ZARAGOZA
LOCALIZAÇÃO: Saragoça (em castelhano e aragonês Zaragoza) é um Município e a Capital da Província de Saragoça e da Comunidade Autônoma de Aragão, nordeste do território espanhol.
Está às margens do rio Ebro, no centro de um grande vale com grande variedade de paisagens, desde desertos, (Las Bardenas), a bosques densos, prados, montanhas, a meio caminho entre Madrid, Barcelona, Valência, distando cerca de 300 km de cada uma das três.
Sua coloração provêm do degelo dos Pirenéus, rico em sedimentos. |
ÁREA: 973,78 km²
ALTITUDE: 199 metros (mínima) e 285 metros (máxima)
RIOS PRINCIPAIS: rio Ebro, Huerva e Gállego.
CLIMA: mediterrâneo continental semi-desértico.
POPULAÇÃO: 692,2 mil habitantes (estimativa 2015), cerca da metade da população de Aragão. É a quinta maior cidade do país.
GENTÍLICO: zaragozano
DIVISÃO ADMINISTRATIVA: 12 distritos
PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS: indústria, serviços, comércio.
HISTÓRIA
Fundada pelo Imperador Romano César Augusto, no Século I a.C., foi uma importante cidade Romana, também conhecida como Caesar Augusta, do qual deriva seu nome atual, através do árabe Šarakusta.
Durante o Século VIII esteve sob mãos muçulmanas.
A partir de 1118 passou para mãos cristãs, sob o comando de Alfonso I que a tomou e converteu em Capital do Reino de Aragón.
PONTOS TURÍSTICOS
É um destino turístico popular, devido à sua boa gastronomia, seus belos pontos turísticos de arquitetura Mudéjar, que agora fazem parte do Patrimônio Mundial, o Palácio Aljaferia, e varias Igrejas e Catedrais impressionantes, e belos murais de parede modernos espalhadas por toda a cidade. Devido à sua localização, esta Província sediou a Exposição Universal. A importância do rio Ebro foi o principal motor do projeto, cujo conceito se fixou nas novas formas de aproveitamento da água, com o tema Água e Desenvolvimento sustentável. Essencialmente, Zaragoza é uma cidade que se conhece a pé. O maior evento de Zaragoza são as Festas do Pilar, uma semana cheia de celebrações (religiosas ou não), chegando a 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora do Pilar. O núcleo da antiga Zaragoza, incluindo a maior parte dos monumentos históricos da cidade e a maioria dos hotéis e restaurantes, fica ao sul do rio Ebro, seus antigos muros marcados pela Avenida de César Augusto a oeste e El Coso ao sul.
CASCO VIEJO - O bairro antigo da cidade, com seus inúmeros edifícios de estilo aragonês, seus bares de copas. Destaque para a Calle de Affonso I (que vai dar no Pilar) ou subindo pelo Paseo Sagasta alcançando o Paseo de los Ruiseñores.
Também conhecida como Plaza de las Catedrales ou Plaza del Pilar uma das maiores de toda a Espanha e onde se encontra a Basílica do Pilar, e as grandes Igrejas de Zaragoza, dá forma ao sul a um labirinto de ruelas e becos, cujo coração é conhecido como El Tubo.
Basílica Barroca e Católica, é um dos mais importantes centros de peregrinação da religião Cristã, um dos maiores e mais importantes Templos Marianos do mundo. Foi aqui em 2 de janeiro do ano 40, que Santiago (St. James o Apóstolo) foi acreditado por fiéis por ter visto a Virgem Maria a descer em cima de um pilar de mármore. Uma Capela foi construída em torno do pilar restante. Peregrinos viajam de todo o mundo para beijar o pilar e receber suas bênçãos. É tão grandiosa que de perto fica difícil observá-la por inteiro. A Basílica é também abriga as mais belas pinturas de Goya. Foi recentemente considerada como um dos doze tesouros da Espanha. Nossa Senhora del Pilar é a Patrona da cidade e da Espanha.
Mais conhecida popularmente como LA SEO. No extremo leste da Plaza del Pilar La Seo. É a Igreja mais bonita e de maior valor histórico da região. A entrada em determinados lugares de seu interior é paga, mas dependendo do dia, vale verificar os horários das missas e entrar de graça. Nesta igreja é possível ver datações de Estilo Românico, Mudejar, Gótico ou Barroco.
IGREJA DE SAN PABLO
IGREJA DE LA MAGDALENA
IGREJA DE SAN MIGUEL
IGREJA DE SAN GIL.
