PUNTA DEL ESTE
LOCALIZAÇÃO: Na ponta do Oeste Uruguay, no Departamento de Maldonado, onde o Rio da Prata se encontra com o Oceano Atlântico.
ÁREA: 20,35 km²
CLIMA: oceânico, com invernos chuvosos e frios, e verões mais secos e quentes e noites frescas. No verão, o sol se põe por volta das 21 horas.
FUSO HORÁRIO: 0h (horário de Brasília)
POPULAÇÃO: cerca de 20 mil habitantes. Durante o período de férias, esse número se eleva para mais de 200 mil habitantes
GENTÍLICO: Puntaesteño
HISTÓRIA
A cidade foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar, e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Em 1907, passou a se chamar Punta del Este. O nome significa Ponta do Leste e descreve a situação exata do lugar: na extremidade oriental do Uruguay. A pontinha da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico (o mar aberto) e o Rio da Prata (a baía).
PONTOS TURÍSTICOS
A cidade de Punta del Este é um dos balneários mais chiques e caros da América do Sul, localizada numa estreita faixa de areia entre o Atlântico e o Rio da Prata (Península), a uma hora e meia de Montevidéu. Uma das particularidades em Punta del Este é que as casas não tem número, mas nomes. O centro da cidade fica na ponta propriamente dita.
PUNTA-SALINAS CITY TOUR - Permite conhecer a cidade e seus pontos turísticos principais. O tour passa pelo porto, pelo Monumento ao Afogado, pelas Playas Brava e Mansa, por bairros luxuosos de Punta del Este- como San Rafael e Beverly Hills - La Salina e La Barra.
A RAMBLA - É a avenida beira-mar que passa por toda a península de Punta del Este, margeando tanto a orla do Rio da Prata quanto a do Oceano Atlântico.
A mais famosa do balneário e principal Avenida da península, destaca-se pela grande quantidade de lojas de roupas, galerias,cafeterias, pizzarias e imobiliárias.
Nesta rua tem também a PRAÇA GENERAL ARTIGAS, onde se encontra uma feira com excelentes peças em artesanato e pedras semi-preciosas. O encontro do mar com o rio acontece bem no local em frente à praça Av. Gorlero na PLAZOLETA GRÃ-BRETANHA, também conhecida como Praça Los Ingleses. É a ponta de Punta del Este, literalmente. Lá ficam as famosas sereias, em cima de algumas pedras.
Nesta rua tem também a PRAÇA GENERAL ARTIGAS, onde se encontra uma feira com excelentes peças em artesanato e pedras semi-preciosas. O encontro do mar com o rio acontece bem no local em frente à praça Av. Gorlero na PLAZOLETA GRÃ-BRETANHA, também conhecida como Praça Los Ingleses. É a ponta de Punta del Este, literalmente. Lá ficam as famosas sereias, em cima de algumas pedras.
FAROL DE PUNTA DEL ESTE
Pequena Igreja próxima ao Farol. Nossa Senhora da Candelária é a padroeira do balneário.
MUSEO DEL MAR - É um museu voltado para exposições e temas ligados ao mar e, segundo seus organizadores, é o maior museu relacionado ao mar no mundo.
O Porto de Punta del Este é bastante utilizado pelos cruzeiros que passam por essa região do Uruguay. De lá saem os passeios para Ilha de Lobos.
No centro de Punta, um mirante giratório localizado junto a um restaurante, no último andar do edifício Torreon.
PRAIAS - Com boa infraestrutura e limpeza, com quiosques e paradores.
É a parte de Punta del Este banhada pelo Rio da Prata, onde as ondas são fracas e a coloração da água, mais escura. Rodeada pela espetacular costa, estende-se da Parada 1, na Península até a Parada 24 em Las Delicias, para o oeste. Sua forma de ampla baia dá a esta praia sua principal característica: mar calmo e não muito profunda, perfeita para banhos Voltada para o oeste, é apropriada para contemplar o pôr do sol. O point mais badalado da Mansa é o bar do hotel Serena e os bares Virazón e Guappa.
É a parte de Punta del Este banhada pelo oceano, com ondas fortes e por isso, preferida dos surfistas. É oposta à Mansa: estende-se para o leste da Punta de la Salina, com ondas bravas e profundas. La Olla, La Plage e Papa Charlie são os pontos preferidos pelos surfistas e fashionistas. Como no lado voltado para o rio, tem águas geladas na maior parte do ano. É onde fica o MONUMENTO AO AFOGADO
conhecido também como La Mano ou Los Dedos, um dos cartões postais de Punta del Este. Tem a escultura de uma mão com dedos gigantescos que emergem da areia. Foi construída em 1982 pelo escultor chileno Mario Irarrazabal e significa o homem surgindo para a vida e sua presença junto à natureza O local mais animado da Brava é a Parada 30.
conhecido também como La Mano ou Los Dedos, um dos cartões postais de Punta del Este. Tem a escultura de uma mão com dedos gigantescos que emergem da areia. Foi construída em 1982 pelo escultor chileno Mario Irarrazabal e significa o homem surgindo para a vida e sua presença junto à natureza O local mais animado da Brava é a Parada 30.
Playa EL EMIR - Em pleno centro da Península, é uma das mais procuradas pelos surfistas graças a suas enormes ondas e seus ventos constantes. Rodeada pela Rambla de Circunvalación, a praia tem uma chamativa zona rochosa onde se encontra a imagem da Virgem de la Candelaria.
Pequena baia da zona portuária, se chama assim por um grupo de turistas ingleses que, a começos do século passado, olhavam para o mar enquanto tomavam o chá desde a Rua 17. A Rambla lhe roubou areia e hoje o que predominam são as rochas. Por isso esta praia é pouco recomendável para banhistas, mas muito propícia para a pesca, já que os ventos são calmos. É pequena e tem areia grossa, característica da maioria das praias voltada para o mar em Punta del Este.
Playa del FAROL - Que data do ano de 1907, tem o bairro mais antigo do balneário
PLAYA PINARES - Ao oeste da Praia Mansa, entre Punta del Este e Maldonado, uma praia de mar sereno e areia grossa, ideal para os que desejam se afastar das multidões da Península e se conectar mais com a natureza. Embora não tenha ondas fortes, o mar é profundo, motivo pelo qual é preciso ter cuidado na hora de tomar banho. O ponto mais movimentado de Pinares é o Parador Queen Anne, com uma boa área gastronômica.
OCEAN PARK - A 10 quilômetros da Península e a três quadras da Laguna del Sauce, esta deslumbrante praia se mantém como um remanso natural quase inexplorado. Os bosques de pinos e eucaliptos e a Barra de Arroio El Potrero com suas belezas ecológicas convertem a Ocean Park no lugar perfeito para os amantes do ecoturismo. Sobre a praia há uma linda barraca de estilo rústico. Está no Km 111 da Rodovia Interbalnearia.
PLAYA EL CHILENO - Coroada pela Punta del Chileno, esta praia se distingue por suas lindas vistas da Laguna del Sauce, da Laguna del Diario e da Isla Gorriti. Durante a baixa temporada, El Chileno é um mirador natural das baleias francas que chegam ao lugar. A pesca, os esportes náuticos, o surf e o windsurf tem um lugar privilegiado nesta praia, situada no km 115 da Interbalnearia.
BEVERLY HILLS - O mais caro e luxuoso bairro, com casas sem muro e com jardins à mostra.
MUSEO RALLI - Fica em Beverly Hills, com exposição permanente de quadros e esculturas de arte contemporânea da América Latina. Peças de Botero e Dalí. A entrada é gratuita.
PUENTE LEONEL VIEIRA - Duas pontes gêmeas com pista num formato ondulado.
PONTE EM DECLIVE - É um ponto turístico muito bonito em Punta del Este, ideal para caminhadas e passeios.
PÍER DA PASTORA - Com um lindo pôr do sol.
LA BARRA - A mais ou menos 15 km do centro de Punta, uma antiga vila de pescadores que se tornou moda nos últimos verões. Sua noite faz concorrência com a do porto de Punta, com muitos barzinhos, restaurantes, lojas de decoração e ateliês de artistas que dão o clima original do lugar. Tem casas feitas de pedra ou em estilo mediterrâneo. A Ruta 10 é a principal via em La Barra, onde estão os principais bares, restaurantes e lojas da cidade, assim como os ateliês, que marcam presença forte em vários pontos de sua extensão.
PRAIA MONTOYA - Ao leste de La Barra, onde começa o corredor oceânico para José Ignacio Por suas excelentes condições para surfar, é uma das praias mais atrativas para os jovens. Uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf aproveita as perfeitas ondas oceânicas de Montoya, que também é cenário de esportes na areia como futebol e vôlei.
PUNTA BALLENA - É uma cidade do departamento de Maldonado, que fica a cerca de 15km de Punta del Este. O lugar tem uma bela paisagem natural, e entre os atrativos, estão as praias Portezuelo e Solanas, cavernas, morros e a Casapueblo.
