Punta del Este (Uruguay)

                           





PUNTA DEL ESTE



LOCALIZAÇÃO: Na ponta do Oeste Uruguay, no Departamento de Maldonado, onde o Rio da Prata se encontra com o Oceano Atlântico. 

ÁREA: 20,35 km²

CLIMA: oceânico, com invernos chuvosos e frios, e verões mais secos e quentes e noites frescas. No verão, o sol se põe por volta das 21 horas.

FUSO HORÁRIO: 0h (horário de Brasília)

POPULAÇÃO: cerca de 20 mil habitantes. Durante o período de férias, esse número se eleva para mais de 200 mil habitantes 

GENTÍLICO: Puntaesteño


HISTÓRIA

A cidade foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar, e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Em 1907, passou a se chamar Punta del Este. O nome significa Ponta do Leste e descreve a situação exata do lugar: na extremidade oriental do Uruguay. A pontinha da península marca a divisão entre o Oceano Atlântico (o mar aberto) e o Rio da Prata (a baía).


PONTOS TURÍSTICOS 

A cidade de Punta del Este é um dos balneários mais chiques e caros da América do Sul, localizada numa estreita faixa de areia entre o Atlântico e o Rio da Prata (Península), a uma hora e meia de Montevidéu. Uma das particularidades em Punta del Este é que as casas não tem número, mas nomes. O centro da cidade fica na ponta propriamente dita. 

PUNTA-SALINAS CITY TOUR - Permite conhecer a cidade e seus pontos turísticos principais. O tour passa pelo porto, pelo Monumento ao Afogado, pelas Playas Brava e Mansa, por bairros luxuosos de Punta del Este- como San Rafael e Beverly Hills - La Salina e La Barra.

A RAMBLA - É a avenida beira-mar que passa por toda a península de Punta del Este, margeando tanto a orla do Rio da Prata quanto a do Oceano Atlântico.

RUA GORLERO 

A mais famosa do balneário e principal Avenida da península, destaca-se pela grande quantidade de lojas de roupas, galerias,cafeterias, pizzarias e imobiliárias.
Nesta rua tem também a PRAÇA GENERAL ARTIGAS, onde se encontra uma feira com excelentes peças em artesanato e pedras semi-preciosas. O encontro do mar com o rio acontece bem no local em frente à praça Av. Gorlero na PLAZOLETA GRÃ-BRETANHA, também conhecida como Praça Los Ingleses. É a ponta de Punta del Este, literalmente. Lá ficam as famosas sereias, em cima de algumas pedras. 





FAROL DE PUNTA DEL ESTE
















IGREJA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

Pequena Igreja próxima ao Farol. Nossa Senhora da Candelária é a padroeira do balneário. 





















MUSEO DEL MAR - É um museu voltado para exposições e temas ligados ao mar e, segundo seus organizadores, é o maior museu relacionado ao mar no mundo. 

PORTO NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA 

O Porto de Punta del Este é bastante utilizado pelos cruzeiros que passam por essa região do Uruguay. De lá saem os passeios para Ilha de Lobos. 

MIRADOR LA VISTA 

No centro de Punta, um mirante giratório localizado junto a um restaurante, no último andar do edifício Torreon.





















PRAIAS - Com boa infraestrutura e limpeza, com quiosques e paradores. 

Playa MANSA 

É a parte de Punta del Este banhada pelo Rio da Prata, onde as ondas são fracas e a coloração da água, mais escura. Rodeada pela espetacular costa, estende-se da Parada 1, na Península até a Parada 24 em Las Delicias, para o oeste. Sua forma de ampla baia dá a esta praia sua principal característica: mar calmo e não muito profunda, perfeita para banhos Voltada para o oeste, é apropriada para contemplar o pôr do sol. O point mais badalado da Mansa é o bar do hotel Serena e os bares Virazón e Guappa. 


Playa BRAVA

É a parte de Punta del Este banhada pelo oceano, com ondas fortes e por isso, preferida dos surfistas. É oposta à Mansa: estende-se para o leste da Punta de la Salina, com ondas bravas e profundas. La Olla, La Plage e Papa Charlie são os pontos preferidos pelos surfistas e fashionistas. Como no lado voltado para o rio, tem águas geladas na maior parte do ano. É onde fica o MONUMENTO AO AFOGADO
conhecido também como La Mano ou Los Dedos, um dos cartões postais de Punta del Este. Tem a escultura de uma mão com dedos gigantescos que emergem da areia. Foi construída em 1982 pelo escultor chileno Mario Irarrazabal e significa o homem surgindo para a vida e sua presença junto à natureza O local mais animado da Brava é a Parada 30.













