San Sebastián (Spain)



SAN SEBASTIÁN


LOCALIZAÇÃO - San Sebastián (em espanhol) ou Donostia (em basco), oficialmente Donostia-San , é uma cidade localizada no norte da Espanha, Província de Guipúscoa, na comunidade autônoma do País Basco. É, junto com Bilbao e Vitória, uma das três capitais de Província do País Basco. Rodeada pela Baía da Concha, à beira do golfo da Biscaia, banhada pelo Mar Cantábrio, a 20 km da fronteira com a França. 

ÁREA: 60,89 km²

CLIMA: Ao contrário do resto da Espanha, a região é bastante chuvosa a maior parte do ano, com verões e invernos amenos

POPULAÇÃO: 186.126 (2014) e na sua área metropolitana é de 436. 000 hab

IDIOMA OFICIAL: espanhol e língua basca, em espanhol vasco ou euskera, falada por um terço da população 

PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS: comércio e o turismo


HISTÓRIA 

O Rei Sancho, el Sabio, em 1180 fundou a vila medieval junto ao mosteiro consagrado a San Sebastião, que seria a origem da cidade. 


PONTOS TURÍSTICOS.

San Sebastián é um dos principais destinos turísticos espanhol e europeu. Aclamada como a pérola da costa cantábrica graças à sua baía em forma de concha, baía de La Concha, às praias imaculadas e à extraordinária gastronomia. Foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como uma das cinco principais cidades resort do mundo, junto com Berlim, Estocolmo, New York e Amsterdã. Sua arquitetura moderna iniciada na segunda metade do Século XIX, estabeleceu uma cidade de estilo francês com traços da belle époque. Suas pontes lembram Paris. É cortada por ciclovias e o povo anda mais de bicicleta do que de carro. É uma cidade para ser apreciada essencialmente a pé, e a acessibilidade é um ponto forte - até mesmo do calçadão à beira-mar para a areia tem elevador. É uma cidade cosmopolita, com caráter Basco forte, como refletido em seus eventos culturais, como O Tamborrada ou a Semana Grande, com regatas, Festival de Jazz, em julho, e o consagrado Festival Internacional de Cinema, cujos prêmios são as Concha de Ouro e de Prata, na segunda quinzena de setembro. Foi a Capital Europeia da Cultura 2016.


CIDADE VELHA
(Parte Vieja)

Parte mais antiga do centro histórico de San Sebastián. Suas estreitas ruas são a meca dos bares de pintxos e levam para a Plaza de la Constitución.
Destacam-se a Igreja de Vicente, a Igreja de Santa Maria del Coro e um antigo convento Dominicano, agora o Museu San Telmo.






IGREJA DE SAN VICENTE - Erguida entre os Séculos XV e XVI no Estilo Gótico. Um dos seus destaques é o altar construído em 1586 que mostra cenas do sofrimento e morte de Cristo.

IGLESIA DE SANTA MARIA 

Igreja mais emblemática de San Sebastian, foi construída por volta de 1750, estilo gótico e renascentista-barroco.











PLAZA DE LA CONSTITUCIÓN 

Esta praça foi construído em 1689, mas com os saques das tropas anglo-portuguesas foi totalmente destruída. Foi posteriormente reconstruída (1832-1994) pela prefeitura, que vendeu os apartamentos ao redor da praça mas manteve o direito sobre os balcões que alugava durante as touradas que aconteciam nela. É por isso que se pode ver os números em cima das sacadas de cada apartamento, já que eram os lugares vendidos para assistir as touradas. É o palco de celebrações cívicas na cidade.

MUSEO SAN TELMO - Aos pés do Monte Urgull, ou melhor, quase metido no monte, no concreto da fachada, há vazios onde brotam flores e muito verde. O museu como continuação da paisagem. Com coleções de etnografia, arqueologia e pintura, oferece uma viagem pela cultura vasca. Desde seus primórdios até a atualidade, passando por episódios trágicos como o bombardeio de Guernica. Mas também pela inovação e senhas de identidade, como as boinas Elósegui e as bicicletas Orbea. O percurso acaba numa galeria de arte. Possui algumas exibições temporárias, além de uma seção permanente voltada principalmente para a história e arte basca. O ponto alto do museu é poder entrar no convento dominicano da Igreja de San Telmo. Nele existem pinturas do artista Ignacio Zuloaga feitas em 1929 quando da restauração do convento, sobre a vida e a história do estado basco.

MERCADO DE LA BRETXA

Entre a Parte Vieja e a Zona Romántica de San Sebastião, um tradicional mercado subterrâneo, reformado e modernizado. É o principal mercado de comida de San Sebastian. O local oferece os mais diferentes produtos como queijos, carnes e peixes, e é interessante para ver a rapidez e eficiência com que as pessoas que trabalham no mercado limpam os peixes e carnes. Fica aberto todos os dias menos aos domingos e o melhor horário pra visitá-lo é por volta das 11h da manhã. 





ANTIGA CÂMARA MUNICIPAL - Neoclássica, convertida em uma biblioteca municipal.