No final da Rambla Panoramica, um mirante com vista para os dois lados da península. Também é possível ver, bem ao fundo, os prédios de Punta del Este.
Localizada a aproximadamente 16 km da região central de Punta, na península de Punta Ballena, com acesso pela rodovia Interbalnearia, é um dos cartões postais do balneário. Construída pelo artista plástico Carlos Paez Vilaró, para própria habitação e atelier, durante 36 anos, como se fosse uma grande escultura, sem um projeto bem definido. Seu estilo lembra as construções do Mediterrâneo, como as casas da ilha grega de Santorini, mas o artista gostava de fazer referências às casas feitas por um pássaro chamado forneiro, que no Brasil é conhecido como joão-de-barro.
Chama muito atenção pela forma labiríntica e a localização à beira-mar em um penhasco, proporciona um dos mais lindos pôr do sol do mundo. Logo na entrada está o restaurante/café. Próximo a ele há uma sala com um telão, onde passa um documentário sobre a casa e a vida do artista Carlos Paez Vilaró, que faleceu em 2014. Depois fica o terraço, onde há algumas esculturas e pinturas e é um dos melhores locais para observar em detalhes o formato da casa e onde no fim da tarde, durante o por do sol, ocorre uma cerimônia quando o espetáculo da natureza é acompanhado por uma gravação de um texto composto por Vilaró, em que ele agradece o sol pela sua existência e se despede de mais um dia. O ateliê também fica na casa e suas obras estão espalhadas por todos os cantos. São várias pinturas, esculturas e objetos, em ambientes interligados por pequenas passagens que mais parece um grande labirinto. Junto ao museu há uma lojinha onde é possível comprar livros, gravuras e quadros de Vilaró.
Do lado de fora da casa, perto da entrada, há um gramado de onde é possível ver melhor toda a extensão da casa e um hotel. Horário de funcionamento, das 10:00h às 16:45h (inverno), no verão fica aberta até mais tarde. Entrada: 240 pesos uruguaios.
Chama muito atenção pela forma labiríntica e a localização à beira-mar em um penhasco, proporciona um dos mais lindos pôr do sol do mundo. Logo na entrada está o restaurante/café. Próximo a ele há uma sala com um telão, onde passa um documentário sobre a casa e a vida do artista Carlos Paez Vilaró, que faleceu em 2014. Depois fica o terraço, onde há algumas esculturas e pinturas e é um dos melhores locais para observar em detalhes o formato da casa e onde no fim da tarde, durante o por do sol, ocorre uma cerimônia quando o espetáculo da natureza é acompanhado por uma gravação de um texto composto por Vilaró, em que ele agradece o sol pela sua existência e se despede de mais um dia. O ateliê também fica na casa e suas obras estão espalhadas por todos os cantos. São várias pinturas, esculturas e objetos, em ambientes interligados por pequenas passagens que mais parece um grande labirinto. Junto ao museu há uma lojinha onde é possível comprar livros, gravuras e quadros de Vilaró.
Do lado de fora da casa, perto da entrada, há um gramado de onde é possível ver melhor toda a extensão da casa e um hotel. Horário de funcionamento, das 10:00h às 16:45h (inverno), no verão fica aberta até mais tarde. Entrada: 240 pesos uruguaios.
PRAIA SOLANAS - Praia localizada entre Portezuelo e Punta Ballena ao leste, com a mítica Casapueblo. Ao oeste os cerros azuis de Piriápolis. Resguardada dos ventos, é uma praia de mar sereno, muito seguro para famílias. A areia é firme e úmida, perfeita para praticar esportes de praia.
CHIHUAHUA - Situada sobre a agreste baia de Portezuelo, é famosa por ser a primeira praia nudista oficialmente autorizada no Uruguai. São dois mil metros de costa tranquila, rodeada de exuberante natureza, em um entorno ideal para a prática de naturismo.
PLAYA TÍO TOM - Num dos pontos mais sofisticados da baia de Portezuelo, no km 116 da Interbalnearia, muito próximo de Solanas e Chihuahua, com dunas douradas e vista de Punta Ballena e espetacular pôr do sol.
PLAYA DE LAS GRUTAS - Entre Punta Ballena e Punta del Chileno, covas naturais que em outro tempo foram celebres por abranger uma boite no seu interior. Arredor das grandes pedras se encontra a praia El Chiringo, onde predomina o silencio e o ambiente familiar.
FAZENDA LAPATAIA - Produz o saboroso doce de leite Lapataia, uma das iguarias mais conhecidas do Uruguai. Fica em Punta Ballena e é aberta à visitação.