Playa EL EMIR - Em pleno centro da Península, é uma das mais procuradas pelos surfistas graças a suas enormes ondas e seus ventos constantes. Rodeada pela Rambla de Circunvalación, a praia tem uma chamativa zona rochosa onde se encontra a imagem da Virgem de la Candelaria. 

Playa De los Ingleses

Pequena baia da zona portuária, se chama assim por um grupo de turistas ingleses que, a começos do século passado, olhavam para o mar enquanto tomavam o chá desde a Rua 17. A Rambla lhe roubou areia e hoje o que predominam são as rochas. Por isso esta praia é pouco recomendável para banhistas, mas muito propícia para a pesca, já que os ventos são calmos. É pequena e tem areia grossa, característica da maioria das praias voltada para o mar em Punta del Este. 










Playa del FAROL - Que data do ano de 1907, tem o bairro mais antigo do balneário 

PLAYA PINARES - Ao oeste da Praia Mansa, entre Punta del Este e Maldonado, uma praia de mar sereno e areia grossa, ideal para os que desejam se afastar das multidões da Península e se conectar mais com a natureza. Embora não tenha ondas fortes, o mar é profundo, motivo pelo qual é preciso ter cuidado na hora de tomar banho. O ponto mais movimentado de Pinares é o Parador Queen Anne, com uma boa área gastronômica.

OCEAN PARK - A 10 quilômetros da Península e a três quadras da Laguna del Sauce, esta deslumbrante praia se mantém como um remanso natural quase inexplorado. Os bosques de pinos e eucaliptos e a Barra de Arroio El Potrero com suas belezas ecológicas convertem a Ocean Park no lugar perfeito para os amantes do ecoturismo. Sobre a praia há uma linda barraca de estilo rústico. Está no Km 111 da Rodovia Interbalnearia.

PLAYA EL CHILENO - Coroada pela Punta del Chileno, esta praia se distingue por suas lindas vistas da Laguna del Sauce, da Laguna del Diario e da Isla Gorriti. Durante a baixa temporada, El Chileno é um mirador natural das baleias francas que chegam ao lugar. A pesca, os esportes náuticos, o surf e o windsurf tem um lugar privilegiado nesta praia, situada no km 115 da Interbalnearia.

BEVERLY HILLS - O mais caro e luxuoso bairro, com casas sem muro e com jardins à mostra. 

MUSEO RALLI - Fica em Beverly Hills, com exposição permanente de quadros e esculturas de arte contemporânea da América Latina. Peças de Botero e Dalí. A entrada é gratuita.

PUENTE LEONEL VIEIRA - Duas pontes gêmeas com pista num formato ondulado.

PONTE EM DECLIVE - É um ponto turístico muito bonito em Punta del Este, ideal para caminhadas e passeios.

PÍER DA PASTORA - Com um lindo pôr do sol.

LA BARRA - A mais ou menos 15 km do centro de Punta, uma antiga vila de pescadores que se tornou moda nos últimos verões. Sua noite faz concorrência com a do porto de Punta, com muitos barzinhos, restaurantes, lojas de decoração e ateliês de artistas que dão o clima original do lugar. Tem casas feitas de pedra ou em estilo mediterrâneo. A Ruta 10 é a principal via em La Barra, onde estão os principais bares, restaurantes e lojas da cidade, assim como os ateliês, que marcam presença forte em vários pontos de sua extensão.

PRAIA MONTOYA - Ao leste de La Barra, onde começa o corredor oceânico para José Ignacio Por suas excelentes condições para surfar, é uma das praias mais atrativas para os jovens. Uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf aproveita as perfeitas ondas oceânicas de Montoya, que também é cenário de esportes na areia como futebol e vôlei.

PUNTA BALLENA - É uma cidade do departamento de Maldonado, que fica a cerca de 15km de Punta del Este. O lugar tem uma bela paisagem natural, e entre os atrativos, estão as praias Portezuelo e Solanas, cavernas, morros e a Casapueblo.

MIRADOR DE PUNTA BALLENA

No final da Rambla Panoramica, um mirante com vista para os dois lados da península. Também é possível ver, bem ao fundo, os prédios de Punta del Este.









CASA PUEBLO

Localizada a aproximadamente 16 km da região central de Punta, na península de Punta Ballena, com acesso pela rodovia Interbalnearia, é um dos cartões postais do balneário. Construída pelo artista plástico Carlos Paez Vilaró, para própria habitação e atelier, durante 36 anos, como se fosse uma grande escultura, sem um projeto bem definido. Seu estilo lembra as construções do Mediterrâneo, como as casas da ilha grega de Santorini, mas o artista gostava de fazer referências às casas feitas por um pássaro chamado forneiro, que no Brasil é conhecido como joão-de-barro.
Chama muito atenção pela forma labiríntica e a localização à beira-mar em um penhasco, proporciona um dos mais lindos pôr do sol do mundo. Logo na entrada está o restaurante/café. Próximo a ele há uma sala com um telão, onde passa um documentário sobre a casa e a vida do artista Carlos Paez Vilaró, que faleceu em 2014. Depois fica o terraço, onde há algumas esculturas e pinturas e é um dos melhores locais para observar em detalhes o formato da casa e onde no fim da tarde, durante o por do sol, ocorre uma cerimônia quando o espetáculo da natureza é acompanhado por uma gravação de um texto composto por Vilaró, em que ele agradece o sol pela sua existência e se despede de mais um dia. O ateliê também fica na casa e suas obras estão espalhadas por todos os cantos. São várias pinturas, esculturas e objetos, em ambientes interligados por pequenas passagens que mais parece um grande labirinto. Junto ao museu há uma lojinha onde é possível comprar livros, gravuras e quadros de Vilaró.
Do lado de fora da casa, perto da entrada, há um gramado de onde é possível ver melhor toda a extensão da casa e um hotel. Horário de funcionamento, das 10:00h às 16:45h (inverno), no verão fica aberta até mais tarde. Entrada: 240 pesos uruguaios.















PRAIA SOLANAS - Praia localizada entre Portezuelo e Punta Ballena ao leste, com a mítica Casapueblo. Ao oeste os cerros azuis de Piriápolis. Resguardada dos ventos, é uma praia de mar sereno, muito seguro para famílias. A areia é firme e úmida, perfeita para praticar esportes de praia. 

CHIHUAHUA - Situada sobre a agreste baia de Portezuelo, é famosa por ser a primeira praia nudista oficialmente autorizada no Uruguai. São dois mil metros de costa tranquila, rodeada de exuberante natureza, em um entorno ideal para a prática de naturismo.

PLAYA TÍO TOM - Num dos pontos mais sofisticados da baia de Portezuelo, no km 116 da Interbalnearia, muito próximo de Solanas e Chihuahua, com dunas douradas e vista de Punta Ballena e espetacular pôr do sol.

PLAYA DE LAS GRUTAS - Entre Punta Ballena e Punta del Chileno, covas naturais que em outro tempo foram celebres por abranger uma boite no seu interior. Arredor das grandes pedras se encontra a praia El Chiringo, onde predomina o silencio e o ambiente familiar. 

FAZENDA LAPATAIA - Produz o saboroso doce de leite Lapataia, uma das iguarias mais conhecidas do Uruguai. Fica em Punta Ballena e é aberta à visitação. 

ILHA DE LOBOS

A 11 km da costa, essa ilha de 11 hectares é habitada pela maior colônia de lobos-marinhos da América do Sul. A população total é de cerca de 160 mil lobos e 10 mil leões-marinhos, além de focas gigantes, que podem ser observados a menos de 50 metros. Os guias que acompanham os turistas no barco são biólogos ou estudantes de biologia.











ILHA GORRITI - Próxima de Punta del Este, com praias bonitas, vegetação rica e uma bela vista para a Praia Mansa. 

PIRIÁPOLIS

É um balneário que fica a 30 km de Punta de Leste, onde está o famoso Hotel Argentino, e na extremidade da praia, junto ao porto de Piriápolis, se estende o Cerro Santo António, que permite uma vista fantástica do balneário. A subida pode ser feita tanto de carro quanto de teleférico.