CENTRO 

(fica próximo à cidade velha)

É chamado LA BELLE ÉPOQUE ROMANTIC e corresponde à parte de Donostia por onde a cidade cresceu ao final do século XIX. Seria o equivalente do Ensanche em Barcelona. As principais ruas são completamente pedonais, e ao longo do rio Urumea, que surgiu após a demolição das antigas muralhas. Não tem muitas atrações turísticas mas possui prédios lindos e muitas lojinhas (a calle Loiola é a principal avenida de compras). Além das compras, o principal ponto turístico é a Catedral da cidade.

CATEDRAL DEL BUEN PASTOR

Como a prefeitura, também foi inaugurada em 1897. Seu Estilo Gótico lembra as Igrejas das Cidades Medievais da Alemanha e da França. Pode ser avistada de diferentes pontos da cidade pois sua torre tem quase 75 metros de altura. Ela foi construída no final do século 19 com pedras tiradas do Monte Igueldo (que fica em San Sebastian).

TEATRO VICTORIA EUGENIA

Perto da foz do rio Urumea, continuação do Hotel María Cristina, e inaugurado uma semana depois que o hotel, foi, até há poucos anos, a grande referência cultural da cidade. Foi durante décadas a sede principal do Festival de Cine de San Sebastián.













HOTEL MARIA CRISTINA - Um dos monumentos mais atraentes da cidade, grande dama da hotelaria de San Sebastián. Foi inaugurado em 1912. Nele se hospedam as estrelas do cinema que visitam Donostia durante a celebração do Festival de Cine de San Sebastián. A ponte de Maria Cristina é a mais atraente das pontes de San Sebastian e foi inspirada na ponte Alexandre III de Paris.

AYUNTAMIENTO DE SAN SEBASTIÁN

Construído em 1897, junto à Praia da Concha para servir como Cassino. Passou a abrigar a Prefeitura da cidade a partir de 1947. Na frente da prefeitura há um antigo carrossel. 












PLAZA DE GUIPÚZCOA - Com o edifício do Conselho Provincial (inspirado na Ópera de Paris), Centro Cultural Koldo Mitxelena e Correios. 

PASEO NUEVO 

Que conduz à enorme e espetacular escultura de Oteiza, Construção Vazia (2002), até chegar ao o Kursaal. 















EL KURSAAL - É um moderno Palácio de congressos e auditório, desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo e inaugurado em 1991, situado onde antigamente estava o Gran Kursaal Marítimo de San Sebastián entre o mar e o Urumea. É o teatro do Festival de Jazz e do Festival de Cinema. O arquiteto desenhou dois grandes cubos de vidro que ficam iluminados à noite

PORTO 

Com restaurantes de peixe e frutos do mar. 

MIRAMAR PALACE

No Paseo de La Concha, construído em estilo Inglês pela Família Real Espanhola em 1893,pela rainha Maria Cristina, para passar o verão e vendido à cidade na década de setenta, onde havia o Convento San Sebastian de Antígua. Os jardins do palácio abertos ao público, oferecem vistas espetaculares sobre a baía, como o parque de diversões do Monte Igueldo, pequeno parque de diversões do início do Século XX com uma esplêndida vista da baía. Atualmente Palácio de Congressos e eventos.

PRAIAS URBANAS 

O Mar Cantábrico, que banha San Sebastián, é um mar que deve ser temido e respeitado. Em dias de temporal, o espetáculo das ondas batendo contra a costa, especialmente ao longo do Paseo Nuevo, que rodeia o Monte Urgull, vira um dos espetáculos mais incríveis de se ver em San Sebastián.

São várias prais ao longo da baía de la Concha, desde a Cidad Vieja até o Monte Igueldo. Com água morna, verde cristalina. 

ONDARRETA 

Encontra-se a Peine del Viento, uma escultura de Eduardo Chillida um símbolo da cidade. Localizado entre o Palácio de Miramar e Igueldo Monte, é a menor das três praias. Esta praia tem quase 1 Km.  Na baía de La Concha. Tem a ilhota de Santa Clara.







LA CONCHA 

É o cartão postal de San Sebastián e uma das praias mais famosas da Espanha. La Concha tem um calçadão muito bonito, que pode ser percorrido em toda sua extensão. 
O passeio começa ao lado do Ayuntamiento e termina na Praia de Ondarreta.. Tem um comprimento de 1350 m. É o símbolo turístico de San Sebastián. No centro da baía, a ilha de Santa Clara Na praia além do maravilhoso resort de La Perla, La Perla – Spa e Restaurante , um dos mais belos spas do mundo, ainda pode-se visitar a Casa Real de ex-Bath e o Iate Clube Royal. Na baía de La Concha.







ZURRIOLA - Fica do lado do Kursaal . Tem ondas fortes, de modo que se tornou o mais frequentado por jovens surfistas. Em 1994 procedeu a uma renovação da praia, até então praticamente inutilizável, a construção de um quebra-mar que reduziu o risco de água e da melhoria geral da qualidade da areia e da água. Nudismo é permitido nesta praia. Localizadas na baía de Urumea. 

MONTE URGULL

Uma das duas colinas que flanqueiam o porto como torres de vigia, oferece vistas fantásticas da Isla de Santa Clara, a ilhota cheia de bosques no meio da baía, assim como da cobertura florestal que se espalha em terra. No cume, há um forte em ruínas, o Castillo de la Santa Cruz de la Mota, que conta com uma imensa estátua do Sagrado Coração e um parque com gramado abundante.

 

MONTE IGUELDO 

É, junto com o Monte Urgull, o ponto elevado mais famoso da cidade, com vistas insuperáveis da Bahía de La Concha. No alto do monte funciona, durante a temporada alta, um parque de diversões vintage. Tem também um hotel (Hotel Monte Igueldo), um farol.






 






PEINE DEL VIENTO - É um conjunto escultórico do falecido artista basco Eduardo Chillida. A obra está formada por três esculturas de aço incrustadas nas rochas. Encontra-se ao pé do monte Igeldo, no final da praia de Ondarreta, no Paseo de Chilida.

DE ALDERDI EDER PARKEA - Ao longo desse parque, há muitas opções para as crianças e os adultos. 

ESTÁDIO ANOETA - Com capacidade para 32 mil pessoas, é a casa do Real Sociedad de Fútbol, um dos principais clubes do futebol espanhol

ESTAÇÃO DE TREM - Feita por Eiffel

PASSEIO DE BARCO - Pela baía de San Sebastian que dura cerca de 40 minutos. A empresa Katamarana que vende ingressos, fica bem perto do aquário.


TRANSPORTE

Distante 452 km de Madri.

AÉREO - De Madri e Barcelona há voos regulares para San Sebastián, cujo aeroporto fica afastado 22 quilômetros da cidade. A forma mais fácil de chegar em San Sebastian é pegar um voo para Biarritz na França( cerca de 50 km de San Sebastian (em torno de 30 minutos de carro) ou Bilbao na Espanha ( a 100 km ,cerca de 1h de carro). Ambos aeroportos possuem transporte coletivo até San Sebastian

FERROVIÁRIO - A cidade possui conexão diária tanto ferroviária quanto rodoviária com Madri, Bilbao e Barcelona.


COMPRAS 

É um bom lugar para fazer compras. Sendo a cidade mais rica da região, San Sebastián conta com um senso fashion refinado que vai além de mega-redes como Zara e Mango. 

Loreak Mendian - Uma grife local 

Noventa Grados - Um espaço todo branco luzidio que é parte butique, parte cabeleireiro, parte galeria de arte.

RESTAURANTES 

A Cozinha basca é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas matérias-primas e do artesanato de seus cozinheiros. Alguns dos restaurantes mais famosos da Espanha estão em San Sebastián. Diz-se que São Sebastián é a cidade com o maior número de estrelas Michelin por metro quadrado. Na verdade, a única cidade no mundo, juntamente com Paris, que possui três restaurantes com três estrelas, a mais alta classificação. Assim, a cozinha é uma das principais atrações da cidade. A base da culinária basca está no peixe e produtos do mar. Junto com a alta gastronomia, San Sebastián é famosa, na Espanha toda, pela cultura dos pintxos, os tradicionais tira-gostos espanhóis, que consistem em pequenas fatias de pão em cima de que um ingrediente ou mistura de ingredientes que é colocado e preso com um palito de dentes, o que dá o alimento o seu nome pincho, que significa pico. Ficam geralmente expostos num longo balcão com, no mínimo, trinta tipos diferentes, para se consumir, estilo self service.
Os Pinchos são geralmente consumidos como aperitivo, acompanhado por um pequeno copo de txakoli, um vinho branco espumante que é servido no copo de uma altura teatral ou cerveja (zurito, quarto de litro). 
A cidade tem cerca de 200 pintxos bar. Os bares da cidade, e muito especialmente da Parte Vieja, são um autêntico espetáculo, sempre exibindo um delicioso balcão coberto de iguarias. Os doces mais famosos, como ou pastel vasco e nosso favorito, a goxua, elaborada com creme de leite, pão-de-ló, creme de confeitaria e caremelo líquido. 


HOTÉIS

Hotel Maria Cristina - 5 estrelas, localizado no centro da cidade histórica de San Sebastian e com vista para o Rio Urumea, ele é cercado de jardins e passeios e fica a poucos passos das praias de areias brancas. 

Mercure San Sebastian 

Hotel Avenida - Com uma vista para a Cidade 

Hotel NH Aranzazu - Perto do centro da cidade. 

Hotel Niza hotel - À beira-mar.

Pensión Aldamar 

Hotel Astoria - Fica na parte mais nova da cidade. O hotel possui uma decoração influenciada por Hollywood, onde cada quarto é decorado em homenagem a um ator ou diretor conhecido mundialmente. A 20 minutos a pé do centro.


FOTOS









 






































 





 






































Nenhum comentário:

Postar um comentário