LONJA - Antigo mercado de troca, onde tem exposições gratuitas
MUSEO DEL TEATRO DE CAESARAUGUSTA - Com as ruínas de um Anfiteatro da época em que a cidade fazia parte do Império Romano e se chamava Caesaraugusta, um verdadeiro Castelo com torres e tudo, em Estilo Islâmico, construído no Século XI, durante a fase de dominação Muçulmana na Península Ibérica, com um capacidade para 6.000 espectadores.
PALACIO DE LA ALJAFERÍA - É um Palácio Islâmico fortificado construído durante o Século XI, que, ao longo dos séculos, tem sido utilizado como residência Real, um Quartel Militar e um Forte. Hoje, abriga o Parlamento de Aragão.
PLAZA DE ESPAÑA - Fica ao sul da cidade antiga.
PRAÇA IMPERIAL
PRAÇA DE SANTA MARTA
PRAÇA DE SÃO PEDRO NOLASCO
PRAÇA DE SÃO FELIPE
PORTO VENECIA
GRANCASA
MUSEO DE TAPEÇARIAS
MUSEO DE ZARAGOZA - Exibe artefatos Islâmicos, uma importante coleção de Arte Gótica e pinturas de Goya. Dedicado à arqueologia e belas artes.
MUSEO DE LAS TERMAS PÚBLICAS DE CAESARAUGUSTA
MUSEO CAMÓN AZNAR
CENTRO DE HISTÓRIA DE ZARAGOZA.
MUSEO PABLO GARGALLO
MUSEO PILARISTA
MUSEO PABLO SERRANO
MUSEO PALEONTOLÓGICO
BAIRRO AO LADO DA ESTAÇÃOO DE TREM - Com prédios modernos, em sua maioria criados para a Expo 2008. Pode-se passear pelo parque, atravessar a ponte PONTE DO TERCEIRO, parece uma nave espacial e passar no Digital Water Pavilion, onde se pode controlar a água.
PARQUE METROPOLITANO DA ÁGUA
PARQUE EL RINCÓN DE GOYA
PARQUE PRIMO RIVERA - Também conhecido como Parque Grande, onde fica o Jardim Botânico.
ALBARRACÍN. - Serra com pinturas rupestres e o aqueduto romano, os Toricos del Prado de Navazo que são touros brancos que foram achados no local em 1892.
RODENO - Com trilhas bem sinalizadas
TRANSPORTE
Distante 318 Km de Madrid e 311 km de Barcelona
AÉREO - O AEROPUERTO SANJURJO recebe voos das principais cidades espanholas e de destinos como Londres e Bruxelas, incluindo aqueles operados por companhias de baixo custo como Ryan Air. Um ônibus conecta o aeroporto ao centro.
FERROVIÁRIO - Ligada a Madrid e Barcelona pelo AVE, o trem de alta velocidade, que demora cerca de uma hora e meia para chegar a ambas as cidades.
RODOVIÁRIO - Uma opção é utilizar o ônibus da empresa Alsa, mais barato que o trem. De ônibus, de Barcelona a Zaragoza são mais ou menos 3hs de viagem, e o mesmo tempo para seguir até Madrid. De trem, a viagem leva metade do tempo, porém o valor da passagem chega a ser o triplo do ônibus. O ideal é comprar a passagem com bastante antecedência para conseguir as melhores tarifas.
COMPRAS
Em Zaragoza, o interessante é comprar uma peça das cerâmica de Muel ou Teruel, do interior de Aragón.
Loja de Artesanato em Anticuarios de la Plaza de San Brun - Localizado entre o Arco del Dean e Catedral La Seo, este mercado de alimentos, artesanato e antiguidades é uma visita obrigatória.
RESTAURANTES
Zaragoza é considerada a cidade espanhola com o maior número de bares e restaurantes. As ruas estreitas de El Tubo, ao norte da Plaza de España, são o centro de tapas. Os pratos típicos da cidade: migas (farofa feita de migalhas de pão) e ternasco (baby cordeiro), o legítimo jamón.
Miguería
La Republicana, na região do Tubo.
Cafés da Calle Afonso
Rinconada de Lorenzo. Fica na Plaza San Francisco, perto da Universidade.
HOTÉIS
A hospedagem em Zaragoza é mais em barata que em Barcelona ou Madrid.
FOTOS
Gracias. Zaragoza es una ciudad increíble. Visitar Zaragoza es transportarse a una nueva experiencia de belleza y cultura. Es descubrir un lugar único con su historia y su magia.
ResponderExcluir