JOSÉ IGNÁCIO - Situado a 45 quilômetros de Punta, esse antigo vilarejo de pescadores, que reúne praias mais vazias e um estilo rústico típico das cidades de interior do Uruguai. Todas as ruas, sem asfalto, levam nomes de pássaros. O point é o Parador La Huella. Na direção do interior se chega a Laguna Garzón e Laguna Escondida (onde costuma ocorrer um dos Réveillons mais disputados de Punta) 

PUNTA DEL DIABLO - Pequeno vilarejo de pescadores à beira mar, com uma população fixa em torno de 650 habitantes, vem se transformando em um dos principais balneários do país. Localizado no Departamento de Rocha, Punta del Diablo fica a 298 km da capital Montevideo. Um dos últimos balneários antes da fronteira com o Brasil, o acesso ao vilarejo se faz no km 298 da ruta 9. A estrutura de Punta del Diablo em nada se assemelha a Punta del Este, é mais simples, com preços mais acessíveis. É um lugar que combina tranquilidade durante o dia nas Playa de la Viuda, Playa del Rivero e Playa de los Pescadores (ou de los Barcos - Botes) e a Playa Grande, um pouco mais longe, é menos movimentada e separa Punta del Diablo de Santa Teresa e agitação à noite. Na Avenida de los Pescadores e Avenida Central, há uma boa oferta de bares e pubs, alguns com música ao vivo. Após as 4h da manhã, o movimento migra para os boliches, espécie de boates. Os mais disputados são o Bitácora, Pogo e o El Club. É uma boa região também para a prática de surf. Outra atração é a chegada dos barcos de pesca, quando peixes frescos podem ser comprados ali mesmo na praia. A feirinha de artesanato é uma atração popular. Há uma variedade de restaurantes, que servem frutos do mar a la uruguaya, carnes e parrillas, os buñuelos de algas (bolinhos de algas fritos) típicos da região. Punta del Diablo.


TRANSPORTE 

Distante aproximadamente 140 km de Montevideo, 200 km da fronteira com o Brasil com o Chuí e 750 km de Porto Alegre.

AÉREO - Existem voos diários de Buenos Aires, Campinas, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Santiago de Chile e Assunção ao Aeroporto Internacional de Laguna del Sauce, situada a 21 km do balneário. Desde algumas cidades da América do Sul também se pode acessar por via aérea através do Aeroporto Internacional de Carrasco e desde aí por via terrestre dirigir-se a Punta del Este. Há também o Aeroporto Internacional El Jaguel, que abrange vôos privados internacionais diretamente para Punta del Este.

MARÍTIMO - Diversas companhias oferecem transporte diariamente entre Buenos Aires, Montevidéu e Colonia del Sacramento por via marítima. Desses lugares pode-se tomar um ônibus com destino a Punta del Este ou continuar a viagem pela rodovia.

TERRESTRE - Em ônibus do Terminal Tres Cruces em Montevideo, assim como de outras cidades importantes de países limítrofes ou do interior do Uruguay, conta com linhas regulares diretas e indiretas, que acessam a península sobretudo na temporada alta (dezembro a março).

Os ônibus públicos são raros e pouco frequentes e os táxis são caros. O melhor é alugar uma bicicleta ou um carro. Há ônibus entre a Península e La Barra. Passear de bicicleta é um dos melhores programas de Punta. É possível retirar + de uma com o mesmo cartão, para quem tem cartão Itaú. Visa ou MasterCard e dão direito a uma volta de uma hora grátis. Os melhores locais para andar e pegar a bicicleta são no Porto em frente ao novo endereço do Virazón e na Parada 12 da Brava próximo do waffle do Hotel L’Auberge.


COMPRAS 

A principal área de compras em Punta fica no começo da península, nas quadras entre o monumento Los Dedos e o porto da cidade. É onde estão as grandes grifes. As lojas estão espalhadas por várias ruas, mas as melhores são: Av. Gorlero; El Remanso (Calle 22) e Las Gaivotas (Calle 29).

Na Plaza Artigas é montada uma feirinha de artesanatos que acontece todos os dias.

Punta Shopping (Av. Roosevelt y P.7 Playa Mansa) é o maior shopping da cidade e está a apenas 2 km da Av. Gorlero. Possui poucas lojas conhecidas.



