicais, reunindo os melhores músicos e orquestras do mundo. Por cerca de 1 euro,  pode-se subir até o topo da Igreja  e desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a cidade e o mar. Ao lado da Igreja tem mais Ruínas Romanas, Pilares com relevos de figuras mitológicas como Júpiter, Medusa, etc, acredita-se que aqui estava um templo dedicado a Júpiter.


IGREJA DE SANTA MARIA

Com o Convento das Beneditinas atrás, onde cerca de 21 monjas vivem em completa clausura.











CATEDRAL DA CIDADE DE SANTA ANASTASIA 

Maior Catedral Românica da Dalmácia, parecida com a Catedral de Pádua, onde todas as pessoas importantes de Zadar “devem” ir à missa durante as festas tradicionais, como Natal, Páscoa ou Santos. Locais importantes (St. Donat, Santa Stosija, Santa Krsevan, Santa Frane e Santa Sime). Da sua torre sineira é possível ver toda a cidade e arredores. No topo da torre há um pequeno galo em cuja posição e movimento (devido aos ventos) são utilizados pelos moradores antigos de Zadar para predizer o clima e, diz-se, com mais precisão do que os especialistas. Ao lado, a residência do Arcebispo e, em frente, o Seminário.



ÓRGÃO DO MAR

Feito pelo arquiteto/artista local Nikola Basic, em 2005. Fica no calçadão a beira mar pelo lado de fora da muralha. É uma escadaria em pedra, com diferentes larguras, para imitar as notas musicais, com buracos no chão, com um sistema de tubos e apitos, por onde entra a água do mar, fazendo com que a pressão da água produza sons diferentes. As ondas mais potentes geram sons mais fortes e intensos. Tem 35 metros de comprimento e 35 tubos de 2 a 3 metros, cada um com 5 a 8 orifícios. É o símbolo da cidade.










SAUDAÇÃO AO SOL “


Ao lado do Órgão do Mar, também do arquiteto/artista local Nikola Basic. É um círculo de 22 mts coberto por 300 placas de energia solar, que armazenam energia durante o dia, e quando o sol se põe, após as 18:30 hs, gera um espetáculo de luz , em uma variedade e combinações de cores incríveis, representando uma saudação ao sol. Representa o sistema solar, com os planetas em tamanhos e distâncias proporcionais ao sistema original.




RESTAURANTES

Garden, fica ao ar livre com vista para o porto, um lugar estilo Ibiza com almofadões, tendas, luz de velas. Durante os meses de julho e agosto, recebe os DJs de música eletrônica mais famosos do planeta.  
Bar Lounge que fica na praça dos 5 poços, com o mesmo espírito do Garden,
Restaurante Pet Bunara, comida maravilhosa.
Restaurante KonobaStomorica, especializada em peixes e frutos do mar.


HOTÉIS


Art Hotel Kalelarga

Com design refinado, localizado na rua mais famosa de Zadar, a Majke Margarite.




Hotel Kolovare


FOTOS ZADAR






































 

 






 

CIDADE VELHA




























ÓRGÃO DO MAR










SAUDAÇÃO AO SOL “

















Nenhum comentário:

Postar um comentário