A 11 km da costa, essa ilha de 11 hectares é habitada pela maior colônia de lobos-marinhos da América do Sul. A população total é de cerca de 160 mil lobos e 10 mil leões-marinhos, além de focas gigantes, que podem ser observados a menos de 50 metros. Os guias que acompanham os turistas no barco são biólogos ou estudantes de biologia.
ILHA GORRITI - Próxima de Punta del Este, com praias bonitas, vegetação rica e uma bela vista para a Praia Mansa.
É um balneário que fica a 30 km de Punta de Leste, onde está o famoso Hotel Argentino, e na extremidade da praia, junto ao porto de Piriápolis, se estende o Cerro Santo António, que permite uma vista fantástica do balneário. A subida pode ser feita tanto de carro quanto de teleférico.
JOSÉ IGNÁCIO - Situado a 45 quilômetros de Punta, esse antigo vilarejo de pescadores, que reúne praias mais vazias e um estilo rústico típico das cidades de interior do Uruguai. Todas as ruas, sem asfalto, levam nomes de pássaros. O point é o Parador La Huella. Na direção do interior se chega a Laguna Garzón e Laguna Escondida (onde costuma ocorrer um dos Réveillons mais disputados de Punta)
PUNTA DEL DIABLO - Pequeno vilarejo de pescadores à beira mar, com uma população fixa em torno de 650 habitantes, vem se transformando em um dos principais balneários do país. Localizado no Departamento de Rocha, Punta del Diablo fica a 298 km da capital Montevideo. Um dos últimos balneários antes da fronteira com o Brasil, o acesso ao vilarejo se faz no km 298 da ruta 9. A estrutura de Punta del Diablo em nada se assemelha a Punta del Este, é mais simples, com preços mais acessíveis. É um lugar que combina tranquilidade durante o dia nas Playa de la Viuda, Playa del Rivero e Playa de los Pescadores (ou de los Barcos - Botes) e a Playa Grande, um pouco mais longe, é menos movimentada e separa Punta del Diablo de Santa Teresa e agitação à noite. Na Avenida de los Pescadores e Avenida Central, há uma boa oferta de bares e pubs, alguns com música ao vivo. Após as 4h da manhã, o movimento migra para os boliches, espécie de boates. Os mais disputados são o Bitácora, Pogo e o El Club. É uma boa região também para a prática de surf. Outra atração é a chegada dos barcos de pesca, quando peixes frescos podem ser comprados ali mesmo na praia. A feirinha de artesanato é uma atração popular. Há uma variedade de restaurantes, que servem frutos do mar a la uruguaya, carnes e parrillas, os buñuelos de algas (bolinhos de algas fritos) típicos da região. Punta del Diablo.
TRANSPORTE
Distante aproximadamente 140 km de Montevideo, 200 km da fronteira com o Brasil com o Chuí e 750 km de Porto Alegre.
AÉREO - Existem voos diários de Buenos Aires, Campinas, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Santiago de Chile e Assunção ao Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce, situada a 21 km do balneário. Desde algumas cidades da América do Sul também se pode acessar por via aérea através do Aeroporto Internacional de Carrasco e desde aí por via terrestre dirigir-se a Punta del Este. Há também o Aeroporto Internacional El Jaguel, que abrange vôos privados internacionais diretamente para Punta del Este.
MARÍTIMO - Diversas companhias oferecem transporte diariamente entre Buenos Aires, Montevidéu e Colonia del Sacramento por via marítima. Desses lugares pode-se tomar um ônibus com destino a Punta del Este ou continuar a viagem pela rodovia.
TERRESTRE - Em ônibus do Terminal Tres Cruces em Montevideo, assim como de outras cidades importantes de países limítrofes ou do interior do Uruguay, conta com linhas regulares diretas e indiretas, que acessam a península sobretudo na temporada alta (dezembro a março).
Os ônibus públicos são raros e pouco frequentes e os táxis são caros. O melhor é alugar uma bicicleta ou um carro. Há ônibus entre a Península e La Barra. Passear de bicicleta é um dos melhores programas de Punta. É possível retirar + de uma com o mesmo cartão, para quem tem cartão Itaú. Visa ou MasterCard e dão direito a uma volta de uma hora grátis. Os melhores locais para andar e pegar a bicicleta são no Porto em frente ao novo endereço do Virazón e na Parada 12 da Brava próximo do waffle do Hotel L’Auberge.
COMPRAS
A principal área de compras em Punta fica no começo da península, nas quadras entre o monumento Los Dedos e o porto da cidade. É onde estão as grandes grifes. As lojas estão espalhadas por várias ruas, mas as melhores são: Av. Gorlero; El Remanso (Calle 22) e Las Gaivotas (Calle 29).
Na Plaza Artigas é montada uma feirinha de artesanatos que acontece todos os dias.
Punta Shopping (Av. Roosevelt y P.7 Playa Mansa) é o maior shopping da cidade e está a apenas 2 km da Av. Gorlero. Possui poucas lojas conhecidas.
RESTAURANTES
O maior atrativo da culinária local é a parrillada (churrasco à moda uruguaia, com carne e vísceras de animais grelhadas de maneira típica), os churros com doce de leite e o “ alfajor”, um biscoito com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite. Punta del Este tem uma excelente oferta de restaurantes, cafés e bares. Alguns dos mais disputados estão em praias mais distantes
Restaurante Calexico - Comida internacional, principalmente mexicana, está um pouco afastado da península, fica mais próximo do Punta Shopping, com uma variedade de entradas muito boa, composta de nachos, quesadillas, pastéis e flautas.
Restaurante Isidora - Rambla del Puerto esq. Calle 21. Comida mediterrânea próximo ao Puerto de Punta del Este.
Virazón - Lugar espaçoso, com cardápio variado e uma das melhores localizações da cidade.
Ártico - Um restaurante de peixes e frutos do mar junto ao porto.
Medialunas Calentitas - Em La Barra. É um local para ir em qualquer hora do dia, desde o café da manhã ao lanche da tarde, ou para comer algo leve durante a noite e assistir a um show.
Novillo Alegre - Em La Barra e na Av. Roosevelt na Península,
Flo em La Barra - Bastante disputado pelos bons pratos do cardápio como também pelo belo visual que se tem para o mar.
Las Brisas - É um dos restaurantes que ficam dentro do Conrad, o famoso hotel de Punta del Este. Apesar de ser conhecido pelo luxo, esse restaurante tem preços razoáveis para os padrões da cidade e por isso é uma boa oportunidade para quem quer conhecer o hotel.
La Charruitas - Especializado em empanadas.
Café Les Delices (El Remanso esq. Las Gaivotas) - Muito caro.
Churros Manolo - É um dos mais gostosos da cidade.
Freddo - A sorveteria de Buenos Aires, cujo sabor mais conhecido é o dulce de leche
Lo de Tere - Reconhecido como um dos melhores restaurantes de Punta del Este.
Mambo Club - O bar tem música variada e lá se pode ouvir um pouquinho dos principais ritmos da América Latina.
Moby Dick - Um pub na Rambla do Porto.
Sabbia - A boate - ou boliche é uma das mais descoladas de Punta del Este/La Barra.
Soho - Composto por ambientes distintos.
Boate Tequila - Famosa em Punta del Este e La Barra, representa toda a exclusividade e o luxo dessa região.
Cassino Conrad Tem Buffet livre - Há também uma área vip onde não se permite obter imagens de nenhum apostador, e só é permitido a entrada de quem vai apostar muito dinheiro, já que neste caso a hospedagem é paga pelo próprio cassino.
Cassino Mantra
Festival medio y medio na praia de Portezuelo - O restaurante e clube de jazz tem o costume de organizar no verão um festival de música ao ar livre.
La Balancita
Supermercado - Tienda Inglesa (Punta Shopping).
HOTÉIS
Punta del Este dispõe de abundante oferta.
Maior Hotel Casino da América do Sul.
Hotel Mantra Resort, Spa e Cassino - Localizado em um manancial de extensa área verde, a poucos metros das praias.
Hotel Fasano Las Piedras.
Cumbres.
Clericó - No Le Club, Playa de la Posta.
Hotel Serena.
Hotel L'Auberge - Na Praia Brava ,famoso pela arquitetura e por sua torre enorme. No final da tarde é servido um chá, com waffles ao estilo belga.
AWA Boutique mais Design Hotel.
Golden Beach Hotel - Cinco estrelas.
Hotel The Setai - Resort, Spa e Residências - Oriundo dos Estados Unidos, com sede em Miami, instalou-se na badalada praia de José Ignacio - Tem um estilo oriental bem despojado e encontra-se a frente da praia.
Hotel Estância Vik Hotel Fazenda - Fica a oito quilômetros de José Ignacio, recheado de obras de arte e de bom gosto, está em um ponto mais alto da propriedade com vista para uma lagoa e o oceano Atlântico.
La Capilla.
FOTOS
CASA PUEBLO (Construída pelo artista plástico Carlos Paez Vilaró)
Nenhum comentário:
Postar um comentário