RESTAURANTES 

O maior atrativo da culinária local é a parrillada (churrasco à moda uruguaia, com carne e vísceras de animais grelhadas de maneira típica), os churros com doce de leite e o “ alfajor”, um biscoito com cobertura de chocolate e recheio de doce de leite. Punta del Este tem uma excelente oferta de restaurantes, cafés e bares. Alguns dos mais disputados estão em praias mais distantes

Restaurante Calexico - Comida internacional, principalmente mexicana, está um pouco afastado da península, fica mais próximo do Punta Shopping, com uma variedade de entradas muito boa, composta de nachos, quesadillas, pastéis e flautas. 

Restaurante Isidora - Rambla del Puerto esq. Calle 21. Comida mediterrânea próximo ao Puerto de Punta del Este.

Virazón - Lugar espaçoso, com cardápio variado e uma das melhores localizações da cidade. 

Ártico - Um restaurante de peixes e frutos do mar junto ao porto. 

Medialunas Calentitas - Em La Barra. É um local para ir em qualquer hora do dia, desde o café da manhã ao lanche da tarde, ou para comer algo leve durante a noite e assistir a um show.

Novillo Alegre - Em La Barra e na Av. Roosevelt na Península, 

Flo em La Barra - Bastante disputado pelos bons pratos do cardápio como também pelo belo visual que se tem para o mar.

Las Brisas - É um dos restaurantes que ficam dentro do Conrad, o famoso hotel de Punta del Este. Apesar de ser conhecido pelo luxo, esse restaurante tem preços razoáveis para os padrões da cidade e por isso é uma boa oportunidade para quem quer conhecer o hotel. 

La Charruitas - Especializado em empanadas.

Café Les Delices (El Remanso esq. Las Gaivotas) - Muito caro.

Churros Manolo - É um dos mais gostosos da cidade. 

Freddo - A sorveteria de Buenos Aires, cujo sabor mais conhecido é o dulce de leche

Lo de Tere - Reconhecido como um dos melhores restaurantes de Punta del Este. 

Mambo Club - O bar tem música variada e lá se pode ouvir um pouquinho dos principais ritmos da América Latina.

Moby Dick - Um pub na Rambla do Porto. 

Sabbia - A boate - ou boliche é uma das mais descoladas de Punta del Este/La Barra. 

Soho - Composto por ambientes distintos.

Boate Tequila - Famosa em Punta del Este e La Barra, representa toda a exclusividade e o luxo dessa região.

Cassino Conrad Tem Buffet livre - Há também uma área vip onde não se permite obter imagens de nenhum apostador, e só é permitido a entrada de quem vai apostar muito dinheiro, já que neste caso a hospedagem é paga pelo próprio cassino.

Cassino Mantra 

Festival medio y medio na praia de Portezuelo -  O restaurante e clube de jazz tem o costume de organizar no verão um festival de música ao ar livre.

La Balancita 

Supermercado - Tienda Inglesa (Punta Shopping).



HOTÉIS 


Punta del Este dispõe de abundante oferta.
  
Conrad Punta del Este Resort & Casino

Maior Hotel Casino da América do Sul.
















Hotel Mantra Resort, Spa e Cassino - Localizado em um manancial de extensa área verde, a poucos metros das praias.

Hotel Fasano Las Piedras.

Cumbres. 

Clericó - No Le Club, Playa de la Posta.

Hotel Serena.

Hotel L'Auberge - Na Praia Brava ,famoso pela arquitetura e por sua torre enorme. No final da tarde é servido um chá, com waffles ao estilo belga. 

AWA Boutique mais Design Hotel.

Golden Beach Hotel - Cinco estrelas.

Hotel The Setai - Resort, Spa e Residências - Oriundo dos Estados Unidos, com sede em Miami, instalou-se na badalada praia de José Ignacio - Tem um estilo oriental bem despojado e encontra-se a frente da praia.

Hotel Estância Vik Hotel Fazenda - Fica a oito quilômetros de José Ignacio, recheado de obras de arte e de bom gosto, está em um ponto mais alto da propriedade com vista para uma lagoa e o oceano Atlântico.

La Capilla.


FOTOS


CASA PUEBLO (Construída pelo artista plástico Carlos Paez Vilaró)




















































 CENTRO DE PUNTA

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário