LONDONDERRY (Northern Ireland)

 

















LONDONDERRY



Londonderry para os britânicos, também conhecida por Derry pelos irlandeses (em irlandês: Contae Dhoire). É a segunda maior cidade da Irlanda do Norte.

Localização: a 153 km no noroeste da Irlanda do Norte, no Condado de Derry - Condado de Londonderry. É um dos seis condados da Irlanda do Norte, na província de Ulster, às margens do rio Foyle. O ponto mais alto do condado é a Montanha Sawel (678 m) na fronteira com o Condado de Tyrone. Sawel faz parte das Montanhas Sperrin, que dominam a parte sul do condado. Para o leste e o oeste, a terra cai nos vales dos rios Bann e Foyle, respectivamente, no sudeste do país, o condado atinge as margens do Lago Neagh, que é o maior lago na Irlanda, no norte do condado, e é distinguido pelas suas escarpas íngremes, sistemas de dunas e pelas notáveis praias na costa atlântica.

População: 108.652 habitantes. É a segunda maior cidade da Irlanda do Norte e da província de Ulster e a quarta maior cidade da ilha da Irlanda. 


HISTÓRIA 

A cidade possui mais de 1.400 anos de história. O mosteiro Derry foi fundado no século VI, em 546 (São Columba fundou um mosteiro perto do Boyne e nomeado "Dora"). Como Belfast, Londonderry cresceu em um grande centro da construção naval e têxtil no século XVIII. Em 1613, os britânicos decidiram fazer uma "plantação" e acrescentaram o prefixo "London" que será chamado de Londonderry. Os irlandeses chamam de Derry. Em 1689, eles resistiram ao cerco de Derry, que durou 105 dias. Protestantes sitiados pelas tropas do Rei católico Jacques II, resistiu até a chegada do Inglês. Após o Tratado Anglo-Irlandês de 1921, Derry era uma cidade da Irlanda do Norte, com uma maioria católica. Os protestantes em Derry discriminaram católicos da maneira mais flagrante. É a partir de 1968 que foram organizadas marchas pacíficas para os direitos dos católicos. Foi neste momento (60-70), que foram os maiores problemas e levaram para os trágicos acontecimentos de domingo 30 de janeiro, 1972: o Domingo Sangrento. Naquele dia, o exército britânico disparou sobre uma manifestação Católica pacífica, fazendo 14 mortos e muitos feridos. Esse confronto tomou uma enorme proporção, quando houveram rumores que os britânicos iriam atacar a Igreja católica de St. Eugene. Foram 3 dias infernais em Derry. O policiamento foi obrigado a recuar, muitas pessoas ficaram feridas e foi criada a área autônoma Free Derry. Dois dos bairros, massivamente habitado por católicos, que foram “isolados” do restante da cidade. Este ato vai levar a um período de violência e retaliação, que durou até 1976 e do aperto do governo Inglês em decisões relativas à Irlanda. Mais de 3.000 pessoas morreram durante este período. A cidade é cortada pelo rio Foyle e está assim dividida naturalmente em duas partes. Para o oeste, católico e irlandês: o Bogside e outro protestante e Inglês: Waterside. Nessas duas áreas, os afrescos recordam a história e participação de cada um. A cidade teve um papel muito importante durante a 2ª Guerra Mundial, devido a sua posição estratégica, já que foi a base naval mais ocidental dos Aliados. 



PONTOS TURÍSTICOS

Centro de cultura e criatividade, eleita pelo Lonely Planet como a quarta melhor cidade para se visitar em 2013. É a única cidade do Reino Unido totalmente cercada por uma muralha , muito bem conservadas e foi ali que aconteceu um dos capítulos mais tristes da história do país. Assim como Belfast, Derry também tem os seus murais de caráter político espalhados pela cidade. A Batalha de Bogside é considerado o primeiro grande conflito que deu origem aos chamados “Troubles”. Os católicos irlandeses, maioria na região, estavam sempre fazendo manifestações reprovando as últimas decisões do governo britânico, e até que um dia, entraram em confronto direto com a policiais britânicos.
Entre pelas muralhas pelo Portão Shipquay, suba a rua de mesmo nome. Suba a florida Shipquay Street até o obelisco do War Memorial, então pegue a rua da direita que vai te levar ao Butcher´s Gate. Desça em direção ao bairro católico que viveu as manifestações do Domingo Sangrento. Diminua o ritmo, para apreciar os murais de Bogside. e chegar até o Memorial do Bloody Sunday. Depois retorne ao Butcher´s Gate e dê a volta por cima das muralhas. Suba pelo lado direito ao passar o portão. Logo no início da caminhada terá uma visão do Bogside. É possível circundar todas a muralha, e se tiver tempo explore também seu interior.

City Walls Muralhas de Derry - A cidade velha é cercada por muralhas (construída no início do século XVII), completamente intactas, sendo a única cidade amuralhada na Irlanda e 24 dos canhões originais, famosas por suportar dois grandes ataques do século XVII. Foram construídas para defender a plantação da cidade dos ataques dos Clãs Irlandeses e se completaram em 1618. Têm mais de 1 milha de circunferência, 8 metros de altura e 9 metros de largura em alguns lugares. 

The Guildhall (sede da prefeitura)

Imponente edifício Gótico do século passado, mas a princípios do nosso século sofreu um desastroso incêndio que destruiu todo o interior. Após a reconstrução podem-se admirar os belos panéis de carvalho, o mármore e os cristais das suas decorações neo Gótico, um lugar popular para concertos, obras de teatro e exposições, com excursões guiadas durante os meses de verão.










Harbour Museum - Museo coníiguo do Porto

Workhouse Museum - Asilo de pobres mostra as austeras condições que o povo desta cidade suportava na época Vitoriana. Também se exibe a Exposição comemorativa do Atlântico que relata o papel que teve Derry na Batalha do Atlantico durante a Segunda Guerra Mundial.

Museum of Free Derry Museu de Derry - Mostra a história por trás do movimento dos direitos civis, a Batalha do Bogside, o Free Derry e o Domingo Sangrento. O museu dispõe de um arquivo de mais de 25,000 artículos individuais relacionados com este período. Funciona durante todo o ano de segunda a sexta-feira das 09:30 às 16:30. De abril a setembro, aos sábados das 13:00 às 16:00 e de julho a setembro das 13:00 às 16:00 horas.

Tower Museum, Museu da Torre

Para conhecer a história da cidade desde a sua formação geológica até os dias de hoje a exposição da historia de Derry, que narra o desenvolvimento da cidade desde a época monástica até o presente. O naufrágio de uma armada, La Trinidad Valencera, a história de um galeão espanhol que afundou perto da costa de Donegal em 1588.












St. Columb´s Cathedral, Catedral de St. Columb

Primeira Igreja Presbiteriana de Derry. É um dos edifícios mais antigos da cidade velha, construída em 1633, foi a primeira catedral em seu estilo que se construiu após a Reforma. Contém artefatos do sitio que sofreu a cidade em 1689, assim como informação sobre personalidades famosas como Cecil Frances Alexander (o autor do hino), o Earl Bishop e o filósofo mundialmente famoso George Berkeley.










St. Eugene´s Cathedral - No outro lado da cidade se encontra a elegante Catedral Católica de Santo Eugênio, que data de 1873. Neogótico.

St. Augustines Church

Bloody Sunday Memorial - Localizado na rua principal da cidade velha, perto do "diamante”, que presta uma homenagem as pessoas que morreram durante a tragédia do Domingo Sangrento. 

Viajar de trem de Londonderry a Coleraine descrita como "uma das viagens de trem mais bonitas do mundo", com 45 minutos de duração, seu percurso é ao longo do rio Foyle, através de lindos campos verdes e ao lado das areias douradas de uma praia virgem, passando por longos túneis até atingir o mais antigo assentamento humano conhecido da Irlanda.

National Trust Plantação de Springhill. 

Templo Musseden - Com as suas vistas espetaculares sobre o Atlântico. 

Riverwatch agencia na desembocadura do Foyle , onde se aprende sobre a vida dos peixs dos lagos, rios, mares e costas através de exibições e atividades interativas. Há 8 aquários onde habitam espécies de água doce e salada de diferentes ecossistemas.

Diques

Orla costeira e a possibilidade de observação de santuários de aves sobre a costa oriental do Estuário de Foyle; 

Bellaghy, perto da casa de infância do Nobel Seamus Heaney. 

Banagher e Ness Wood, no centro do condado onde situam-se florestas caducifólias antigas e o rio Burntollet tem no seu curso, as maiores cataratas da Irlanda do Norte.

Parque Natural de Creggan tem atividades ao ar livre, esportes aquáticos e pesca. 



TRANSPORTE

Saindo de Bushmills em aproximdamente 1 hora de carro se chega a Derry. Excursões de dois dias saem de Belfast, incluindo além da Giant's Causeway e da Ponte Carrick-a-Rede, uma noite em Bushmills e visita a sua antiga e famosa destilaria, o Castelo Dunluce e Derry. O valor por pessoa é de 59,50 libras.Os tours da empresa Paddywagon também oferece um tour cheio de ação que passa pela Calçada, pela Ponte e por Derry, Saem desde Belfast e custam 18 libras por pessoa, ou 65€ desde Dublin.



COMPRAS 

Se estiver à procura de pechinchas ou uma peça individual de um designer independente, Derry/Londonderry é o lugar ideal. Para encontrar as principais lojas de grife e de departamento, deve-se visitar os centros comerciais de Foyleside ou de Richmond e a Austins, a loja de departamentos independente mais antiga do mundo, lar de grandes marcas da moda e da beleza Austin’s tem sido a pedra angular de distrito Diamond desde 1830. Com 175 anos de idade, é anterior a Jenners de Edimburgo, Harrods de Londres y Macy’s de Nova York. Observe a impressionante gama de cristal irlandês, regalos, moda, roupa de cama e objetos para jogar.




RESTAURANTES 


A proximidade de Derry com o Atlântico Norte e os abundantes campos verdes representam, a certeza dos mais frescos produtos locais, os frutos do mar, acompanhados de um bom copo de Guinness em um dos tradicionais pubs da cidade.

Cafe del Mondo

Ao lado do portão antes de cruzar a muralha.



FOTOS













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário